TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сontrole de produção

Artigo: Сontrole de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

CONTROLE DE PRODUÇÃO

O controle de produção pode ser feito de forma manual, assim como também através de softwares que são desenvolvidos diretamente para esta finalidade, onde estes acabam por analisar a demanda, a quantidade de material que se tem para realizar a produção, e se a sua empresa ou fabrica necessita que aquilo seja produzido, se ela apresenta dificuldades para que a produção seja realizada, entre outros aspectos que devem ser analisados cuidadosamente, e que como citado anteriormente pode ser verificado através do software, ou através de uma análise manual, algo que dependerá da demanda da sua empresa, ou seja, um programa de controle de produção pode ter um valor alterado, e algumas empresas podem não lucrar o suficiente para implantar um sistema como este.

O controle de produção é fundamental para uma empresa independente de seu setor, afinal, é através deste controle que se consegue obter informações com relação ao quanto é produzido, o quanto custa para a empresa produzir, o quanto ela ganha a cada produção, assim como também o quanto é necessário que seja produzido para que se atenda a demanda média de produtos.

Se você tem o controle correto, acaba-se por evitar o gasto excedente que pode vir a acontecer com o passar do tempo, como por exemplo o descarte de material que poderá estragar por não ter sido utilizado, entre outros tipos de gastos que podem não ser necessários, como produzir sem que haja necessidade. Então, com o controle de estoque, tudo isto poderá ser evitado, fazendo com que a empresa saiba como lidar em determinadas situações, e com isto, é claro, obter muito mais lucro.

O Controle consegue determinar antecipadamente, quais os funcionários que estarão envolvidos no processo de fabricação, bem como também prever possíveis necessidades de utilização de horas extras ou aumento do quadro de profissionais, de acordo com a demanda.

No caso de ocorrências de imprevistos durante os processos de fabricação, tais como quebra de máquinas ou falta de profissionais, é possível realizar estudos que possibilitem a gerência chegar a uma tomada de decisão com maior velocidade e confiabilidade, através da visualização da programação de cada processo em todos os serviços, sempre visando à solução dos problemas sem que ocorram atrasos na fabricação.

Algumas medidas podem ser tomadas pela gerência da produção, dentre elas a antecipação de alguns trabalhos ou até mesmo a verificação e estudo para correção de algum possível atraso de processo, o qual poderá ser realizado e corrigido neste período.

O acompanhamento da produção é, talvez, a função mais importante, pois permite a introdução de correções que garantirão a execução do programa previsto. Outro detalhe importante é a possibilidade de, com antecedência, poder planejar a manutenção de máquinas e equipamentos em períodos como o exemplificado, não gerando maiores problemas para o pessoal da produção.

Tais dados verificados pela gerência da produção são comunicados aos departamentos Comercial e de Vendas para que sejam realizadas as devidas análises, visando sempre manter uma demanda constante de serviços em execução, evitando excessos que geram custos maiores e também, principalmente, suprindo com os possíveis gargalos dos processos de fabricação.

Vantagens obtidas através do controle simultâneo dos serviços

Através da execução dos planejamentos e cronogramas referentes a todos os processos de fabricação, tem-se a possibilidade de se realizar um bom trabalho de controle e acompanhamento da produção. Com a união te todos os planejamentos por processos de fabricação, é montado então o cronograma mestre da produção. A partir da utilização deste tipo de ferramenta pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com