TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Da Informação

Dissertações: A Era Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

A era da informação

A era, conhecida como A Era da informação, surgiu em 1990, em razão do grande desenvolvimento tecnológico e da tecnologia da informação, quando o conhecimento começa a ser tido como algo de mais valor para as organizações.

Na era da informação houveram mudanças muito significativas nas organizações, redução do espaço físico das fabricas e escritórios, através do desenvolvimento tecnológico que trouxe a possibilidade de se eliminar grande parte de arquivos físicos. Isso ainda se dá nos dias de hoje, ainda está sendo trabalhada a forma de se deixar a organização mais enxuta. Através da Nota Fiscal eletrônica, através dos Conhecimentos de Transportes eletrônicos, se teve uma grande diminuição nos arquivos e na papelada dentro da organização, resultando no melhor controle os órgãos fiscais do governo federal e na diminuição da papelada dentro da empresa.

Um grande avanço que temos tido, é a de que o tráfego das informações é muito mais rápido, as transações se tornaram mais rápidas, ajudando na internacionalização das organizações. Viagens longas para se fechar um negócio ou para se realizar reuniões, é coisa do passado, pois agora, reuniões para se tratar de negócios, podem ser feitas através de teleconferências ou conferências, onde várias pessoas, podem estar simultaneamente conectadas e interagindo utilizando dos recursos para discutirem através de áudio e vídeo o que necessitam tratar.

Tendo se em vista que estamos na era da informação, a globalização ou a internacionalização das organizações, o desenvolvimento dos países e dos blocos econômicos não estariam avançados e caminhando para um grande avanço e desenvolvimento se não fossem as inovações que a TI trouxe.

Importante salientar que, seja a empresa, pessoa ou país, por exemplo, devem sempre buscar por melhorias, se informando e se adequando sempre às novidades e aos desenvolvimentos e novos avanços tecnológicos, pois os grande avanços e desenvolvimentos tecnológicos são muito rápidos, e com certeza pegam muitas pessoas, organizações, etc, desprevenidos.

Melhoria contínua

Através de pessoas incentivadas, comprometidas e treinadas, empregados que se dedicam a sempre fazer melhor dia após dia, foi baseado na teoria oriental Kaizen, que fofram iniciados os métodos de melhoria contínua.

Kaizen deriva-se do japonês Kai=mudança e Zen=bom, prega que se deve sempre fazer melhor, melhorar sempre e o aprimorar continuamente de todas as pessoas de uma organização, que trilham um caminho sem fim que visa o melhoramento dos processos e dos métodos de trabalho.

A melhoria contínua começou com círculos de qualidade, quando funcionários se reuniam em grupos para discutirem meios melhorarem o desempenho, de se decidir e para se resolver problemas, eliminar desperdício, diminuir custo e tempo de produção, melhorar a qualidade, relacionamentos interpessoais, diminuir custos com estoques, etc. Esses funcionários dos níveis mais baixos da organização eram quem executavam o trabalho, então seguiam a idéia de quem pode melhorar e sugerir melhorias do desempenho são as pessoas envolvidas diretamente no trabalho pois já estava bem evidente que nenhum programa de melhoria contínua vindo da cúpula para baixo era bem-sucedido, mas sim os que começaram de baixo para cima, obviamente que da cúpula para baixo, deviam e devem vir a serem divulgados os objetivos e propósitos da organização no que diz respeito à melhoria contínua.

A grande importância de se trabalhar de uma forma em que os funcionários ligados diretamente à produção, sejam aqueles que possam opinar e ajudar nas decisões de como se melhorar, a eliminação das barreiras departamentais, acelerará a melhoria e sempre será contínua.

Qualidade total

A Qualidade pode ser definida de várias formas, para Almeida, qualidade é o resultado do trabalhar horizontal de uma organização, visando as exigências e necessidades do cliente final.

A qualidade deve também ser visada como algo de extrema importância pela qual, a organização deve sempre buscar a melhoria contínua, pois está ligada diretamente ao cliente. Porém, no caso da melhoria contínua da qualidade, essa deve ser trabalhada em toda a organização, não apenas no nível operacional (chão de fábrica).

Deve-se buscar meios se informar, se atualizar e fazer pesquisas para se buscar e estabelecer qual a qualidade se precisa alcançar e que é exigida pelo mercado, e isso deve estar dentro dos propósitos e metas e, metas da empresa e do pessoal, e todos, sem exceção devem ter conhecimento dessas metas e propósitos e trabalharem juntos buscando sempre o alto desempenho para se alcançar essas metas e propósitos estabelecidos.

Na busca pela qualidade, o empowertment (empoderamento), dá autonomia aos funcionários abaixo da gerência para tomarem decisões sem ter que esperar certo tempo pela decisão da gerência fazendo com que os problemas, por exemplo, trazidos pelos clientes sejam resolvidos mais eficazmente. Assim o empowertment tornam os funcionários mais satisfeitos e responsáveis pela qualidade do produto ou serviço final, e, isso é o resultado do trabalho de uma organização desburocratizada e horizontal, visando a quebra dos muros hierárquicos e departamentais (downsizing), e tendo o cliente como a peça mais importante desse quebra-cabeça.

Reengenharia

Ao longo do tempo, por sofrer grande influência por causa das grandes mudanças ambientais, as organizações foram forçadas a adquirirem habilidades em uma área ainda não trabalhada, a reengenharia.

Reengenharia pode ser entendida como o processo de se reestruturar, completamente os processos, o arranjo físico, os departamentos da empresa, reconstrução, adequação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com