TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade De Um Administrador Financeiro Na Empresa.

Ensaios: A Necessidade De Um Administrador Financeiro Na Empresa.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 4

A necessidade de um Administrador Financeiro na empresa.

O administrador financeiro é dotado de várias funções fundamentais dentro de uma organização e, por meio de seus estudos e análises, ele proporciona o crescimento, o desenvolvimento e a estabilização financeira da empresa. Dentro de suas várias funções podemos listar a análise, planejamento e o controle das condições financeiras da empresa. Este profissional utiliza diversos métodos e técnicas científicas a fim de analisar a capacidade de produção, tomar decisões financeiras e estratégicas com relação ao rumo total da empresa. Dentre os principais relatórios que o administrador financeiro utiliza, podemos destacar o balanço patrimonial, o fluxo de caixa e a DRE - Demonstração do Resultado do Exercício. Estes relatórios são vitais às analises financeira de qualquer empresa, pois a empresa vive em contínuo desenvolvimento e transformação, e precisa de saúde financeira para sobreviver e dar frutos, ou seja, o lucro, sendo que a saúde da empresa é diagnosticada pelo administrador via estes documentos. O administrador financeiro é um profissional cuja missão está voltada à geração de riquezas, seguindo o objetivo principal de maximizá-la para os seus proprietários.

Como já citado anteriormente, o administrador financeiro utiliza certos métodos de análises, técnicas e indiciadores necessários para fazer medições financeiras. Dentre estes indicadores podemos mencionar os indicadores de liquidez, que têm por objetivo a medição da capacidade de pagamento ou folga financeira de uma empresa, ou seja, a habilidade que esta tem em cumprir corretamente as obrigações assumidas. Os índices de liquidez existentes são: índice de liquidez corrente, seca, imediata e geral. Resumidamente, podemos descrever o índice de liquidez corrente como aquele que indica quanto a empresa poderá dispor em recursos de curto prazo para honrar as suas dívidas. O índice de Liquidez Seca indica o quanto uma empresa poderá dispor de recursos circulantes, sem vender seus estoques, a fim de fazer frente a suas obrigações de curto prazo. O índice de liquidez imediata faz uma comparação entre o Disponível e o Passivo Circulante, sem considerar os outros itens do passivo circulante e o Índice de liquidez Geral indica o quanto uma empresa poderá dispor de recursos para saldar seus compromissos.

Outros tipos de indicadores necessários às analises financeiras são os indicadores de atividade, os quais fornecem informações valiosas a respeito das vendas efetuadas no período, compara os prazos médios de pagamento e recebimento, identificando se há incoerência entre ambos, indica o retorno sobre o ativo, quantas vezes os estoques se renovaram. Essas informações são de fundamental importância para uma correta tomada de decisão e uma visão global do comportamento da produção que compreendem as vendas, compras, pagamentos e recebimentos.

Os principais indicadores financeiros que nos possibilitaram conhecer a evolução da atividade operacional da empresa são os prazos de rotação dos estoques, recebimento das vendas, pagamentos das compras, ciclo operacional, ciclo financeiro e rotação de ativo. Esses indicadores indicam quantos dias em média a empresa leva para pagar suas compras, receber suas vendas, renovar seus estoques e recuperar seu ativo.

O prazo médio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com