TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção em Áudio

Por:   •  9/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

  PROVA / Propaganda – Áudio

Introdução Áudio

Prof.: Fernando Morini Dovalo

Data: 30/11/2020        

Nome: Stella Maris Loureiro

R.A.: 12200122

Questões:

1 – Descreva, com suas palavras, qual a função e quais os benefícios do roteiro em uma produção de áudio.

O roteiro serve como um guia para todas as pessoas envolvidas na criação, justamente porque apresenta uma visualização detalhada das informações, o que faz com que não haja falhas. Também ajuda muito na otimização do orçamento e a atender a expectativa do cliente. Além disso, garante que os profissionais não se percam na continuidade da peça caso haja mais de dois dias de gravação.

2 – Explique, com suas palavras, cada um desses gêneros radiofônicos e seus respectivos usos como ferramenta publicitária.

  • Jingle

O jingle é uma mensagem publicitária sobre alguma marca, produto, empresa ou serviço em forma de uma música que, apesar de simples, chama muito a atenção do ouvinte. O famoso “chiclete”, afinal a música “gruda” na cabeça. Seu tempo varia de 30s a 60s e ele pode ser institucional, promocional ou comercial.

  • Spot

Já o spot, diferentemente do jingle, não é cantado, mas falado. Através do spot também são passadas mensagens publicitárias sobre eventos, divulgações, promoções etc. É uma mensagem assertiva e também bastante cativante. Tem uma linguagem mais rápida e direta e seu tempo é de 30s.

3 – Por que devemos conhecer os diferentes tipos de microfones que encontramos no mercado audiovisual? Justifique sua resposta.

Cada microfone tem seu formato e qualidade específicas para cada contexto. Conhecer a diversidade do produto existente no mercado nos ajuda a saber qual tipo de microfone é ideal para cada tipo de trabalho. Dessa forma, é possível garantir a qualidade do áudio, dentro dos prazos e, muito importante, permanecer no orçamento.

4 – Qual a importância da SOM DE EFEITO, AMBIÊNCIA a e TRILHA em peça radiofônica?

Os sons de efeito são aqueles que representam acontecimentos com presença relevante na peça. O som de uma latinha de refrigerante sendo aberta, por exemplo, é um som de efeito. O som de uma bolha de chiclete sendo estourada. Estes levam a alusão ao ouvinte, que já conhece o som.

A ambiência nos leva para algum lugar. “Som ambiente interno de avião”, por exemplo, nos faz perceber os sons ambientes internos de um avião. É a referência que nos leva ao lugar inserido no contexto. Caso não haja ambiência na peça, a mesma fica com um vácuo, um silêncio em branco, o que não deve acontecer.

Em relação à trilha, é necessário que se preze por apenas uma, porque duas podem fazer com que o ouvinte perca o foco, devido ao excesso de informação. É a trilha sonora que envolve toda a peça e o ouvinte (a famosa “música da faca”, uma trilha de suspense, é um bom exemplo a ser citado). Se for escolhida uma música cantada, é preciso encaixá-la em um momento em que não haja fala, pois as duas juntas causam confusão auditiva. A voz deve se sobressair, de forma que a trilha instrumental sim, é usada no momento de falas e conversas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com