TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recuperação Hopi Hari

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.833 Palavras (20 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 20

Universidade de Franca

Hopi Hari: Plano de Recuperação

[pic 1][pic 2]

Franca 2014


A História

Foi inaugurado em 27 de Novembro de 1999. Inicialmente o investimento pertencia ao grupo Playcenter e o projeto e construção foram realizados por uma construtora americana que seguiu os moldes de um parque temático já existente nos Estados Unidos. Ainda na fase de construção foi vendido para a empresa GP Investimentos, devido ao baixo rendimento demonstrado nos outros parques da Playcenter.

Conta com uma estrutura de 760 mil metros quadrados e uma variedade e 51 brinquedos de todos os estilos e para todos os gostos. Sua localização é privilegiava, pois está a apenas 15 minutos de Campinas e a 35 minutos de São Paulo, que são grandes centros comerciais e possuem uma renda per capita maior que a média nacional.

Diz à lenda que o nome Hopi Hari se dá devido aos deuses do Olimpo, onde Hopi, deus da alegria e sobrinho de Zeus deu de presente o parque para sua amada Hari, deusa da aventura.

O Hopi Hari possui toda uma grande história de criação. O parque foi criado como um país, que possui capital, presidente, idioma próprio, habitantes (Funcionários) e até um hino.

Dentro do parque existem diversas regiões, mostrando diversas culturas e costumes de outros países do mundo. Todo o parque possui um grande investimento em temática, o que atraí milhares de pessoas ao parque. Outro diferencial são os eventos realizados, onde em distintas épocas do ano são realizados eventos como: Hopi Verão (Férias com a família), Hopi Night (Balada), Férias Mágicas e Hora do Terror que atraem diversas pessoas ao parque.

Contudo, nos últimos anos aconteceram fatos que atrapalharam a imagem do parque. Em 2007 um estudante de 15 anos sofreu uma parada cardíaca, e mesmo reanimado não resistiu, vindo a falecer. Em 2012 uma estudante de 14 anos, também veio a óbito, após, utilizar um brinquedo que estava com uma parte inutilizada devido ao mau funcionamento do equipamento de segurança sem nenhuma identificação. A diretoria do parque não fez nada eficiente e mais uma vez teve a imagem manchada. O Hopi Hari sofreu também na justiça, devido às mortes e as jornadas de trabalho de seus funcionários. Por fim, em setembro de 2014 um grupo de jovens promoveu um arrastão no parque, deixando algumas pessoas feridas.

Devido a esses fatos adicionados à falta de uma boa administração, o parque encontra- se hoje com uma dívida milionária com seus credores e também necessita que haja mudanças na forma de conduzir a administração para que consiga reerguer todo o parque.

Esse trabalho propõe as mudanças necessárias em suas próximas páginas.


O Plano de Recuperação

O presente estudo visa analisar a atual situação do parque e desenvolver medidas estratégicas financeiras, de gestão e marketing, para um novo reposicionamento do parque no mercado e para isso utilizaremos a análise SWOT.

Análise SWOT

A análise SWOT, termo em inglês que significa (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) traduzida ao português (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaças); é uma ferramenta que possibilita a análise do cenário ambiental da empresa, e essa se divide em: micro ambiental (forças e fraquezas) e em macro ambiental (oportunidades e ameaças). Essa análise consiste num sistema para posicionar ou reposicionar estrategicamente a empresa no mercado ao qual está inserida. Portanto, para fins de recuperação do parque, iremos reposicioná-lo a partir da análise.

A Análise Macroambiental, é a análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças):

“Uma unidade de negócios deve monitorar importantes forças macroambientais e significativos fatores macroambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar as oportunidades e ameaças associadas a elas." (Kottler, P.; Keller, K. L.; 2013, p. 49-50).

Opportunities – Oportunidades

O parque tem uma localização privilegiada e está situada próxima as principais e mais ricas cidades do estado de São Paulo. Além disso, são muitas as cidades próximas e em virtude da região, a maioria possui renda per capita superior as demais regiões do país, o que demonstra que a empresa consegue atingir um público com boas condições socioeconômicas.

Além disso, ao analisar a renda per capita da região e estado de São Paulo, chega-se à conclusão de que a renda per capita média ponderada é 30% superior à renda média per capita do Estado, o que demonstra que essa é uma região mais atrativa que as demais.


Segundo o IBGE, o paulista gasta em torno de 5,6% da sua renda com cultura e lazer. Portanto, através da renda média da região, chega-se ao valor de R$ 76,31 e o valor do ingresso do parque é R$ 79,90. Ou seja, há uma compatibilidade entre os valores.

Diante destes dados, fica evidente que estar situado onde está, oferece grandes oportunidades de atuação e alcance a novos clientes, podendo aumentar suas receitas e lucros. Além disso, há outro facilitador: o parque está do lado do Wet’n Wild, parque aquático com capacidade de receber 12 mil turistas por dia. Isso potencializa a região, pois atrai mais turista.

Neste mesmo pensamento, o segmento de atuação do parque também oferece mais oportunidades para aproveitamento da sua estrutura. Um bom exemplo é aproveitar datas comemorativas para encantar a visita do cliente ao parque, enfeitando-o conforme a época do ano: natal, páscoa, dia das crianças. Uma medida como essa propõe criar um sentimento de magia no parque, promover mais visitas e atrair mais clientes. Ver Anexo I para maiores informações dos dados.

Threats – Ameaças

Em virtude de atuar no segmento de diversão, recreação e lazer; a concorrência sofrida pelo parque é grande, afinal, toda empresa que ofereça diversão e recreação, pode ser enxergada como concorrente direto. Segundo pesquisa realizada em Julho/2014 pela TripAdivisor que avaliou os melhores parques de diversão e aquáticos do mundo, o Hopi Hari não aparece, ver Anexo II, nem mesmo entre os dez melhores do país. Isso demonstra que há sérios problemas que envolvem a imagem do parque, afinal, esta pesquisa cita até o parque Mirabilândia localizado em Recife/PE, cujo tamanho e tempo de mercado são menores que o Hopi Hari. Isso evidencia que em termos macroambientais, há duas grandes ameaças: a diversidade da concorrência e a imagem no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (627.2 Kb)   docx (380.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com