TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tomada De Decisão De Compra De Clientes De E-Commerce No Mercado De Vestuário Infanto-Juvenil

Por:   •  7/11/2023  •  Monografia  •  8.981 Palavras (36 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em _________ (Nome do curso) – Ano ____ (ano da defesa)

        [pic 2]

Tomada de decisão de compra de clientes de e-commerce no mercado de vestuário infanto-juvenil

Déborah Chiuratto da Cruz¹*; Ana Caroline Fernandes Nonato2

1 Babys & Kids. Sócia titular. Rua Augusto Stresser, 732 – Juvevê; 80040-310    Curitiba, Paraná, Brasil

2 Mestre em administração com ênfase em Marketing Digital na USP/ESALQ, Avenida Professor Luciano Gualberto[a], 908; 05508-010 Butantã - São Paulo/SP, Brasil

*autor correspondente: deh_cruz@hotmail.com

Tomada de decisão de compra de clientes de e-commerce no mercado de vestuário infanto-juvenil

Resumo

        Sabe-se que na atualidade a tecnologia contribui de maneira substancial para melhorar e otimizar tarefas simples do cotidiano, uma delas se trata das compras. O e-commerce emergiu como uma alternativa para que as pessoas pudessem consumir produtos variados de maneira cômoda, mas tal inovação traz grandes desafios para as empresas. Sendo assim, a presente pesquisa visa investigar aspectos do comportamento do consumidor em relação às compras online no mercado de vestuário infanto-juvenil, na qual a pergunta principal é: quais fatores influenciam na tomada de decisão de compra destes consumidores? Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de campo aplicada em clientes de uma determinada loja de vestuário infantil para que algumas questões pudessem ser levantadas e assim, a pergunta inicial pudesse ser respondida. O resultado demonstrou que a tomada de decisão para o consumo está relacionada com a avaliação de outros consumidores, além de se ter o maior número de informações disponíveis sobre o produto para que o cliente possa conhecê-lo quase tão bem como se estivesse com ele em mãos. Em resumo, a tomada de decisão está intimamente relacionada com a experiência do consumidor em relação ao produto. [b]

Palavras-chave: Loja virtual, comportamento do consumidor, marketing digital, moda.[c]

Introdução

Nos últimos anos, por meio da grande propagação da utilização de computadores pessoais e smartphones conectados à internet, houve de forma significativa a alteração da forma das empresas enxergarem seus contextos organizacionais, principalmente a forma de vender e anunciar seus produtos. Com isso, passaram a aderir de forma mais intensa o e-commerce. O e-commerce é a execução de uma cadeia de valor por meio da aplicação de tecnologias de comunicação e informação que realiza ou facilita a venda de produtos de forma completa ou parcial, on-line, que por sua vez vem ganhando cada vez mais adeptos perante as lojas físicas (NAKAGAWA; GOUVÊA, 2006).[d]

Os recursos de marketing eletrônico são os instrumentos tecnológicos e eletrônicos utilizados a partir de uma programação do marketing voltada às soluções da prática da comunicação e processamento de transações comerciais. Nagawa e Gouvêa (2006) explicam a importância da evolução tecnológica para o comércio, uma vez que viabiliza novos pontos de contato entre a empresa e seus clientes e influencia o relacionamento entre a organização e a sociedade de modo geral.

O consumidor virtual é aquele que utiliza a internet para comprar produtos ou assinar serviços. Este consumidor adquiriu grande capacidade de enxergar os produtos de forma clara pela grande facilidade de comparar de forma rápida entre diversas opções encontradas, facilidade de encontro de informações extras e opiniões sobre os produtos. (PRIDE, W.M.; FERRELL, 2001)

São muitos os esforços das empresas para conseguir entender o comportamento do consumidor virtual. Diversos fatores interferem diretamente na escolha do consumidor para a compra, sendo os mais comuns o design e qualidade do site, características demográficas da região específica, tipos de produtos e serviços oferecidos, além de fatores passionais (LIMEIRA, 2013).

O processo de decisão da compra de um produto em canais virtuais sugere influências de familiares e amigos durante a busca de informações de determinado produto. Com a internet em plena expansão, cada vez mais são levadas em conta experiências de terceiros, postadas em redes sociais durante o período de busca. Com isso muitos renunciam ao contato físico com os produtos antes de efetivar a compra (KOTLER, 2008).

De acordo com pesquisas do Ibope (2016), os homens são os principais responsáveis por 51% das transações realizadas on-line. A pesquisa ainda afirmou que, apesar do crescimento do poder de compra da classe C nos últimos anos, no Brasil as classes A e B são responsáveis pela maior parte das transações com 64%. De acordo com a faixa etária dos consumidores, 62% das pessoas que realizam compras pela internet têm entre 15 e 34 anos. Grande parte disso se deve graças a expansão da internet no país que aconteceu no período de adolescência deles, conseguindo assim se adaptar de forma mais rápida as novas tecnologias.

Para os e-consumidores, como são chamados aqueles que consomem serviços e adquirem produtos de forma on-line, os principais fatores para a compra online são a praticidade, a facilidade, a comodidade, ao conforto, e a grande familiaridade com o ambiente da internet (CAMARGO, 2016).

Sendo assim, é notável que a evolução tecnológica promoveu grandes mudanças no comportamento e na jornada do consumidor e, com o aumento dos players, é fundamental que as empresas busquem a diferenciação e entendam como se dá o processo de decisão de compra para que possam prosperar e consolidar-se no mercado.

A Babys & Kids se trata de uma empresa do varejo de moda infanto-juvenil (de 0 a 16 anos) situada na cidade de Curitiba – PR e conta com produtos de vestuário e acessórios. A atuação da empresa se dá em uma loja física e atendimento virtual pelas redes sociais: Instagram, página do Facebook e WhatsApp. Embora os produtos da loja sejam voltados para o público infantil, a empresa visa melhorar a experiência de compra dos consumidores adultos, principalmente no ambiente virtual.

Portanto o objetivo da presente análise é entender o comportamento do consumidor do segmento de vestuário infanto-juvenil em relação à tomada de decisão das compras online para que possa adequar os serviços oferecidos pela Babys & Kids, consolidando a empresa no e-commerce e promovendo aumento do faturamento nas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.7 Kb)   pdf (659.6 Kb)   docx (555.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com