TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da análise horizontal e vertical

Resenha: A importância da análise horizontal e vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

A importância das análises vertical e horizontal

Profº José Arilton

Na análise de balanços, podemos fazer uso de indicadores para medir a situação de cada item econômico-financeiro de uma empresa.

Liquidez corrente, grau de endividamento e margem de lucro são apenas alguns dos diversos índices que podemos lançar mão quando estamos avaliando o estabelecimento.

De todas as fórmulas que podemos utilizar, talvez as das análises vertical e horizontal sejam as que menos consideramos, relegando-as a um segundo plano.

Na análise vertical verificamos qual a porcentagem de participação de uma conta sobre o total do grupo patrimonial no qual ela está inserida.

Na análise horizontal, constatamos em que porcentagem o valor de uma conta aumentou ou diminuiu de um ano para o outro.

Acontece que é justamente o movimento das contas, seja aumentando sua representatividade, seja diminuindo seu volume, que faz com que também os demais indicadores oscilem.

Na análise vertical devemos encontrar o quanto, por exemplo, o “Ativo Circulante” representa percentualmente do “Ativo total”. Assim, se o Ativo Circulante é igual a $50 e Ativo Total é igual a $500, então, o grupo corresponde a 10% do total do Ativo.

Caso no ano seguinte, esta proporção aumente de 10% e no lado do Passivo, o grupo do “Passivo Circulante” diminua sua participação sobre o “Passivo Total” (entenda-se aqui por Passivo + Patrimônio Líquido), o índice de Liquidez Corrente irá mostrar uma melhora, pois são estes dois grupos os envolvidos na fórmula do indicador (Ativo Circulante / Passivo Circulante).

Obviamente, um aumento na proporção vai envolver alterações nos valores de um ano para o outro. Assim, caso o Capital de Terceiros formado por Passivo Circulante e Não Circulante acabe aumentando, isso será visualizado na análise horizontal como:

a-) fruto de um aumento de volume das dívidas totais ou; b-)diminuição do volume total do Patrimônio Líquido ou; c-)qualquer modificação que faça com que o primeiro evolua mais que o segundo).

Na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o parâmetro de comparação das contas é o Faturamento líquido na análise vertical. Por isso, dividimos todas as demais contas por seu número. Qualquer aumento na participação das receitas alterará o resultado final mostrando mais lucros ou menos prejuízos e aumentos nas despesas produzirá menos lucros ou mais prejuízos.

A evolução das contas de um exercício para o outro irá explicar por que houve aumento ou diminuição de representativa de cada item da DRE.

É preciso ter em mente então que os indicadores da análise vertical e horizontal podem subsidiar a explicação dos demais indicadores de liquidez, alavancagem, grau de endividamento, margens e etc.

Assim, podemos fazer pareceres mais corretos encontrando os motivos para melhora e piora de índice facilitando a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com