TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A terceirização

Seminário: A terceirização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Seminário  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

A terceirização de determinados departamentos é algo muito comum na estratégia de algumas empresas, visando, primordialmente, a redução de custos administrativos. Um bom exemplo é a área de recursos humanos, muitas vezes inteiramente terceirizados.

Desta forma, pode-se entender a terceirização como o processo de subcontratar outras empresas para assumir funções que não são primordiais para o andamento do negocio. Segundo Lima (2004, p.25) a terceirização é um processo de gestão pelo qual algumas atividades são repassadas para terceiros, com os quais se estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao core business, e consequentemente a redução de custo, para manter a empresa competitiva no mercado.

Mas a terceirização de processos de negócios pode ir muito além da redução de custos. No caso específico da área de logística, ela pode reduzir o custo final dos produtos transportados e se tornar uma vantagem competitiva. Quando falamos de comércio internacional, a gestão de todo o processo de contratação, complexa, envolve dezenas de fornecedores, centenas de milhares de locais de entrega e contratos não padronizados. Existem, porém, formas equivocadas de atuar que podem levar a muitas perdas financeiras. Isso porque o foco é dado somente nos principais destinos e existe, ainda, uma grande incapacidade de avaliar as melhores alternativas de ação. Além disso, os fretes ficam rapidamente desalinhados com os acordos estabelecidos, o que afeta a alocação de cargas. Tudo isso faz com que a maioria dos exportadores assumam uma postura reativa no que diz respeito à cotação, avaliação, seleção e gestão das contratações de prestadores de serviços de transporte.

Segundo Moura ET. AL (2004, p. 306) a terceirização das atividades, vai desde uma simples locação de empilhadeiras ate operações complexas, e entre os serviços disponíveis, pode-se citar alguns:

• Transporte rodoviário, roterização, rastreamento;

• Locação de mão de obra, equipamentos, armazenagens inflamáveis estruturais, embalagens retornáveis;

• Armazenagens gerais (sem ou com filial) e alfandegadas;

• Comercio exterior;

• Unitilização de cargas, estufamento e desova de containers;

• Compras;

• Tecnologia de informação (ERP, WMS e códigos de barras);

• Coleta programada (Milk run), transbordo sem estocagem, abastecimento de linha, sequenciamento;

• Processamento e separação de pedidos (picking), embalagem, acumulação, expedição, entre outros.

A empresa analisa minuciosamente aspectos como quais atividades realmente devem-se terceirizadas, e a escolha correta do prestador de serviços, somente assim a mesma poderá obter resultados positivos no processo.

A prestação de serviços pode apresentar uma serie de ganhos, como redução de ativos e do custos de mão de obra, o aumento da flexibilidade para modificação de capacidade, o acesso a tecnologia de ponta, além da possibilidade de se concentrar nas atividades-chaves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com