TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 CONTABILIDADE 2015.1

Ensaios: AD 1 CONTABILIDADE 2015.1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 3

1ª Questão: (cada item corresponde a 1,0 ponto, totalizando 5,0 pontos)

Destaque as principais características dos Princípios, Postulados e Convenções Contábeis:

a) Entidade Contábil

R: Este postulado estabelece que quaisquer duas entidades contábeis devem ser consideradas distintamente ou seja: determina que o patrimônio de toda e qualquer unidade econômica que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser de pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, não se deve confundir com a riqueza patrimonial de seus sócios ou acionistas, ou proprietários individuais e nem sofrer reflexos das variações nelas verificadas.

b) Continuidade

R: Este postulado determina que a entidade é um empreendimento em andamento, com intenção de existência indefinida, ou por tempo de duração indeterminado, devendo sobreviver aos seus próprios fundadores e ter seu patrimônio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefícios futuros (lucros), e não pela sua capacidade imediata de ser útil somente à entidade.

c) Custo Histórico como Base de Valor

R: Este princípio contábil, diz que a avaliação dos bens ou dos direitos deve ser feita com base no valor original ou no custo histórico. Sua aplicação é importante para a Contabilidade na medida em que ele descarta a possibilidade de uso de valores subjetivos para o registro de bens, estabelecendo que seja utilizado o valor que a entidade sacrificou no momento de sua aquisição.

d) Denominador Comum Monetário

R: Estabelece que a Contabilidade seja processada em uma única moeda, oferecendo maior consistência aos registros e maior confiabilidade às informações constantes nos relatórios contábeis.

e) Materialidade

R: Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo X benefício da informação que será gerada, registros cujos podem se tornar mais onerosos que os próprios valores a serem registrados.

2ª Questão: (2,5 pontos)

Quais são os critérios para classificar as contas de Ativo ou Passivo na elaboração do Balanço Patrimonial?

R: Todas as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam. Ou seja, de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro (ordem de liquidar as dívidas, de pagar os compromissos). Os itens de maior liquidez aparecem no começo do Ativo, já os de menor liquidez aparecem em último lugar.

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade. As contas são originadas de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com