TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM - COMO MONTAR UM ESTACIONAMENTO

Ensaios: ADM - COMO MONTAR UM ESTACIONAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Como montar um estacionamento

Para montar um estacionamento, os empresários devem considerar o mercado para o negócio. Investir em estacionamento é um ramo tentador, pois os estacionamentos acompanham a crescente demanda de espaço para automóveis, sendo uma oportunidade de negócio que surge com o crescente número de carros e de outros fatores ligados à insegurança e um maior número de ocorrências de veículos roubados.

Mercado para montar um estacionamento

A procura por vagas de estacionamento também está cada vez mais concorrida, principalmente nas grandes cidades, onde os motoristas costumam estacionar seus carros longe dos locais que necessitam estar ou até mesmo longe do local de trabalho e muitas vezes em lugares inseguros.

Além disso, ao deixar o seu carro estacionado em via pública, você corre o risco de assaltos, de depredação do automóvel por transeuntes, a pintura do carro fica bastante danificada por muito tempo ao sol e é bastante incômodo pegar um carro em dia de chuva. Portanto, os gastos com estacionamento têm se tornado uma necessidade para aqueles que precisam se locomover comveículos e manter seu carro em segurança.

Por todos os fatores já citados acima é que este modelo de empreendimento tem se tornado dos mais rentáveis e é um dos mais procurados.

Localização

É importante que a localização do seu futuro estacionamento seja exatamente onde não há vagas disponíveis nas ruas próximas, ainda mais que existem cidades onde são oferecidas vagas pela própria prefeitura com valores bem em conta. Outra dica é escolher um lugar que seja bem visível aos clientes, que todos tenham acesso facilmente.

A localização perfeita de um estacionamento que funciona para trabalhadores e não apenas compradores de comércio, é estar próximo a escritórios e uma grande quantidade de pontos comerciais. Faça uma boa pesquisa em sua cidade e se possível visite o departamento de trânsito para saber qual o ponto ideal. Ele precisa ser visível, ter uma boa possibilidade de manobra externa e longe de pontos engarrafados do trânsito local.

Um estacionamento poderá também se situar em locais residenciais atendendo a condomínios, o que será para os empreendedores uma grande oportunidade de negócios.

Dicas de negócio

Para fidelizar os clientes, o estacionamento poderá se situar em condomínios, o que poderá estabelecer um sistema contratual em que os moradores podem receber pelo aluguel mensalmente ou quinzenalmente.

O negócio poderá também funcionar em empresas; para exercer as atividades dessa forma, os estacionamentos deverão ganhar contratos ou licitações para prestarem seus serviços em empresas públicas ou privadas. Esse sistema também representa um nicho de mercado lucrativo.

Então vemos que o estacionamento pode funcionar independente de uma empresa com local próprio ou alugado, pode se situar em condomínios de casas e apartamentos, se localizar no subterrâneo de empresas públicas ou privadas ou ainda funcionar em shopping centers.

Serviços oferecidos em um estacionamento

Independente do local e sistema de contratação os estacionamentos devem primar pela qualidade dos serviços oferecidos, sabendo que a concorrência é acirrada e só ganham contratos aqueles estacionamentos que garantem atendimento de primeira qualidade e segurança. Uma dica para atrair clientes é oferecer serviços de lava jato e cera para automóveis.

Uma opção para os serviços de estacionamento pode ser aqueles exclusivos para eventos. Esse estilo de estacionamento requer um maior treinamento da equipe de trabalho que poderá ser contratada de acordo com a demanda, mas deve qualificada. Esses serviços geralmente são contratados pelo organizador do evento e exigirá serviços de manobrista, bom atendimento, segurança e valor fixo para o evento.

Além dos serviços citados acima, há também os exclusivos para atendimento de restaurantes ou casas noturnas, que geralmente funcionam por contratos realizados entre os empresários e asboates ou restaurantes.

Uma atenção deve ser dada quanto ao atendimento a fim de evitar transtornos e reclamações em órgãos competentes, portanto, instrua sempre a equipe de trabalho a dar sempre comprovante de entrega ou pagamento com horários de entrada e saída do veículo.

Estrutura de um estacionamento

A infraestrutura de um estacionamento deve ser bem adequada, de modo que todos os seus clientes sintam segurança e bem-estar ao deixarem seu carro. A dica é usar um imóvel completo ou uma área já vazia em centro urbano para compra ou aluguel. A estrutura deve contar com uma área de no mínimo 1000 m² de área coberta, portões automáticos e outros. Derrube tudo e construa uma boa área plana. Vai exigir um investimento mediano em reais, mas vai ser o grande diferencial do seu empreendimento.

Em um estacionamento deverão ter instrumentos de sinalização, manobristas, demarcação de vagas, postes de luzes, guaritas com guardas, catracas para cartões e escritório. O piso poderá ser recoberto de pedregulho, cimento ou asfalto, ficando a seu critério. O ideal é que se tenha uma cobertura, para proteger os carros e clientes de sol e chuva.

Sem dúvida, o estacionamento deve ser automatizado para proporcionar segurança e maior agilidade nas operações. A automação deve servir para cadastrar clientes e assim poder trabalhar através de cartões de identificação, leitores de código de barras, caixas eletrônicas para emissão de tickets e outras.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com