TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM. DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Ensaios: ADM. DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  9.422 Palavras (38 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 38

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Piracicaba

2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

Administração de Micro e Pequenas Empresas

Trabalho elaborado para avaliação da aprendizagem e apoio do conteúdo apresentado no vídeo aulas da matéria: Administração de Micro e Pequenas Empresas.

Tutor EAD:

Tutor Presencial:

.

Piracicaba

2014

Sumário

Resumo 3

Objetivo do Desafio 3

Introdução 4

1. As Relações Com as Grandes Empresas e Com o Estado Brasileiro 5

1.1 O Poder de Barganha dos Fornecedores 5

1.2 A Micro e Pequena Empresa e o Estado Brasileiro 7

2. A Centralidade do Modelo 9

2.1 O Micro e Pequeno Empreendedorismo 9

2.2 A Micro e Pequena Empresa 11

2.2.1 A Contextualização dos Pequenos Negócios 11

2.3 O Micro e Pequeno Empreendedor 15

3. Fundamentos do Micro empreendedorismo 17

3.1 Dinheiro 17

3.2 Tecnologia 19

3.3 Relações 19

3.4 Os Riscos do Pequeno Negócio 20

4. Estrutura de Capital 24

Considerações Finais 33

Bibliografia 34

RESUMO

A atual realidade das micro e pequenas empresas no Brasil denota uma grande dificuldade de sua estabilização e crescimento em geral, conforme dados do SEBRAE (2006). Além de fatores externos, como altas taxas tributárias, baixo incentivo do governo, taxas de juros acima da média mundial e o baixo poder aquisitivo da população em geral, muitos são também os fatores administrativos, internos ás empresas, que corresponsáveis por consequências como o fechamento de grande parte das mesmas em curtos períodos de tempo após sua abertura.

Um dos pontos críticos da administração interna de uma empresa é o seu planejamento e controle financeiro, que por vezes é feito de forma pouco profissional, ou até incorreta, o que pode prejudicar decisões cruciais e ainda oferecer uma falsa visão sobre a saúde financeira da empresa aos seus proprietários ou investidores.

Este trabalho visa responder as principais questões ligadas a Micro e Pequenas empresas através de pesquisas realizadas em livros e artigos da disciplina.

Objetivo do Desafio

Relatório sobre Micro e Pequenas Empresas.

INTRODUÇÃO

As micro e pequenas empresas representam 99% da nossa malha empresarial nacional. Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre essas empresas, é cada vez mais necessário uma política especializada de gestão.

A justificativa para esta constante evolução pode ser dividida em duas grandes partes: a primeira direcionada à exigência dos consumidores, que buscam produtos qualificados e inovadores que atendam as suas necessidades e desejos. A segunda retrata a concorrência acirrada que o mercado presencia, onde a globalização é a principal responsável, já que as empresas são beneficiadas pela rapidez com que as tecnologias são repassadas, o que ocasiona uma produção maior, com reduções nos preços, possibilitando assim, atender a uma maior fatia do mercado.

Como as empresas concorrem com outras de toda parte do mundo, somente aquelas que possuem um diferencial sobreviverão neste mercado. As micro e pequenas empresas são as mais prejudicadas por estas constantes alterações no mercado, onde se destaca a ineficácia nas decisões estratégicas, a falta de recursos, de capacidade de seus responsáveis em colocar a empresa em uma situação competitiva no mercado.

Para atingir o objetivo do estudo, o trabalho apresentará uma revisão do conceito de Micro e Pequenas empresas, o Micro e Pequeno Empreendedor, o risco dos pequenos negócios, a importância de uma boa gestão e seu Capital de Giro, definirá o que é Custo variável e sua importância na tomada de decisão e outros assuntos ligados ao mundo das Micro e Pequenas empresas.

1. AS RELAÇÕES COM AS GRANDES EMPRESAS E COM O ESTADO.

Os Envolvimentos Com As Grandes Corporações.

1.1 O Poder De Barganha Dos Fornecedores.

O modo de negociar converte as empresas de pequeno porte a ferramenta à disposição dos grandes grupos econômicos. Nesse particular, deve ser revisto e abandonado o caráter racional prático dessas relações, se trata de um dos fatores decisivos para o insucesso das minúsculas organizações.

Poderosos fornecedores de bens, matérias-primas, insumos e mercadorias, na ânsia de realizar retornos extraordinários praticam preços elevados e curtos prazos inegociáveis que, relacionados aos longos prazos impostos pelos compradores, geram um descasamento que compromete num primeiro momento a liquidez e, logo adiante, a solvência da pequena empresa.

Empresas saudáveis e seus administradores lúcidos conhecem os princípios básicos da necessidade de conciliar o fluxo financeiro; compreendendo que é fundamental priorizar a liquidez e, com ela, reduzir risco. Mesmo com poucos conhecimentos sobre administração empresarial, os gestores sabem que a simples analise do fluxo de caixa permite determinar com precisão qualquer desequilíbrio entre recebimentos e pagamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com