TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATITUDES DO LÍDER

Projeto de pesquisa: ATITUDES DO LÍDER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

QUAL É O MELHOR LÍDER?

RESUMO

O objetivo do presente estudo é analisar qual o melhor tipo de líder.Para que as organizações tenham sucesso,crescimento e equipes altamente produtivas, o mercado encontra-se cada vez mais competitivo e em busca “dos melhores” e mais capacitados para gerenciar suas equipes.Dentro dos seis estilos de liderança,vamos descobrir qual deles é o melhor líder?

Palavras-chave: líder, tipo, liderança

INTRODUÇÃO

As organizações estão modificando o modo como vemos o “chefe”, a autoridade que há alguns anos causava medo e repressão em seus funcionários, vem sendo substituído pelo líder que cria uma nova forma de gestão. Que transmite a seus funcionários, confiança, otimismo, estabilidade emocional, motivação e que sabe delegar as tarefas. A liderança é um fenômeno social e como tal não trata somente dos indivíduos, mas dos grupos e das equipes, sendo assim o líder precisa saber gerenciar a si mesmo para poder gerenciar grandes equipes.

Assim o objetivo do presente estudo é analisar qual o melhor tipo líder e suas atitudes de sucesso.

1. ATITUDES DO LÍDER

Segundo Stephen R. Covey (2002, p.12) “Em esforços de equipe fazem o uso da força conjunta e procuram complementar suas fraquezas através da força dos outros. A delegação de poderes para a obtenção de resultados lhes é fácil e natural uma vez que acreditam nas forças e capacidades alheias.”

Os supervisores que tem dificuldade para delegar usam com freqüência pronomes pessoais da primeira pessoa, se encarregam de muitos trabalhos ao invés de equilibrar os objetivos do grupo e delegar as tarefas de cada um. Tais supervisores precisam de ajuda para sair da zona de conforto e adotar posturas de lideres. As responsabilidades envolvem as conseqüências de sucesso ou fracasso. Ao delegar uma tarefa, deixe claro as conseqüências positivas ou negativas. (WEISS 1991)

O líder não pode ser auto centrado, para liderar uma equipe ele precisa conhecer seus funcionários, suas particularidades e ter confiança neles para que na hora de delegar as tarefas elas possam ser realizadas por eles com competência e segurança

O trabalho em equipe nunca foi tão importante para o bom funcionamento das organizações de sucesso. Não se pode depender de alguns poucos indivíduos talentosos para assumir a liderança, devemos criar maneiras de aproveitar o potencial dos funcionários em todos os níveis. A equipe que participa e se compromete só tende a crescer e fazer com que organização cresça também. O líder de hoje precisa ser capacitador e facilitador de equipes, não somente como líder eficaz, mas também como membro eficaz da equipe. No mundo de hoje a produtividade de uma equipe muitas vezes é mais importante do que o cumprimento individual de uma tarefa, o sucesso de cada líder devia depender do quanto sua equipe se aperfeiçoa em termos de qualidade e produtividade continuamente ( BLANCHARD 2000).

Na verdade é acreditar para ver. Devemos, portanto procurar acreditar no potencial subjacente. Essa atitude cria um ambiente propicio ao crescimento e a oportunidade. As pessoas autocontratadas acreditam que a chave está em si mesma, em suas técnicas, no “fazer ao seu modo” para os outros, mas isso só funciona temporariamente. Se você acreditar que a chave está nos outros e não em você mesmo,se tornara mais relaxado,aceitara,afirmara e deixara que as coisas aconteçam.(COVEY,Stephen R. Liderança baseada em princípios,2002,pag.10).

1.1 TIPOS DE LÍDERES:

Autoritário é aquele que determina as idéias e o que será executado pela equipe, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro da equipe, comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias. Conseqüência: A reação do grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com