TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 01- ECONOMIA POLITICA

Ensaios: ATIVIDADE 01- ECONOMIA POLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

NEOLIBERALISMO

A ideologia principal remete ao estado a intervenção na economia e na livre circulação de capitais, nesse contexto o papel do governo focaliza em adoção de medidas de redução de serviços públicos, como as privatizações de empresas estatais, controle de gastos públicos, menores investimentos em políticas assistencialistas (aposentadoria, seguro desemprego e pensionistas).

O neoliberalismo significa uma doutrina político-econômica que corresponde a uma experiência de adaptar aos princípios do liberalismo econômico as condições do capitalismo moderno.

Segundo a escola liberal clássica, os neoliberais acreditam que a economia tem seu curso designado de uma forma natural e livre e o determinante desse discurso é o preço, o neoliberalismo se difere do liberalismo a partir do pensamento de que o mercado seja desenvolvido de forma espontânea, isso significa que para que o preço sirva para ser um mecanismo de regulação da economia é necessário que haja condições favoráveis para o bom funcionamento do mercado no qual é também de extrema importância a estabilidade financeira e monetária.

A regulação do mercado deve ser feita pelo estado, no que diz respeito aos excessos na livre concorrência. Uma parcela dos neoliberais possui a ideologia e prega a defesa de pequena empresa, confrontando os grandes monopólios.

No fator social o neoliberalismo protege a limitação da herança de grandes fortunas com intuito de oferecer condições de igualdade possibilitando a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com