TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade De Custos Parte 1

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Contabilidade De Custos Parte 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO – 5ºA

TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

“TERMINOLOGIAS E NOMENCLATURAS DE CUSTOS: A LINGUAGEM DA CONTABILIDADE DE CUSTOS”

ALICE NANCY PEREIRA DA CRUZ R.A.: 4200056548

PROFESSOR SCHERRER

DISCIPLINA: CONTABILIDADE DE CUSTOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

02 DE JUNHO DE 2014

TERMINOLOGIAS E NOMENCLATURAS DE CUSTOS:

A LINGUAGEM DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Problema: Qual a importância da contabilidade de custos? Por que é tão necessário conhecê-la? Qual a diferença que esta faz em nossas empresas e por que é vital entender cada um de seus conceitos e terminologias?

Objetivo Macro: Conhecer o conceito de contabilidade de custos, suas diversas terminologias e a utilização das mesmas.

Objetivos Específicos:

• Conhecer o conceito de contabilidade de custos e sua importância dentro da empresa.

• Entender as diferenças entre desembolso, gasto, investimento, custo, despesa, perda e desperdício.

• Compreender as classificações de custos e saber aplicá-las.

Delimitações: Esse estudo pretende exclusivamente apresentar as nomenclaturas e terminologias referentes à Contabilidade de Custos e ao emprego de cada uma delas.

Conceito de Contabilidade de Custos:

Contabilidade de Custos é o conjunto de registros especiais utilizados para identificar, detalhar e informar os custos dos produtos e serviços, de modo a auxiliar na determinação do lucro, no controle das operações e na tomada de decisões.

Para os diversos profissionais responsáveis pela administração das empresas, é fundamental o entendimento das principais técnicas contábeis, bem como dos Relatórios e demais informações emanadas da Contabilidade. Com base no domínio dessas técnicas, como usuários, suas tomadas de decisões gerenciais serão sensivelmente facilitadas.

A idéia básica de custos, atualmente, é de que eles devem ser determinados, tendo em vista o uso a que se destinam. A “diversidade de objetivos da Contabilidade de Custos torna difícil estabelecer um só tipo de custo da produção, que se adapte a todas as necessidades. Cada utilização de custo requer, de fato, diferentes tipos de custos”. Por isso, a Contabilidade de Custos, quando acumula os custos e os organiza em informações relevantes, pretende atingir três objetivos principais: a determinação do lucro, o controle das operações e a tomada de decisões

Custeio - Principais Métodos:

Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

Custeio Por Absorção

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

Custeio Variável

O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício.Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:

1-) O sistema de custo contábil (absorção ou integral) e

2-) Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.

Custeio Padrão

O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.

Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento. A Resolução CFC n° 750/93 fixou os Princípios Fundamentais de Contabilidade, dentre os quais aparece o Princípio do Registro pelo Valor Original que determina a avaliação dos componentes do patrimônio pelos valores originais das transações com o mundo exterior a valor presente em moeda nacional, sendo mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, o que descarta a utilização do custo-padrão para fins de avaliação dos estoques e dos custos dos produtos vendidos, posto que este pode divergir da transação efetiva.

ABC: Custeio Baseado em Atividades:

Segundo Martins (2000:112): “O ABC é uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os produtos”.

O fator principal para o sucesso do esquema ABC, é a correta definição dos direcionadores de custos. O custeio baseado em atividades permite que a empresa defina seus custos em termos de atividades e processos e o gerenciamento baseado em atividades de posse desses dados, identifica as oportunidades para melhoria do processo, utilizando-se principalmente da técnica de análise de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com