TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Técnicas De Negociação - UNIDERP/2013

Artigos Científicos: ATPS - Técnicas De Negociação - UNIDERP/2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Cláudia Donato de Oliveira - RA: 6784374235

Francisco Mariano Lino – RA: 6788424653

José Renato Lelis Vieira – RA: 1299488945

Letícia Cristina Rodrigues de Souza – RA: 6581333539

Marcela Karina Araujo Calixto – RA: 6787394231

ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIÇÃO

Tutor Presencial: André Filipe Lemes Negri

Tutora a distância: Profa. Karen Grubert Rojas

CAMPINAS - SP

22/04/2013

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAS.

Conforme se foi visto e estudado as situações de negociações, os melhores caminhos e direções para que se possa alcançar êxito em uma negociação, abaixo segue a negociação diante de uma situação de solicitação de aumento salarial.

Para se pedir um aumento de salário você deve estar ciente de que o “não” já existe. É necessário então, estar muito bem preparado para “correr atrás do sim”.

Sendo assim deve-se no primeiro momento explanar em forma de argumentos as razões que levaram a chegar nesse bate papo, sempre lembrando na criatividade, no profissionalismo, na sinceridade, e na clareza dos argumentos e colocações.

Ressaltar que percebeu que a empresa vem apresentando bons resultados e que uma parte está atribuída diretamente ao bom trabalho que vem desenvolvendo e que por sentir e almejar um crescimento profissional gostaria que fosse verificado a possibilidade de uma gratificação e esta de forma de um aumento salarial, pois isto lhe ajudaria ainda mais em seu crescimento, pois gostaria de investir mais na carreira profissional, procurando bons cursos que o ajudasse a contribuir ainda mais para o contínuo crescimento da organização.

Mesmo depois de ressaltar todas as suas conquistas profissionais e como você contribuiu para o crescimento da empresa, se resposta do chefe for não, seja direto e objetivo, pergunte a ele qual foi o critério usado para negar o seu pedido. Dificilmente o chefe que conhece o potencial de seus funcionários responde negativamente no primeiro momento, a não ser que a empresa esteja passando por um momento difícil, e neste caso acredita-se não ter sido o melhor momento para ser falado deste assunto. Mediante a resposta dada, com argumentos bem elaborados, deixe bem claro para o chefe o quanto você é importante para a empresa, o interesse que você tem em crescer dentro dela e o quanto o mercado de trabalho necessita de pessoas qualificadas como você.

Nem sempre as expectativas são alcançadas em uma primeira conversa, portanto, se o interesse em ficar na empresa no momento estiver acima da expectativa salarial, o ideal será que se recomece um planejamento onde, cada dia mais se mostre uma peça importante na organização, se envolvendo em projetos que contribua para o seu crescimento profissional e também o da organização, para que sem que se tenha que procurar o superior para tratar deste assunto, e sim que a pessoa que foi abordada para tratar desse assunto se veja na obrigação de reconhecer o trabalho e que seja dado um aumento enfatizando o mérito da negociação.

Diante do exposto será explanado agora o conceito, as definições, os pensamentos e formas de alguns negociadores, que visam sempre buscar o entendimento ético e o sucesso entre as negociações.

DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Negociação é um processo de comunicação entre duas partes que buscam o melhor acordo para atingir um objetivo em comum, decidido em conjunto, visando a satisfação de ambos os lados. Em uma negociação pode haver conflitos e opiniões divergentes, por isso, o negociador deve desenvolver um planejamento para alcançar seus objetivos, deve também, desenvolver habilidades essenciais como: ética, criatividade, empatia, autocontrole, iniciativa, capacidade de decisão, dentre outros. Um entendimento do conceito dos estilos de negociação e de seus limites pode ser útil, tanto em termos conceituais quanto em termos práticos, no que se refere ao desenvolvimento de suas habilidades ou para enfrentar uma situação corrente de negociação. A negociação está sempre presente no nosso dia a dia, tornando essencial o desenvolvimento de algumas técnicas para que sejam usadas em nossas vidas e principalmente no campo profissional. Compreender como negociar no ambiente global torna-se uma característica fundamental, uma vez que as mudanças organizacionais vindas da globalização modifiquem as estruturas, os processos e a cultura da organização. A negociação é um repertório de comportamentos que inclui comunicação, marketing, psicologia, sociologia, controle e administração de conflitos. Contudo, significa ter máxima compreensão das próprias motivações e da outra pessoa.

(Conceito baseada em: Artigo elaborado por Cícera das Dores de Caldas, Glicério Fernandes da Silva e Eliana Pessoa – Universidade de Brasília UnB e Universidade Corporativa Correios UNICO; Livro Negociação Baseada em Estratégia por José Carlos Martins F. De Mello 2º Edição 2005 reimpressão 2008).

“Negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.”

(Artigo elaborado por Cícera das Dores de Caldas, Glicério Fernandes da Silva e Eliana Pessoa. Universidade de Brasília – UnB e Universidade Corporativa Correios – UNICO).

“Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações e que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições.”

(WANDERLEY,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com