TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS. PSICOLOGIA -Terceiro Semestre Uniderp

Artigos Científicos: ATPS. PSICOLOGIA -Terceiro Semestre Uniderp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 9

A Psicologia atuando na área da Pedagogia.

O tempo da psicologia no mundo é de 2 milênios, e desde esse tempo até hoje nos ajuda de forma grande. Quem nos ajudou foram os filósofos com suas ideias e formas de pensamentos grandiosos que faz com que o professor também reflita sobre a sala de aula.

Um exemplo é o Aristóteles (384-322 a.C) o principio ativa da vida era a psyché/alma. Isso se torna um grande exemplo de que até os filósofos têm suas criatividades para reflexões.

No século 19 a psicologia se torna um conteúdo muito estudado por filósofos e também têm estudado a Neurofisiologia. Dado todos esses estudos os mesmo descobriam no ano de 1846 Neurologia descobre uma doença mental que nada mais é uma ação direta ou indireta de diversos fatores que envolvem as células cerebrais. E há outros marcos muito importantes para a psicologia que acontece até hoje. Desde o Bahaviorismo que nasceu com Watson até Psicanálise que nasceu com Freud. Todos esses estudiosos ajudaram na educação, e em todas as áreas.

Podendo dizer que sempre é importante frizar o quanto a Psicologia é importante para a área da educação. Para poder-mos compreender o que cada criança passa em seu cotidiano temos que entender a fundo o que cada pensador diz. Como Piaget se dispões com os estudos reforçados a respeito de suas teorias muito utilizada como observação em classe de aula. A educação é primordial ao ser humano, e com a psicologia andando lado a lado. Pois a psicologia estuda a fundo a personalidade, o desenvolvimento. E cada pessoa tem em particularidade uma forma de ser e é assim que o estudo à psicologia ajuda o professor em seu dia-a-dia. Supondo que o aluno tenha problemas a entender conteúdos, dificuldade em provas, o professor pode recorrer a psicologia e entender o que o educando está passando.

PSICOLOGIA NA PEDAGOGIA

A Psicologia tem sido uma atividade natural do ser humano, desenvolvida de forma espontânea pelos seus sentimentos e emoções, na busca de tentar ajudar o próximo, é praticada e aplicada informalmente e sem interesse no cotidiano das pessoas; enquanto ciência busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano.

A Psicologia da educação caracteriza-se como uma área para onde convergem interesses e questionamento sobre o aprendizado e tudo correlacionado direta ou indiretamente, à problemática educativa escolar. Inicialmente a Psicologia estuda aspectos do desenvolvimento humano cognitivo, afetivo, social e motor perguntando se ao longo do tempo a criança deverá adquirir mais competências e mais capacidades durante o processo de desenvolvimento do individuo. “A questão da influência do meio sobre o desenvolvimento e o fato de que as reações características dos diferentes estágios sejam sempre relativas a um certo ambiente tanto quanto à própria maturação do espírito, nos levam a examinar no final desta breve exposição, o problema psicopedagógico das relações sócias próprias da infância.” (Piaget, 1972, p. 175)

Para o psicólogo educacional fica designado analisar a eficácia das estratégias educacionais, desenvolver projetos educativos, desenvolver as capacidades das crianças com dificuldades de aprendizagem em instituições educativas, estudando o funcionamento da mesma. Este profissional pode intervir como psicólogo clínico, em dificuldades da natureza mental e emocional, desde as perturbações de sono e alimentos até maus tratos e abusos sexuais, numa perspectiva educacional.

“A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola, mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.” (Piaget in Nova Escola. Edição 25, 2009, p. 89).

Para PIAGET o indivíduo passa por estágios de desenvolvimento começando desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena do raciocínio e atingida, ao atingir esta fase ele adquiriu a sua forma final de equilíbrio conseguindo o padrão intelectual que persistira durante a idade adulta.

A aprendizagem é um processo pessoal que envolve a totalidade da pessoa: o seu pensamento, as suas emoções e afetos, a sua história de vida. Por este motivo que não se pode ensinar a mesma coisa de mesmo modo a todas as pessoas, pois cada um absorve de modo diferente, mesmo que a informação seja a mesma.

É através desse conhecimento que o profissional desta área vai identificar o “porque” do comportamento de cada indivíduo no ambiente escolar. Ele vai estudar cada caso, analisar para encontrar onde esta a dificuldade e orientar qual o melhor caminho para os familiares ajudar o indivíduo no seu processo de aprendizagem.

QUADRO CONCEITUAL COM TEORIAS

TEORIAS PSICOLOGIA- ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUICOES PARA O AMBITO EDUCACIONAL

BEHAVIORISMO Nocões de comportamento Por Watson ser considerado um grande psicólogo e muito estudiosos passou às pessoas seus ditos e verdades, Na área da educação passou um certo critério de observação que é ter noções de

comportamentos.

GELSTALT Há uma grande parte inspirada da tendência teórica ligada a Filosofia. Ajuda o professor entender o homem como uma totalidade.

PSICANÁLISE Tem como a psicologia como ciência da consciência e da razão. Freud é o grande pensador que teve as reflexões. Pois para ele a partir dessa prática médica, a psicologia recebe uma grande importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo.

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA Tem estruturas cognitiva, valoriza a aprendizagem pela descoberta;

Foca do ensino está na significação do conteúdo aprendido;

Aprendizagem não arbitária; O professor deve vincular a nova informação, um conteúdo novo, com conceitos e preposições que já estavam presentes na estruturas cognitiva do aluno, para que aconteçam as assimilações.

A aprendizagem é dinâmica, vai sendo construída conforme são feitas as ligações de siginificados.

TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM Piaget, nessa teoria estuda a forma com individuo passa dos estados menor conhecimento aos estados de conhecimento mais avançado através de estágios de desenvolvimentos.

O conhecimento vem da interação com o meio em que vive.

Aprendizagem pela acomodação, assimilação e equilibracao. Conhecer os estágios do desenvolvimento facilita o planejamento escolar: Sensório motor ( do nascimento ao( 2 anos);

Pré-operatório ( 2 a 6 anos);

Operatório-concreto (7 a 11 anos);

Operatório-formal( 12 a 16 anos).

Esquemas mentais se modificam com o desenvolvimentomental, organizando intelectualmente o meio em que vive.

Algumas frases foram retirada do livro PSICOLOGIA-Uma Introdução ao Estudo de Psicologia.- pg. 42

Essas teorias e mais outras fazem com que o professor comece a refletir sobre a importância de ser-mos estudiosos, prestar-mos atenção nos estudos filosóficos, psicológicos. Pois a educação é necessitada de observações, de estudos e de existir um completo empenho do professor. Educar não é fácil, mas não se torna difícil com o desempenho pedagógico. Mas se o professor não agir de maneiras sensatas com cada aluno colocando na ponta do lápis o que o aluno passa e os teóricos podem dizer a respeito de cada maneira como deve-se estudar aquele aluno.

Por exemplo não é porque um aluno não é bem educado, tarefas não são feitas, ele demora a entender por diversas vezes o mesmo conteúdo quer dizer que nós como futuros educadores precisamos ler e entender Vygtsky, Piaget, até mesmo Paulo Freire.

TEORIAS DE APRENDIZAGEM.

“O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem’ (PINHEIRO. 2002)”.

Sabemos que todas as teorias de aprendizado foram estabelecidas em cima de pesquisas bem específica de cada teórico, e acreditamos que hoje elas são bem utilizadas no âmbito escolar. No entanto sabemos que não apenas uma teoria é utilizada nas decisões tomadas, mas às vezes se faz necessário à junção de algumas. Essas teorias ajudam muito os docentes no processo de desenvolvimento da aprendizagem, pois sendo assim o professor saberá lidar com situações de desmotivação, ansiedade e muitas outras dificuldades que os alunos desenvolvem.

“Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim, uma teoria adequada para cada tipo de objetivo. nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos e recursos” (BITTENCOURT,1999).

As importâncias das teorias são consideravelmente comprovadas a cada dia que passa, pois exerce um valor muito grande na vida dos professores e alunos

INTERFERÊNCIAS NO SABER DO SER HUMANO

A inteligência do ser humano é tudo, pois com ela se desenvolve várias maneiras de agir, lidar e até ser capaz de inventar produtos, concretizar estudos, tudo de um jeito satisfatório ao homem de maneira geral.

Porém o que será debatido são as interferência do desenvolvimento do homem. A saúde é tudo para o ser humano, pois sem ela não podemos sequer sair de casa para desenvolver atividades no meio social. E em casa temos que ter essa saúde querer que lá tudo esteja bem, sem conflitos, porque no começo de tudo o homem só vive bem quando o meio em que se vive está bem, quando o meio está desestruturado, pode-se saber que alguma coisa está acontecendo. E com a criança não é diferente, pois se ela está rebelde o meio em que ela está vivendo não está bom e lá se precisa de psicólogos competentes e de um professor que pode dar um amor que uma família pode fornecer. O professor só são educadores completos quando passa segurança ao aluno que está com deficiência de amor em casa. Além de saber que a vida está lhe proporcionando algo que se chama observação ao próximo.

Conflitos em casa todos podem ter, mas o aluno precisa de pessoa competentes para ajudar, porque como vamos avaliar um aluno sem saber a raiz de suas deficiências. Quando não se é em casa é na escola sofrendo bullying de coleguinhas e é também o que caracteriza uma pequena ou até mesmo uma grande falta de interesse.

Podemos concluir que a pessoa não está la só pra passar matéria e sim está la para ajudar ao próximo e deter todas as interferências de desenvolvimento, ajudando ao fundo de cada caso.

JOGOS, DESAFIOS PARA PROFESSORES E ALUNOS SE DIVERTIREM EM CLASSE DE AULA.

JOGO DESCRIÇÃO. (Faixa etária a que se destina,

Material necessário,

Regras do jogo,

Formas de participação) DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-SOCIAL-MOTOR.( Contribuições para o âmbito

Educacional)

JOGO DO ARREMESSO 2-3 anos.

O material de uso são garrafas PET (600ml) cheias de areia, fita crepe e giz.

Regras: O aluno deve esperar a sua vez de jogar e não pisar na linha traçada no chão.

Antes de ter a brincadeira em classe, o professor pede ajuda aos alunos para participarem da montagem. Afita crepe serve unicamente para fazer a linha no chão.

O aluno irá arremessar sua garrafinha para frente, eo professor marca com giz a distancia que cada um conseguiu, e depois mede-se com uma trena. E o Educador monta um gráfico no quadro negro mostrando quem conseguiu explicando para cada um a medida que alcançaram. Coordenação motora fina e grossa.

E SE EU FOSSE VOCE 7 anos.

O material é papel, lápis ou caneta.

A regra é as crianças ficarem em duplas, e cada uma delas fazendo perguntas ao colega, o aluno que fez a pergunta anota e pergunta o porquê. A brincadeira termina quando todos da classe falarem.

A contribuição é que solta a imaginação do discente de maneira realmente interessante, pois cada uma delas refletem sobre o que pode haver na natureza, nas cidades, entre outros locais.

URSINHO 5 anos.

O Material de Uso é um ursinho.

Regras: O professor e alunos ficam em círculo.

O ursinho passa de mão em mão, cada criança deve fazer alguma coisa, por exemplo: abraçar, fazer cócegas. E assim que terminar no ursinho, o aluno terá que repetir com os coleginhas. OBS: NÃO VALE AGREDIR, TENDO COMO PENA PUNIÇÃO( SAIR DO JOGO).

Tem uma super contribuição, pois desenvolve a Socialização e o Afeto de um por outro.

CAIXINHA DE SURPRESAS 7 anos.

O material de uso são: uma caixa, tiras de papel, canetas e um aparelho de som.

Regras: As crianças ficam em círculos, podendo estar sentadas ou em pé.

O professor irá elaborar tarefas com as crianças, como abraçar, cantar, contar causos de família. Escrever e colocar cada uma das questões em tirinhas de papéis. Esses papéis serão colocados dentro da caixa. O professor irá levar um radinho e ficará de costa com a turma e assim que a musica acabar ou for pausada a que criança que ficar com a caixa terá que sortiar um papel e cumprir o que esta la descrito. Será desenvolvido as expressões de sentimentos.

FORMANDO GRUPOS. 6 anos.

Regras: Os alunos devem formar grupos de acordo com a regra que o próprio professor estabelecer. E o professor diz como que seria o grupo que ele quer ( com bermudas, quem tem cabelo curto ou longo...)

O jogo termina quando o grupo em geral perder o interesse. Agilidade de movimentos, Atenção, Concentração e Socialização.

Alguns jogos foram copiados do site: http://pt.slideshare.net/profissionalizando/jogos-educativos-para-sala-de-aula-presentation.

“ No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e

significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças

recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo

que estão brincando.

Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já

possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca..” (1998,

p.27)

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

Podemos ver que os jogos de maneira geral são importante, pois desenvolve todos os estágios e fazem com que as crianças sentem fome de saber o mais, de saber como ficaria legal se elas tivessem uma meneira sempre de desenvolver o raciocínio lógico, a estrutura social perante outras crianças, tornando a brincadeira importante tanto para o divertimento quanto para a educação em geral.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

http://serra.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2013/04/jogos_educacao_infantil.pdf

http://pt.slideshare.net/profissionalizando/jogos-educativos-para-sala-de-aula-presentation

Livro PSICOLOGIA-Uma Introdução ao Estudo de Psicologia.- pg. 42

http://pt.slideshare.net/SimoneHelenDrumond/o-ldico-jogos-brinquedos-e-brincadeiras-na-construo-do-processo-de-aprendizagem-na-educao-infantil-simone-helen-drumond

http://serra.multivix.edu.br/wp-content/uploads/2013/04/jogos_educacao_infantil.pdf

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 1998. Pg 27.

...

Baixar como  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »