TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - contabilidade de custos

Projeto de pesquisa: ATPS - contabilidade de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ATPS – CONTABILIDADE DE CUSTOS

DOURADOS MS

2013

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ATPS – CONTABILIDADE DE CUSTOS

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Dourados, da Anhanguera Educacional, como requisito parcial obtenção do grau de Bacharel em Administração, sob á orientação da Profa. Ma. Rozana Carvalho Pereira.

DOURADOS MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

Definição de Custos Diretos 05

Definição de Custos Indiretos 06

Custo Médio Ponderável Móvel 07

Demonstrativo de Custos Diretos e Indiretos 10

Apropriação dos Custos aos Produtos 10

Margem de Contribuição 11

Ponto de Equilíbrio 12

CONCLUSÃO 13

BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO

Nesta Atividade Pratica Supervisionada tivemos como objetivo principal evidenciar a importância da Contabilidade de Custo nas empresas, que nada mais é que o ramo da contabilidade que trata dos gastos incorridos na produção de bens e/ou serviços, descobrindo então que sem esse levantamento de dados ela ficaria sem controle de seus balanços e lançamentos, pois suas informações facilitam em várias áreas gerenciais da empresa, que as tomando por base dão inicio ao planejamento e controle nas tomadas de decisões.

Demos inicio classificando de forma sucinta o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. Durante este processo podemos observar onde cada conta será destinada no balanço da empresa, facilitando a análise dos custos incorridos. Assim também como podemos distinguir os segmentos de negócio que se classificam como industrialização pelo sistema de Produção em Série ou por Processo e aqueles que se caracterizam como Produção por Ordem ou Encomenda. Logo após o esclarecimento destes termos fizemos cotações de preço da matéria-prima utilizada na preparação de um hot-dog calculando os custos que existem durante seu processo. Tomando conhecimento dos materiais que seriam utilizados na preparação dos produtos a serem comercializados pela empresa foram feitos os lançamentos de compras, com base na lista de matérias-primas e de itens de embalagem para uma produção mensal.

Em seguida realizamos uma pesquisa numa empresa de nossa região para saber sobre a importância da gerência de uma empresa com base em centro de custos. Onde o rateio dos custos dos departamentos de apoio e produtivos também estão inteiramente ligados.

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

✓ Promover estudo, a convivência e o trabalho em grupo;

✓ Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado;

✓ Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

DEFINIÇÃO DE CUSTOS DIRETOS

Custos diretos são aqueles identificáveis com cada produto de maneira clara, direta e objetiva; a associação e apropriação se processam através de mensuração direta.

Ao definirmos materiais diretos como adequadamente qualificáveis e não como precisamente quantificáveis, como seria desejável, estamos admitindo que tal quantificação nem sempre é simples, pois, embora a quantidade de materiais presente no produto seja sempre a mesma, as perdas normais de processo não o são. Isso ocorre porque os fatores que as provocam têm as mais diferentes origens e, apesar de serem administráveis, dificilmente são iguais para todas as produções, logo, a quantidade de materiais diretos acaba sendo variável de uma unidade para outra, o que dificulta a condição de precisão.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de custos diretos:

 Matéria-prima usada na fabricação dos produtos;

 Mão-de-obra direta;

 Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

DEFINIÇÃO DE CUSTOS INDIRETOS

Custos indiretos são aqueles alocados a cada produto através de estimativas e aproximações; a associação pode conter subjetiva e o grau de precisão da mensuração é baixo.

Normalmente, a dificuldade de quantificação ocorre sempre que a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com