TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiministraçao De Produçao

Pesquisas Acadêmicas: Adiministraçao De Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

3

APRESENTAÇÃO

Esta apostila é entendida como um curso introdutório à disciplina Administração daProdução e Operações, ou disciplinas correlatas, como Administração da Produção,Programação e Controle da Produção.Enfatiza-se a integração dos assuntos às tendências da administração moderna, quetem na procura sistemática da melhoria da produtividade um dos pontos fundamentais semdeixar de lado o foco no comportamento do consumidor, assim como nos reflexos do processo de globalização sobre o “chão da fábrica” e nas atividades indiretas das empresas brasileiras.Com essa visão, este trabalho pretende fornecer subsídios para que o leitor possaadquirir informações que o levem a tomar decisões corretas no desenvolvimento do seutrabalho. Contudo, é bom que se diga, os assuntos aqui abordados em nada revolucionam astécnicas administrativas, mas têm a virtude de trata-las de modo simples, numa linguagemassimilável. Objetiva associar temas mais recentes com outros mais tradicionais,introduzindo o leitor nos fundamentos técnicos da administração da produção.

4

INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES1. CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

De uma forma geral, a Administração da Produção e Operações diz respeito aquelasatividades orientadas para a produção de um bem físico ou á prestação de um serviço. Nestesentido, a palavra “produção ” liga-se mais de perto ás atividades industriais, enquanto quea palavra “operações” refere-se ás atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nasindústrias, as tarefas que são o objeto da Administração da Produção encontram-seconcentradas prioritariamente na fábrica ou planta industrial. Nas empresas de serviços, asatividades ligadas a “operações” são espalhadas, sendo que ás vezes é difícil reconhecê-las.

1.1DISTINÇÃO ENTRE PRODUTOS E SERVIÇOS

A atividade industrial, em sua forma mais característica, implica na fabricação deum produto físico, tangível, tal como uma geladeira, um automóvel, um sabonete. Por suavez, um serviço é prestado, e a prestação desse serviço implica em uma ação, embora meiosfísicos possam estar presentes para facilitar ou justificar o serviço. Quando somosexaminados por um médico, a prestação de serviços consiste na ação exame – diagnóstico – prescrição. Quando estudamos em uma universidade, a prestação do serviço consiste emcolocar á nossa disposição os conhecimentos dos professores, dos livros, das revistas, etc. Nesses dois casos, não há um bem físico envolvido, embora meios físicos sejam usados na prestação de serviço. O médico utiliza-se de instrumentos para o exame, e a escola precisater salas de aula, quadro-negro, giz, biblioteca, etc. Esses meios físicos são indispensáveis,mas não constituem o serviço em si.Por outro lado, para que produtos e serviços sejam oferecidos ao público, asatividades correspondentes devem ser planejadas, organizadas e controladas, e é aqui que se justifica que ramos tão diferentes naquilo que colocam á disposição dos clientes possam ser estudados em conjunto. Em ambos os casos, é necessário por exemplo determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com