TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Da Produçao

Ensaios: Adm Da Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

A Administração de Produção e Operações é o gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização. Refere-se à direção e ao controle dos processos que transformam insumos em produtos e serviços.

A Administração da Produção visa para organização mais qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e redução de custos. Neste presente trabalho serão expostos alguns conceitos e técnicas que auxiliam na realização dos objetivos.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO:

Nos tempos passados já existia a visão da industrialização e hoje vem se adaptando. Antigamente o homem transformava a pedra em ferramentas. E em seguida veio o artesão produzindo com mais organização e detalhes de perfeccionismo dos seus produtos. Ao passar do tempo o artesão foi substituído pela indústria, nesta pequena citação já podemos ver a evolução da administração de produção. A partir destes pequenos eventos surgiram às competitividades de manufatura de seus produtos, com a necessidade cada vez mais de inovar seus produtos o ser humano começou a desenvolver novas tecnologias e modernidade para que atendesse seus clientes. Em seguido começou a industrialização de maquinas e empresas grandes cada vez mais automatizadas, com foco de produzir mais e mais, de se atingir novos mercados surgindo às importações e exportações, aplicando novas técnicas, teorias administrativas, ferramentas administrativas, métodos científicos, qualidade e entre outros aspectos.

A administração da produção compreende há uma vasta gama de assuntos, que não devem ser vistos de forma isolada sob pena de perderem seu significado conjunto. As atividades de administração da produção acontecem a todo o instante, em número e freqüência muito maiores do que possam parecer. Ligada a função produção que compreende um conjunto de atividade que levam a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanhando o homem desde sua origem.

Com o passar dos anos, muitas pessoas se revelaram habilidosas na produção de determinados bens, e começaram a produzi-los conforme solicitação e especificação de terceiros.

A produção artesanal começou a entrar em decadência com a Revolução Industrial. Essa revolução influenciou na maneira que os produtos eram fabricados, e trouxe consigo algumas exigências, tendo a padronização de produtos, processos de fabricação, treinamento e habilitação da mão- de- obra, criação e desenvolvimento de quadro gerencial e de supervisão, desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle financeiro de produtividade e de técnicas de vendas.

O cotidiano atual nos mantém imerso, de tal forma, nas atividades de produção que julgamos ser necessário emergir deste contexto para visualizar e compreender o funcionamento destas atividades, a fim de poder administrá-las com maior propriedade. As atividades da administração da produção remontam à origem do ser humano, mas começaram a ter ênfase especial no início da revolução industrial, por volta de 1780, quando seu estudo e evolução aceleram-se, vertiginosamente.

Vários cientistas e estudiosos, como Taylor, Fayol, Ford dentre outros, contribuíram de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com