TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Em Log

Artigos Científicos: Adm Em Log. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

Questões :

Utilize o material de apoio das Aulas 1, 2 e 3

1- O que é Logística?

"Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística está intimamente ligada às ciências humanas, tais como a administração, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos. Creio que estas palavras tenham definido esta área tão importante para o sucesso de uma empresa.

2- Explique com suas palavras as 3 fases da evolução da Logística.

1ª fase (antes de 1950) era a fase onde tudo que se produzia era vendido e não havia questionamento por parte do cliente com prazo de entrega e nem a qualidade do produto, As expectativas dos clientes eram apenas de conseguir adquirir produtos industrializados. Onde a demanda era superior a oferta dos produtos industrializados no mercado.

2ª fase (de 1950 a 1975) fase essa de reconstrução. O cenário de desenvolvimento deu margem à decolagem para as teorias e práticas da Logística, o que antes era utilizada nas organizações militares. Já nesta fase estava ligada ao pensamento administrativo que tomava a atenção das Universidades Norte-Americanas. Dois nomes podemos citar, onde tiveram a astúcia de trazer aquele momento econômico à uma administração voltada ao controle de armazenagem e distribuição, e esses nomes são: Peter Drucker e Ronald Ballou.

3ª Fase (após 1980) –A associação da tecnologia nos processos operacionais e de controle foi uma marca dos grandes avanços no gerenciamento da Logística. Os modelos de produção enxuta (produzir somente o necessário), baixos estoques (Just in time) e o aumento na rotatividade de estoques puderam ser considerados como as novas ferramentas tecnológicas, dando a disponibilidade das informações precisas no andamento das aquisições de matérias-primas e entregas de produtos acabados aos clientes.

3- Verifique na aula 1 e comente qual o segmento que tem maior e menor custos logísticos totais ?

Conforme a tabela acima, a indústria Alimentícia tem o maior custo logístico no total de 34, pela análise feita sobre sua necessidade de armazenagem e distribuição onde acabam encarecendo o custo total.

Já encontra partida, a indústria Farmacêutica tem o menor custo logístico no total de 8, pelos seus custos logísticos não apresentarem maiores movimentações e distribuição.

4- Explique com suas palavras os quarto fatores-chave da cadeia de suprimentos.

Os 4 fatores-chave da cadeia de suprimentos são: Estoque, transporte, instalações e informação.

Estoque: Seu papel é aumentar a quantidade de demanda que pode ser atendida e reduzir custos explorando quaisquer economias de escala. É um fator gerador de custos, mas que aumenta a responsividade. Ele apóia a estratégia competitiva da empresa. Se a empresa precisa ser mais responsiva, deve aumentar seus estoques e aproximá-los dos clientes enquanto pode centralizar o estoque e reduzi-lo para tornar-se mais eficiente.

Transporte: Movimento de estoque de um ponto a outro através de várias combinações de meios e rotas. Um transporte mais rápido (utilizando diferentes meio e quantidades) contribui para a responsividade. Para clientes que querem responsividade, usa-se transporte mais rápido (mais caro) e para os clientes em que o preço é fundamental, utiliza-se meios mais eficientes.

Instalações: Locais na rede da cadeia onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. A empresa pode obter economia de escala se o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com