TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estaticas

Dissertações: Adm Estaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 11

NOME DO AUTOR

SAMARA DE SOUZA CAITANO

ESTATÍSTICAS

Trabalho de administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para produção textual Interdisciplinar.

Orientador: Prof.ª Vânia Silva, Regis Garcia, Helenara Sampaio, Monica Silva, Marcelo Viegas, Regina Malassise, Rodrigo Trigueiro.

Irecê

2013

Introdução

O texto, deste trabalho, enfoca a definição de estatística e a sua aplicação nas organizações empresariais e sua implicação neste contexto. Não entram no mérito as técnicas e métodos empregados pela estatística. A constatação de que os fatos sempre ocorrem dentro de um contexto determinado nos induzem a concluir que os consumidores ao preferirem algum produto tem um motivo e esses motivos podem ser desvendados com o uso de técnicas apropriadas. E é ai que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social. A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa,ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa.Não nos comunicamos apenas pela escrita; o conjunto de fatos diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarecem muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas dentro da organização, verificando os motivos que condicionam tais ações e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada individuo, analisando, por fim, a melhor maneira de lhe dar com esse comportamento dentro de um sistema organizacional. A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística com abordagens de qualidades e suas técnicas.

Desenvolvimento

A estatística é a área da matemática que, coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. A estatística planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele manter bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade de produção de uma empresa. Na empresa, a estatística acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajusta-los a situações praticas. Sendo assim, a estatística pode e ajuda muito as empresas através das analises de probabilidade para preverem seus planejamentos, para assim obter melhores resultados e lucros. A estatística é uma área muito ampla. Conta é o que não falta no currículo, fundamentado em conhecimentos de matemática, métodos estatísticos, calculo e teoria das probabilidades, entre outros.Para isso e necessário que o estudante tenha raciocínio lógico e muita disposição para lidar com números.

O uso da estatística não é restrito somente aos profissionais da área matemática, pois ele abrange muitas outras áreas de trabalho como, por exemplo:

- Bioestatística que determina e organiza os dados de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e saúde.

- Computação que elabora programas de estudos estatísticos

- Indústrias que realiza estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

Os números índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupo de variáveis relacionado entre si e obter um quadro simples e resumido das mudança significativas. Não nos comunicamos apenas pela escrita; o conjunto de fatos diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarecem muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social. Mediante o emprego de números índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo,diferença entre lugares, entre categorias semelhantes.Com o desenvolvimento da própria estatística foi possível obter dados e analisa-los de forma mais eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.Mas é nas empresas que ela demonstra toda sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção, censos demográficos ajudam o governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social, com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento, o sistema empresarial utiliza a estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.É no ambiente interno em que convivem os membros da empresa, estando, portanto relacionados com seu grau de motivação e satisfação. É influenciada pelo conjunto de crenças e valores que regem as relações entre as pessoas, determinando o que é bom ou ruim para elas e para a organização como um todo. Assim o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com