TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estratégica

Monografias: Adm Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  2.528 Visualizações

Página 1 de 5

1) Usando o balanço de uma grande empresa do mercado, busque a empresa no jornal a gazeta mercantil, utilize seu balanço para realizar o seguinte estudo:

a) Calcule seu desempenho financeiro através dos seguintes índices contábeis:

 Índice de lucratividade;

 Índice de Liquidez;

 Índice de Alavancagem e

 Índice de Atividade.

b) Após interpretá-los, avalie a vantagem competitiva da empresa escolhida perante o seu mercado de atuação. (Capítulo 1 “Administração Estratégica e Vantagem Competitiva” páginas 12 a 14, caso exemplo).

2) Por que você precisa saber sobre Estratégia?

R- É necessário o conhecimento e o estudo, pois fornece ferramentas essenciais que formam base para escolhas e implementação de uma estratégia que gere vantagem competitiva no mercado, de forma que a empresa prospere e tenha clareza nos objetivos e na soluções de problemas.

a) Examine os seguintes sites corporativos e determine se as estratégias buscadas por essas empresas foram emergentes, deliberadas ou ambas, Justifique sua respostas com base em informações contidas nesses sites:

 WWW.walmart.com

 WWW.ibm.com

 WWW.cardinal.com

WALMART – Possui os dois tipos de estratégia. A deliberada pois desde 1995 procurou ser a melhor loja varejista com excelência e busca até hoje. E também aplica-se a estratégia emergente quando ela lança sua loja virtual em 2008, e volta seu mercado com ênfase a unidades sustentáveis, ou seja, muda radicalmente a forma de pensar e agir, implementando novas estratégias para ganhar mercado.

IBM – Aplica – se a estratégia emergente, pois ao longo do tempo a empresa desenvolve uma diversidade de produtos e linhas diferenciadas de equipamentos eletrônicos, observando oportunidades que não existiam no mercado e testando produtos e serviços, até torna-se uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

CARDINAL – Estratégia deliberada, pois atua há 25 anos com a estratégia de fabricação de equipamentos hospitalares sem modificar suas bases em novos segmentos ou produtos.

3) Entendendo o Ambiente Geral de uma Empresa.

a) Qualquer análise das ameaças e oportunidades com que uma empresa se depara deve começar com um entendimento do ambiente geral em que ela opera, pois, podem ter impacto em suas escolhas estratégicas. Diante do exposto cite os seis elementos inter-relacionados enfrentado pelas empresas, explique cada um deles.

MUDANÇAS TECNOLÁGICAS - Obtém oportunidades e ameaças, que mudam a forma de atuação do setor. Ex: Internet, música digital, biotecnologia entre outras.

TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS – São as características de uma determinada população de acordo com o sexo, idade, estado civil e entre outros parâmetros que influencia o padrão de consumo. Conhecendo essas informações básicas sobre a população pode ajudar as empresas a determinar produtos e serviços.

TENDÊNCIAS CULTURAIS – são os conjuntos de crenças, valores e normas que dirigem o hábito de consumo e as preferências das pessoas. Ex: rejeição de hábito de fumar, preferências por uma determinada cor ou sabor. Deixar de entender mudanças na cultura, ou diferenças entre culturas, pode ter um impacto muito grande na habilidade de ganhar vantagem competitiva.

CONDIÇÕES ECONÔMICAS OU CLIMA ECONÔMICO: São os conjuntos indicadores econômicos que influenciam a atividade empresarial e a demanda por bens e serviços. Ex: Taxa de inflação, taxa de câmbio, crescimento do PIB, setor aéreo e outros.

CONDIÇÕES LEGAIS E POLÍTICAS - Refere ao impacto das leis e do sistema legal nos negócios, juntamente com a natureza geral do relacionamento entre empresas e governo, ou seja, são as variáveis legais e políticas que impactam os negócios. Ex: Aumento de impostos, proibição de beber e dirigir, exemplos que impactam a competitividade das empresas.

ACONTECIMENTOS INTERNACIONAIS ESPECÍFICOS – Acontecimentos que ocorrem fora do país mas que vão repercutir nas empresas locais.

4) Explique o modelo Estrutura-Conduta-Desempenho e correlacione ao modelo de cinco forças de Porter?

O modelo ECD é uma abordagem para entender o relacionamento entre o ambiente de uma empresa, seu comportamento e desempenho. O termo estrutura refere-se a estrutura de setor, números de concorrentes, custos de entradas e saídas e entre outros. A conduta é referente a estratégia que as empresas implementam para a busca de ganho na vantagem competitiva e o Desempenho preocupa-se com o desempenho individual das empresas de um setor e da economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com