TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estratégica

Dissertações: Adm Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Como aliar estratégia e gestão

O mundo corporativo vem se aperfeiçoando cada vez mais. Alguns mercados foram ampliados e outros ficaram saturados, o poder de compra aumentou em determinados segmentos econômicos, surgiram novas demandas, a tecnologia ficou mais próxima de um grande número de empresas e pessoas e a inovação passou de diferencial para um importante fator de sucesso nos negócios.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas tenham um bom planejamento de negócios para nortear de maneira estruturada suas ações a fim de atingirem os objetivos organizacionais, como, por exemplo, melhorar os resultados, ampliar a participação no mercado, conquistar novos clientes etc.

Clemente Nóbrega, em seu livro “A Ciência da Gestão”, define que estratégia é fazer melhor que seus competidores sendo diferente deles. É ter um modelo de negócios definido e viável, onde se definem as fontes de recursos, os cenários em que a empresa está inserida, prever os caminhos a seguir, avaliar os ambientes e também definir as contingências, identificando a missão, visão, valores, pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado.

1. Fique atento a implementação do plano de negócio

Mas somente planejar ou ter uma ou mais estratégias bem definidas não basta: é necessário que os planos “saiam do papel” ou das planilhas financeiras. Oscar Motomura, presidente da Amana-Key, empresa considerada como um centro de excelência em gestão e que tem como uma de suas missões, provocar inovações radicais em gestão, define que “Boas idéias não geram resultados. É a implementação dessas idéias com excelência que gera…”. A Gestão, nesse contexto, pode ser definida como uma disciplina, ou seja, um conjunto de conhecimentos codificados, cujo foco é a obtenção de resultados.

2. Monitore e reveja seu planejamento para que ele não fique descolado da realidade

Definitivamente complementares entre si, observamos, na maioria das vezes, o foco exagerado em somente um dos lados, o que tende a apresentar problemas inesperados para a empresa. Tomando como base que Peter Drucker considerou a Gestão como a maior inovação do mundo empresarial do século XX e que cada vez mais o desafio se torna colocar em prática as estratégias desenhadas para toda a organização, identificamos o mesmo nível de importância para a Estratégia e para a Gestão.

Portanto, a gestão deve garantir a implementação do que foi efetivamente estruturado e definido na estratégia, bem como avaliá-la e revê-la constantemente, não permitindo que o planejamento estratégico se torne mais um estudo do “pessoal da alta direção” e que não exista conexão com a realidade do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com