TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da ProduçãoI

Monografias: Administração Da ProduçãoI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 16

ANÁLISE PRODUTIVA E ORGANIZACIONAL

Carla Barreto de Oliveira Ferreira

Eliana Gueze Crispim

RESUMO

A empresa MIZU S/A atua no mercado nacional brasileiro na produção de cimento. O objetivo principal dessa empresa é aproveitar sua privilegiada localização, com visão no mercado internacional, se articulando para exportar sua gama de produtos no próximo ano.

Sendo assim vamos mostrar o posicionamento estratégico e as vantagens da localização da empresa e como essa localização contribui para diminuição do custo de transporte e redução do prazo para entrega do produto ao cliente.

Vamos falar sobre seu arranjo físico interno, que na área industrial é constituído em linha e na área administrativa por um arranjo físico por processo. Mostraremos também a estratégia de produção da empresa, que é de baixo para cima, pois as decisões partem da cúpula junto com as lideranças de fábrica.

Veremos que a empresa não possui visão, missão e valores, trabalha com política de qualidade, buscando continuamente a melhoria de seu desempenho. Sua estratégia de recursos humanos é voltada para o aumento da produção.

Palavras-chave: Análise produtiva e organizacional. MIZU S/A. Localização estratégica. Arranjo físico. Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho interdisciplinar, envolvendo as matérias Administração de Recursos Humanos I, Administração da Produção I e Cultura e Poder nas Organizações, é realizar uma análise produtiva e organizacional da empresa MIZU S/A, que atua no mercado nacional brasileiro na produção de cimento, aplicando-se assim os conhecimentos adquiridos nas disciplinas citadas acima.

A empresa atua no mercado há mais de 15 anos, compreendendo diversos segmentos como: concreto dosado em central, aglomerantes e cimentos especiais, agregados para construção civil.

O objetivo deste trabalho é conhecer a realidade empresarial, fazendo uma análise dos processos produtivos e organizacionais da empresa. Nesse processo, importantes dados foram coletados: descobriu-se, por exemplo, que no setor de Recursos Humanos, a MIZU S/A não possui visão, missão e valores, preferindo trabalhar com política de qualidade, voltando-se para o aumento da produção.

Outra importante característica da empresa é que, atualmente, ela tem seu foco voltado para o mercado internacional, visando iniciar no próximo ano a exportação de seus produtos. Para isso, ela se aproveita de sua privilegiada localização: próxima da Acellor Mittal, principal fornecedora da matéria prima, e próxima ao porto de Tubarão, o que lhe confere grande facilidade no transporte de seu produto por vias marítimas.

Apresentação da empresa:

• Razão Social: Mizu S/A;

• CNPJ: 01.797.671/0001-98;

• Endereço: Estrada de acesso ao porto de praia mole, s/n, Ponta de Tubarão, Vitória;

• Porte: Empresa de grande porte (Faturamento anual maior que R$ 300 milhões);

• Área de atuação no mercado: A MIZU S/A atua no mercado nacional brasileiro na produção de cimento. Com visão no mercado internacional pretende aproveitar sua privilegiada localização e esta se articulando para exportar sua gama de produto no próximo ano.

Descrição dos produtos

• Cimento CPII E 40 RS

• CP- cimento Portland

• II - cimento composto (66% clínquer + 34% de escoria)

• E – escoria de alto forno

• 40 - Resistência mínima de 28 dias

• RS – Resistência a sulfatos

Cimento CPIII 40 RS

• CP - Cimento composto ;

• III – Tipo de mistura (70% escória + 30% clinquer e cpind – calcário + gesso + clinquer);

• 40 – Resistência mínima de 28 dias;

• RS – Resistência a sulfatos.

Cimento CP5 ARI

• V – Cimento com 95% de clínquer e 5% de carbonáticos;

• ARI – Alta resistência inicial.

Posicionamento estratégico:

A MIZU S/A está localizada em um ponto estratégico, ao lado da Acellor Mittal, principal fornecedora de matéria prima (escória de alto forno). Esta localização facilita o escoamento da escória produzida pelos altos fornos diminuindo o custo de transporte e fluxo intenso de caminhões pela cidade transportando material perigoso quando acabado de ser produzido. Isso também resulta em um menor preço final para o cliente melhorando a competitividade frente a seus concorrentes.

Localizada próximo ao porto de Tubarão encontra grande facilidade no transporte de seu produto acabado por vias marítimas que futuramente começará a ser exportado.

Localizada próximo a uma malha ferroviária que facilita o transporte pelo modal ferroviário para outras regiões do Brasil.

Vantagens da localização da empresa:

A MIZU possui contrato com duas transportadoras com o cimento ensacado, uma destinada a atender a região metropolitana de Vitória e a outra destinada a atender as demais regiões do Brasil.

Com sua localização estratégica na região metropolitana de Vitória, ela consegue entregar seu produto com prazo de entrega reduzido de até 24h, o produto é produzido e entregue ao cliente. E para as demais regiões 48h.

Enquanto o cimento a granel possui em média 4 transportadoras que levam o cimento da fábrica até o destino final em um prazo imediato depois de programado, pois sempre possui a disposição do cliente caminhões silo para atendê-los.

Arranjo físico produtivo:

Assim como a maioria das indústrias, seu arranjo físico interno é constituído em linha na área industrial, obedecendo a uma sequência de produção ao passar por várias unidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com