TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aespi

Artigo: Aespi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 6

Uma pizzaria que oferece serviços delivery verificou estatisticamente que 70% de seus clientes solicita que os pedidos sejam entregues a domicilio enquanto os demais retiram os pedidos diretamente no estabelecimento. Para fazer frente aos pedidos, o proprietário trabalha com cinco motoboys.Considerando que ele fornece, em média, 12 pizzas por hora, qual a probabilidade de não poder atender a todos os pedidos em uma determinada hora qualquer? Observação: cada motoboy efetua duas entregas, em média, por hora.

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ – AESPI

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

PROFESSOR: GILBERTO SANTOS FERREIRA

PONTO DE EQUILÍBRIO

Os tempos atuais, marcados pela competição, avanço vertiginoso da tecnologia e uma gestão participativa, demandam grandes mudanças no modo como as organizações gerenciam seus recursos e medem seus resultados.

A busca constante pela excelência empresarial desencadeia a necessidade de melhores informações gerenciais, extrapolando a visão de indicadores econômicos e financeiros apresentados pelo Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício, para uma análise sistêmica das estratégias da organização, alinhadas aos indicadores de performance financeiros e não financeiros.

Os controles internos exercidos pelas empresas, quando bem organizados servem de excelentes fontes de informações para o gestor, possibilitando, dessa forma, projetar cenários e encontrar alternativas que resultem em tomadas de decisões precisas e seguras para a organização.

Possuir um sistema de custo bem definido é uma outra fonte de informação, que quando bem utilizado propicia a tomada de decisões capazes de garantir o atingimento dos objetivos da entidade.

A grande vantagem do uso dos conceitos da Contabilidade Gerencial é em função da simplicidade, facilidade e agilidade que se tem na manipulação dos dados financeiros e não financeiros, tornando possível a sua aplicação em vários segmentos da organização na busca de informações para auxiliar a sua gestão. Uma das informações contempladas pela Contabilidade Gerencial é o ponto de equilíbrio, sendo este o objetivo deste artigo, através da abordagem de seus conceitos, tipos, vantagens e limitações.

Ponto de Equilíbrio – Seus conceitos

Segundo Santos (2000, p.166) a análise do equilíbrio entre receitas de vendas e custos, torna-se indispensável como instrumento no processo de decisão gerencial. Um dos fatores para o sucesso financeiro de uma empresa está diretamente condicionado à existência da melhor informação gerencial. Para o autor, “o ponto de equilíbrio será obtido quando o total dos ganhos marginais, que é a somatória de todos os produtos comercializados, equivalerem ao custo estrutural fixo do mesmo período de tempo objeto de análise”.

Perez Jr. (1999, p.191) comenta que a expressão ponto de equilíbrio, tradução do termo em inglês, break-even-point, refere-se ao nível de vendas em que não há lucro nem prejuízo, isto é, no qual os gastos totais (custos totais + despesas totais) são iguais às receitas totais.

De acordo com Wernk (2001, p.49) o ponto de equilíbrio representa o nível de vendas em que a empresa opera sem lucro ou prejuízo. Ou seja, o número de unidades vendidas no ponto de equilíbrio é o suficiente para a empresa pagar seus custos fixos e variáveis sem gerar lucro.

Horngren et al. (2004, p.41) define o ponto de equilíbrio como sendo o nível de vendas no qual a receita se iguala às despesas e o lucro é igual a zero.

Para Leone (2000, p.424) e Martins (2000, p.273) o ponto de equilíbrio é o nível de produção onde os custos se igualam às receitas, ou ainda, nasce da conjugação dos custos totais com as receitas totais.

Para uma melhor compreensão dos conceitos apresentados é ilustrado abaixo, através da figura 01 a representação gráfica do ponto de equilíbrio

Tipos de ponto de equilíbrio

Segundo Wernke (2001, p.50) dependendo da necessidade da empresa ou do gestor, o ponto de equilíbrio possibilita adaptações que suprem as informações gerenciais não possuídas. Essas adaptações originam tipos de ponto de equilíbrio distintos que se ajustam às diversas situações de planejamento das atividades da empresa, como por exemplo: em algumas situações é necessário fazer o estudo do ponto de equilíbrio em valor e em outras situações é recomendável a determinação do ponto de equilíbrio em unidades.

Do ponto de vista gerencial a análise do ponto de equilíbrio, seja ela em termos monetários ou em termos de unidade, é um instrumento precioso para a gerência visualizar a situação econômica global das operações e tirar proveito das relações entre as variáveis custo-volume-lucro.

Wernke (2001, p.50) menciona que dependendo da necessidade da informação e da fórmula como é calculado, o ponto de equilíbrio recebe denominações diferentes, conforme demonstra a figura abaixo.

Ponto de Equilíbrio Contábil - PEC

O Ponto de Equilíbrio Contábil pode ser calculado em quantidade física (q) e em valor monetário (R$).

PEC em unidades (PECq)

Perez Jr et al. (1999, p.192) descreve que o ponto de equilíbrio contábil em unidades define a quantidade de unidades que se deve produzir e vender. Para definir essa quantidade divide-se o gasto fixo total (custo fixo somado à despesa fixa) pela margem de contribuição unitária (diferença entre o preço de venda e o gasto variável). A divisão dos gastos fixos pela margem de contribuição unitária demonstra a quantidade de produtos que devem ser fabricados e vendidos para cobrir os custos fixos.

Wernke (2001, p.50) define o ponto de equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com