TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação

Tese: Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a historia mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.

O sistema econômico vigente privilegia o lucro e o investimento voraz em produção. O que ocorre, é que, para tanto, são necessárias infinitas reservas naturais que possam ser exploradas pelas grandes indústrias.

Os recursos naturais utilizados pelas indústrias em sua maioria são não renováveis, é muito provável que a crise ambiental que o planeta experimenta não possa ser freada caso as pessoas e as nações não se conscientizem a tempo. Ao mesmo tempo em que os avanços econômicos trazem o desenvolvimento e o bem-estar dos povos, corrompe as reservas naturais, principalmente as dos países subdesenvolvidos, como o Brasil.

Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea. Leff (2011) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.

A reciclagem é uma saída para amenizar a quantidade de lixo produzida por cada

Pessoa. Ela consiste na separação (seleção) e recuperação dos diferentes tipos de materiais orgânicos e inorgânicos (vidros, papel, plástico, metal, etc.). A seleção e a recuperação do lixo já é uma prática rotineira e generalizada, principalmente, em países desenvolvidos. Todo o óleo de cozinha utilizado deveria ser reaproveitado de maneira correta evitando danos ao meio ambiente, é preciso, além da conscientização, atitude sensata em relação ao. Reaproveitamento, evitando a poluição. A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte ideal do produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão.

O óleo de cozinha que vai para o ralo da pia chega ao oceano pelas redes de esgoto. Em contato com água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.

Por isso, faz- se necessário que cada um tenha consciência da importância da preservação. Do meio ambiente, buscando agir em prol da conservação de um planeta melhor para todos.

OBJETIVOS GERAIS:

Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam meio ambientes e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.

• Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;

• Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.

• Conscientizar as crianças sobre a importância do homem na transformação do meio em que vive e o as interferências negativas tem causado á natureza;

• Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.

• Incorporar a rotina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com