TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Demonstrações Financeiras

Ensaios: Analise Demonstrações Financeiras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  2.662 Visualizações

Página 1 de 4

1) A ideia central de criar indicadores de liquidez está na necessidade de avaliar a capacidade de pagamento da empresa. A palavra liquidez em finanças significa a disponibilidade em moeda corrente para fazer pagamentos. Decorre de líquido e liquidação. Liquidar significa extinguir obrigação. Um ativo líquido é um ativo sem possibilidade de redução. Portanto, os índices de liquidez querem medir se os bens e direitos da empresa (ativos) sã suficientes para a liquidação das dívidas. Os ativos podem ser classificados quanto à sua condição maior ou menor de se tornarem líquidos. Isso quer dizer que existem ativos mais líquidos que outros. O ativo mais líquido existente nas empresas é o numerário em caixa, seguido dos depósitos em bancos. A seguir, vêm as aplicações financeiras de curto prazo, pois rapidamente podem se transformar em dinheiro. Depois, seguem os valores a receber e os estoques, como os principais ativos realizáveis. Na linguagem contábil e financeira, denomina-se realização o processo de um ativo transformar-se em dinheiro. Dessa maneira, existe a possibilidade de avaliar a liquidez de diversas maneiras. Os indicadores de liquidez procuram evidenciar a condição da empresa de saldar suas dívidas. São indicadores extraídos apenas do balanço patrimonial, razão por que são considerados indicadores estáticos. Quer dizer que, no momento seguinte, poderão ser alterados por evento que modifique os elementos patrimoniais são utilizados para medir a liquidez.

Assinale a alternativa correta das frases referentes a índices de liquidez:

I) Liquidez Corrente: esse indicador trabalha com todos os ativos realizáveis e todos os passivos exigíveis, aglutinando os classificados de curto prazo com os de longo prazo. Portanto, é um indicador que mostra a capacidade de pagamento geral da empresa, tomando como numerador os ativos circulantes e realizáveis a longo prazo e como denominador os passivos totais (circulante e exigível a longo prazo).

II) Liquidez Seca : Esse indicador é um prolongamento do índice de liquidez corrente. A base conceitual sobre a qual é estruturado é a maior dificuldade de realização dos estoques em relação aos demais componentes do capital de giro de curto prazo (ativo circulante). Em outras palavras, para que os estoques se realizem (se transformem em dinheiro), há que primeiro vender, produzir e, posteriormente, receber.

III) Liquidez Geral: Esse indicador é considerado o principal e o mais utilizado para avaliar a capacidade de pagamento da empresa. Relaciona todos os ativos realizáveis no curto prazo classificados nas demonstrações financeiras como ativos circulantes, com todos os passivos que deverão ser pagos no curto prazo, classificados contabilmente como passivos circulantes. Em outras palavras, indica a quantidade de recursos que a empresa tem nos ativos circulantes para utilização nos pagamentos dos passivos circulantes.

IV) Liquidez Imediata : De todos os indicadores de capacidade de pagamento, esse é o que realmente se caracteriza como de liquidez, uma vez que trabalha com os elementos patrimoniais do ativo circulante que podem ser disponibilizados imediatamente, ou quase imediatamente, para pagamento de contas e que são agrupados sob o nome de disponibilidades.

A -I e II

B - II e III

C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com