TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise econômica financeira de investimentos

Projeto de pesquisa: Análise econômica financeira de investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo mostrar que a Análise de Investimentos envolve decisões de determinadas aplicações de recursos com maiores prazos (maior que um ano), com o objetivo de adequar melhor retorno aos proprietários desse capital, pois se entende que o orçamento de capital é um processo delicado que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados.

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

O intuito deste estudo é demonstrar a importância da análise econômica financeira de investimentos, aplicando três métodos: TIR (Taxa Interna de Retorno), Valor Presente Líquido (VPL) e Período de Retorno de Capital (Playback)

Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Investimento é todo o capital desprendido no desejo de se obter lucro.

Dentre as várias nomenclaturas utilizadas para definir os seus diferentes tipos, procurou-se, neste trabalho, dividi-los da seguinte forma: Investimentos Fixos, Investimentos Pré Operacionais e Investimentos Financeiros.

Segundo Megliorini & Vallim (2009) análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.

Desta forma, o presente trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) propõe uma metodologia para análises de investimentos pessoais a fim de nortear um investidor para obter maximização de seus lucros e, também, assumir o menor risco, de acordo com o seu perfil. Para tanto, serão demonstradas algumas técnicas que farão parte da metodologia utilizada.

INETEC MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS LTDA

1ª – ETAPA

A EMPRESA

IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

A INETEC MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS LTDA, que tem como nome Fantasia “INETEC MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS” será instalada no município de Valparaiso, estado de São Paulo à Rua Humberto na Via de Acesso Geraldo Maximiano Leite, 150 - Parque Industrial; Abrange uma área de no mínimo 650m² (Seiscentos e cinquenta metros quadrados).

Optamos em definir essa região devido à fácil acesso para os clientes e armazenamentos dos implementos.

O foco principal da INETEC será vendas de implementos canavieiros.

OBJETIVO

A Empresa tem como objetivo tornar-se uma empresa sólida, com um patamar excelente em serviços e vendas, atendendo toda a região e posteriormente expandindo nosso mercado em outras regiões.

MISSÃO

O propósito da empresa é fornecer máquinas e implementos agrícolas de qualidade superior e preço acessível para que nossos clientes não tenham custo alto em seus produtos.

VISÃO

Estar entre as maiores empresas de venda de máquinas e implementos agrícolas da região até 2018.

PRODUTOS / SERVIÇOS

A organização em análise apresentará uma estrutura organizacional simples e Funcional, trabalharemos com produtos e equipe de alta qualidade: Transbordos, Cultivadora, Grade Aradora e Cobridor de Cana com preços accessíveis, e com uma equipe treinada e capacitada a atender os clientes de forma extremamente satisfatória.

JUSTIFICATIVA

Este projeto surgiu do fruto de um trabalho acadêmico de um grupo alunos do curso de Ciências Contábeis – Análise de Investimentos – Universidade Anhanguera, Pólo Valparaíso. Diante dos resultados obtidos nesta pesquisa, observou-se que tem muita oportunidade no mercado relacionada à linha canavieira, bem como a necessidade de uma loja com qualidade e valor agregado.

Este segmento despertou o interesse da realização deste projeto, pois na região tem poucas empresas com esses requisitos. E foi com este objetivo que nos impulsionou a buscar fundamentos teóricos para se ter uma visão do mercado e as técnicas de viabilidade econômica e financeira do segmento.

NEGÓCIO

O principal foco de negócio da organização serão os implementos relacionados à linha canavieira, tais como Transbordo, Cultivadora, Grade Aradora, Cubridor de Cana, no qual os públicos alvos são as pessoas jurídicas, autônomos produtores rurais e pessoas físicas.

2ª ETAPA

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

A montagem do fluxo de caixa relevante para a análise de investimentos.

PLANILHAS

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com