TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Risco De Mpes

Ensaios: Análise De Risco De Mpes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 19

Análise de Risco para Micro e Pequenas Empresas

GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

FATEC – OSASCO

2012

Aline Capobianco dos Santos

Amanda Frances

Thiago Luiz Silva

Análise de Risco para Micro e Pequenas Empresas

Projeto de Pesquisa entregue como exigência parcial para aprovação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, sob orientação da Prof. Ms. Luciana Lorandi Honorato de Ornellas.

FATEC - OSASCO

2012

Resumo

O trabalho teve como objetivo principal apresentar a importância da análise de risco em micro e pequenas empresas, como um instrumento de auxílio para contribuir com a gestão dessas empresas (MPEs). Apresentaremos inovações de gestão financeira focadas na administração de riscos que podem ser aplicadas à indústria e ao comércio.

Para tanto, o trabalho encontrou suporte teórico nas principais análises de riscos isso pode identificar os pontos fortes e os pontos fracos da administração, o empreendedor deve analisar com destreza a receita e o lucro de sua empresa. As possibilidades de ganhos e os benefícios atrelados, como independência, autonomia ou propósito, isso faz com que o empreendedor observe o que a empresa necessita e onde se torna viável o investimento.

Palavras-chaves: Micro e pequenas empresas (MPEs), análise de risco, empreendedor, investimento.

Introdução

Empresas de grande, médio, pequeno e micro porte têm como características, investir para que possam obter lucros.

A partir desses investimentos a Análise de Riscos em empresas irá orientar com levantamentos de dados sobre os riscos que essas micro e pequenas empresas podem correr, vamos desenvolver alguns elementos que explicam os riscos que os empreendedores das MPEs devem sofrer para um rendimento rentável.

Dentre esses elementos vamos analisar a probabilidade de investimento, quanto maior as chances de o investimento dar errado, maior será o risco. O impacto que será sofrido com esse investimento sendo ele lucrativo ou danoso as finanças da empresa. A incerteza desse investimento, devido à falta de informações, ou informações de fontes duvidosas, sem credibilidade isso influência para um investimento ruim. A complexidade do investimento, ela deve ser analisada minuciosamente, sabendo que quanto mais complexo maior as necessidades desse investimento. Ações alternativas para o investimento, esse elemento é muito relevante para a análise de risco, o que fazer para eliminar ou minimizar risco.

Um empreendedor sempre assume riscos, ele deve saber como ponderar todos os prós e contras.

Sumário

Capítulo 1: O que é análise de risco? 8

Capítulo 2: O que são MPEs? Os custos, tributos, juros e taxas como entender? 9

A Constituição Federal e o Estatuto 10

Capítulo 3: O que é capital de giro? 12

Ativo 12

Ativo não circulante. 12

Ativo circulante. 13

Passivo Circulante: 13

Capítulo 4: Análise de risco a curto, médio e longo prazo. 15

Curto prazo 15

Longo prazo 15

Capítulo 5: Evolução através da análise de risco para autônomos, para MPEs 16

Capítulo 1: O que é análise de risco?

A análise de risco é uma ferramenta comparativa que oferece suporte para tomada de decisões em que existam riscos “importantes” para empresa e seu crescimento porém que podem ser nocivos.A comparação da análise terá elementos como o nível de risco (R), o tempo (T) para obtenção do lucro e investimento(I).

O nível de risco: “R” (mínimo, razoável, médio, considerável, perigoso) será definido a partir do grau de risco dependendo da situação e investimento.

O tempo: para obtenção do lucro “T” em curto, médio ou longo prazo,é muito importante pois dependendo do investimento, o retorno pode vir depois do esperado.

Investimento: (I)são aplicações de algum tipo de recurso com a expectativa de retorno futuro superior. Há dois tipos de investimentos:

Investimento Líquido: “IL” exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está directamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Investimento Bruto “IB” corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de stocks.

Por fim podemos concluir que com a globalização cada vez mais as empresas obtém menos lucros e mais competitividade, então, é de extrema necessidade dominar formas alternativas para aumentar a eficiência, o lucro e ser o diferencial entre as concorrentes.

Capítulo 2: O que são MPEs? Os custos, tributos, juros e taxas como entender?

MPEs (micro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com