TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico Sobre A Marca

Dissertações: Artigo Cientifico Sobre A Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2012  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  2.971 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir a influência das marcas e do produto diferenciado no comportamento de compra do consumidor. Para elaborar este trabalho, foi necessário empreender um aprofundamento teórico, que implicou a abordagem de alguns conceitos que foram de extrema importância para o desenvolvimento da presente reflexão.

Após toda a análise, constatou-se que a força da “marca” nos nossos tempos acaba por influenciar o comportamento de compra do consumidor em geral;

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas passa pelo desenvolvimento de

uma capacidade de diferenciação que não se baseie unicamente nos benefícios tangíveis

do produto ou na competitividade pelo preço pois, mais rapidamente, poderão ser

ultrapassadas pela concorrência.

Neste sentido, as empresas valorizam as marcas enquanto factor

competitivo forte, consistente e duradouro que, aliado às emoções, origina a

“humanização” da estratégia de marketing. Começa-se hoje a descobrir a força e a

magia das marcas enquanto dotadas de personalidade e capazes de transmitir emoções

que atraem os consumidores.

O estudo de caso apresentado está preparado para ser estudado no âmbito da tematica: a gestão das marcasl. A marca Salsa, escolhida para

a concretização deste estudo, é detida por uma empresa familiar do sector dos têxteis.

Pertencente ao mundo da moda, demonstra um resistente espírito jovem e uma

potencialidade de inovação, criatividade e iniciativa que deixam transparecer uma carga

emotiva forte. Desta forma, e preocupada com o futuro, ambiciona ser uma das marcas

de jeanswear mais vestidas na Europ

Companies are facing the challenge of developing a differentiation capacity which is

not merely based on the tangible benefits of products or on competitiveness based on

price, because they would be quickly outdone by the competitors.

Therefore, companies value brands with strong, consistent and lasting competitive factors that ally with the emotions. This originates the "humanization" of marketing strategies. We are now discovering the strength and magic of brands endowed with ‘personality’ and capable of transmitting emotions that attract consumers.

The case study presented in this thesis deals with themes: Brand Management and

The Salsa brand, chosen for the realization of this study, belongs

to a family run textile company. Salsa demonstrates a resilient young spirit and a

potential for innovation, creativity and initiative that makes for a strong, visible

emotional atmosphere. Their preoccupation and concern for the future, with the

ambition to be one of the ‘most worn’ jeans wear brands in Europe

1. INTRODUÇÃO

Este artigo trata da influência do valor da marca na decisão de compra. O tema escolhido mostra-se importante para percebermos como uma marca pode adquirir um valor tal que influencie o próprio desenvolvimento de um produto, motivando o seu sucesso de mercado.

Levantam-se aqui algumas questões : qual a influência que as marcas de grande valor causam nos consumidores?; como é que isso afeta o consumo e o seu dia-a-dia? ; será essa influência positiva ou negativa?

As hipóteses em jogo, funcionando como ponto de partida, são as seguintes: as marcas de grande valor causam uma influência positiva nos consumidores, que se sentem bem ao efetuar a compra, por se tornarem socialmente aceitáveis ao adquirirem um produto conhecido; a influência das marcas de grande valor afeta o consumo e o dia-a-dia dos consumidores; os motivos para a compra dos produtos das marcas de grande valor podem ser supérfluos, ou não; o motivo da aquisição de um produto pode relacionar-se com a qualidade do mesmo ou apenas resultar do “status” que ele proporciona.

Sendo o objetivo geral deste artigo identificar se existe e qual a influência que o valor da marca causa no momento da decisão de compra dos consumidores, os objetivos específicos definidos passam por descobrir qual o tipo de produto que o consumidor adquire com maior valor de marca; analisar qual a forma usada pelos consumidores, principalmente os que ainda dependem dos pais, para comprar um produto de determinada marca; identificar se os consumidores optam por produtos tradicionais ou por lançamentos de novidades; identificar se a influência dos “media” afeta a escolha de marcas; analisar se a compra é efetuada devido ao “status” que a marca proporciona, ao invés do conforto e da qualidade do produto.

Teoricamente, o trabalho está fundamentado em teorias da motivação, em estudos do comportamento de compra do consumidor e em conceitos de valor de marca.

2. Revisão teorica (Teorias da Motivação)

Todas as pessoas podem referir uma grande variedade de objetos que desejam possuir, estando dispostas a esforçar-se para o conseguir. Pode dizer-se que quando isso acontece estamos motivados para atingir um objetivo. Segundo Karsaklian (2004), “motivação é algo que não pode ser diretamente observado e, por essa razão, infere-se a existência de motivações pela observação do comportamento”. O comportamento motivado é aquele que persiste na busca de algo. O motivo é, pois, uma condição interna que conduz as pessoas a persistirem em atingir determinados objetivos.

Existem várias teorias que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com