TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico ArcelorMittal

Exames: Artigo Cientifico ArcelorMittal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2012  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 13

Dados da empresa

Isoladamente, a ArcelorMittal Tubarão ostenta os seguintes destaques:

• Empresa com 4.311 empregados, benchmark em clima organizacional;

• Capacidade produtiva nominal atual de 7,5 milhões de toneladas/ano de aço;

• É responsável por 12% do volume global comercializado de placas de aço;

• Participa com 26% das vendas do mercado nacional de laminados a quente;

• Garantia da Qualidade com Certificado ISO 9001-2000, desde 1996;

• Gestão Ambiental com Certificado ISO 14.001, desde 2001.

• Gestão da Saúde e Segurança com Certificado OHSAS 18001, desde 2005.

• Possui um dos mais baixos custos de produção de aço do mundo, com

excelência operacional e localização estratégica;

• Apresenta indicadores entre os melhores do mundo nas áreas de meio

ambiente (ênfase no desenvolvimento sustentável) e segurança no trabalho;

• Auto-suficiente em energia elétrica (gera, a partir do aproveitamento de gases

do processo produtivo, 100% da energia elétrica necessária à sua produção);

• Possui índice de 98% de reaproveitamento de água doce;

• Reutiliza no processo ou destina comercialmente 95% de todos os resíduos

gerados no processo

Caracterização Da Empresa

A ArcelorMittal Tubarão Aços Planos está localizada no município de Serra/ES. Trata-se de uma usina siderúrgica integrada, que produz placas semi-acabadas de aço e bobinas laminadas a quente. As placas de aço são destinadas basicamente ao mercado externo, ao passo que as bobinas laminadas a quente são vendidas majoritariamente no mercado interno, mas também são exportadas.

A empresa possui duas filiais, sendo uma localizada em Hortolândia/SP e outra em São Francisco do Sul/SC – esta é também conhecida como ArcelorMittal Vega.

A filial em Hortolândia está estabelecida dentro das instalações da Gonvarri do Brasil, uma empresa que presta serviços de decapagem, corte transversal e longitudinal de laminados a quente. A ArcelorMittal Tubarão vende diretamente a seus clientes finais o produto “bobina a quente decapada – BQD”, mas terceiriza o processo de decapagem para a Gonvarri. Tal empresa é, ao mesmo tempo, um grande cliente da ArcelorMittal Tubarão, em volume de vendas. A grande interdependência e proximidade nas operações da ArcelorMittal Tubarão e da Gonvarri, aliados à estratégia de crescimento do Grupo ArcelorMittal, levou-a a uma iniciativa de integração vertical à frete, com a aquisição de 49% de participação na Gonvarri. Esse fato ocorreu durante as fases de preparação deste trabalho.

A ArcelorMittal Vega, por sua vez, teve sua área industrial incorporada recentemente pela ArcelorMittal Tubarão, tornando-se sua filial. Anteriormente tratava-se de uma empresa independente no grupo ArcelorMittal Brasil. Seu processo consome bobinas a quente, exclusivamente fornecidas por Tubarão. A empresa produz bobinas laminadas a frio e bobinas galvanizadas.

Produtos

A ArcelorMittal Tubarão produz aços para diversas finalidades e aplicações, conforme apresentado no Quadro. Quanto à forma, são produzidos basicamente dois tipos de produtos: Placas semi-acabadas de aço e bobinas de aço laminadas a quente.

Placas de Aço

Placas são produtos semi-manufaturados para posterior laminação em produtos planos. A empresa produz placas pelo processo de lingotamento contínuo, nas 120 espessuras de 200, 225 e 250mm, larguras variando de 800 a 2.100mm e comprimento de 5.000 a 12.500mm.

A produção é acompanhada por um rigoroso controle de qualidade, garantido pelos sistemas de monitoramento do processo de produção e pelas inspeções de qualidade realizadas ao longo das várias fases do processo produtivo.

Bobinas Laminadas a Quente

Os laminados a quente produzidos pela ArcelorMittal Tubarão são utilizados em aplicações diversas tais como indústria automobilística, eletrodomésticos, indústria naval, tubos, gasodutos, oleodutos, construção civil, estruturas metálicas, dentre outros. As bobinas podem ser produzidas com espessura de laminação 1,20 a 19,00mm, e larguras de 700 a 1.880mm. Tais dimensões são limitadas pela resistência do material.

O Laminador de Tiras a Quente da ArcelorMittal Tubarão é um dos mais modernos do mundo, e o único no País a dispor de coilbox na linha de laminação – um equipamento que contribui decisivamente para a qualidade final do produto. Os sistemas de monitoramento de última geração, compostos por equipamentos, computadores de processos e softwares específicos, gerenciam continuamente cada fase de produção da bobina.

Co-produtos

Além da produção de aço, as diversas etapas do processo siderúrgico resultam em diversos materiais que a ArcelorMittal Tubarão comercializa como co-produtos, conforme enumerado no Quadro. Outros co-produtos são fabricados, não sendo resultantes do processo, mas sim insumos para o mesmo (como por exemplo, oxigênio, argônio), sendo os excedentes comercializados.

Embora proporcione significativo resultado financeiro, a comercialização dos coprodutos não é o objetivo do processo, e por isso, os mesmos não serão considerados no mapeamento da cadeia de suprimentos.

Processo Produtivo

A ArcelorMittal Tubarão atua na produção de aços planos. Trata-se de uma usina siderúrgica integrada, realizando as etapas de redução, refino e laminação do aço.

Seu parque industrial é extremamente atualizado tecnologicamente, possuindo sistemas de automação e controle que garantem a qualidade do aço em todas as etapas da produção e transformação.

A capacidade nominal de produção da ArcelorMittal Tubarão é de 7,5 milhões de toneladas de aço por ano. Atualmente cerca de 2,6 milhões de toneladas de aço são destinadas à produção de bobinas laminadas a quente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com