TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Gestão Financeira

Artigos Científicos: Atividade De Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 12

Exercícios Avaliativos de Gestão Financeira I

Jessica

Universidade Federal de Goiás

Campus-Catalão

freds_guerreiro@hotmail.com

Karime de Souza de Oliveira

Universidade Federal de Goiás

Campus-Catalão

karine.senaccatalao@yahoo.com.br

Priscila

Universidade Federal de Goiás

Campus-Catalão

rubia022@gmail.com

Maria Inês

Universidade Federal de Goiás

Campus-Catalão

marcgleick@bol.com.br

ATIVIDADE AVALIATIVA – CAP. 1 E 2 (VALOR: 1,5 PONTOS)

Capítulo I - Exercícios propostos

1) Como se pode conceituar Finanças?

Finança é a arte e a ciência de administrar o dinheiro. Praticamente todas as pessoas físicas e jurídicas ganham ou levantam, gastam ou investem dinheiro. Finanças diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. A maioria dos adultos se beneficiará ao compreender esse termo, pois isto lhes dará condições de tomar decisões financeiras e pessoais. Aqueles que atuam fora dessa área também se beneficiarão ao saber interagir de forma eficaz com administradores, processos e procedimentos financeiros da empresa.

2) Quais as principais áreas de Finanças?

As principais áreas de finanças podem ser resumidas por meio de uma análise de oportunidades de carreira que o setor oferece.Essas oportunidades podem, para simplificar, ser divididas em duas grandes áreas: serviços financeiros e administração financeira.

Serviços financeiros: parte das finanças que se ocupa da concepção e distribuição de serviços de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas e empresas e órgãos governamentais.

Administração Financeira: refere – se ao conjunto de atribuições do administrador financeiro de empresas.

3) Quais as oportunidades de carreira que Finanças oferece?

4) Quais as modalidades jurídicas de organização de empresas?

Dentre as modalidades de organização de empresas, as três mais comuns nos Estados Unidos são a firma individual, a partnership ( sociedade de pessoas) e a sociedades por ações. As firmas individuais constituem as mais numerosas.Mas as sociedades por ações predominam no que concerne a faturamento e lucro líquido.

5) Quais as atividades fundamentais do administrador financeiro de uma

empresa?

Além do envolvimento constante com a análise e o planejamento financeiros, as principais atividades dos administradores financeiros são tomar decisões de investimento e financeiro.As decisões de investimento determinam a combinação e os tipos dos ativos que a empresa detém.As de financiamento determinam a combinação e os tipos de financiamento por elas usados.Essas decisões podem ser mais facilmente compreendidas por meio do balanço patrimonial.Entretanto as decisões são efetivamente tomadas com base nos efeitos do fluxo de caixa sobre o valor geral da empresa.

6) O que um administrador financeiro deve buscar: a maximização da riqueza ou

a maximização do lucro? Quais são os três motivos básicos para a maximização do lucro ser incompatível com a maximização da riqueza?

A maximização do lucro não leva em conta as diferenças em termos de níveis de fluxos de caixa, sua distribuição no tempo e o risco desses fluxos de caixa.

a maximização da riqueza do acionista leva adequadamente em conta os fluxos de caixa, a distribuição dos fluxos no tempo e seu risco, o que pode ser ilustrado por meio da seguinte equação de avaliação:

Os três principais motivos básicos para a maximização do lucro ser incompatível com a maximização da riqueza, são: Momento de Ocorrências dos retornos;Fluxos de Caixa disponíveis para os acionistas; Risco.

Momento de Ocorrências dos retornos: como a empresa pode obter um rendimento sobre os fundos que recebe, é preferível recebe – los o quanto antes.Por exemplo, a maior rentabilidade em um determinado ano pode ser reinvestida para proporcionar maiores lucros futuros.

Fluxos de Caixa: os lucros resultam necessariamente em fluxos de caixa disponíveis para os acionistas.Os proprietários recebem fluxos de caixa sob forma de dividendos em dinheiro que são pagos, ou dos proventos da venda de suas ações a um preço maior do que originalmente pago.Um maior LPA não signifaca, obrigatoriamente, que o conselho de administração aprovará uma aumento dos dividendos.

Risco: a maximização do lucro também ignora riscos – a possibilidade de divergência entre os resultados reais e os esperados.Uma premissa básica da administração financeira é a de que existe um tradeoff entre retorno (fluxo de caixa) e risco.

7) O que é uma questão de agency?

Os administradores podem ser considerados agentes dos proprietários que contrataram e lhes conferiram autoridade para tomar decisões e administrar os negócios.Tecnicamente falando, qualquer administrador que detenha menos de 100% da empresa é, em certo grau, um agente dos demais proprietários.

Em tese, a maioria dos administradores financeiros concordaria com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com