TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Financeira E Orçamentaria Etapa 1 E 2

Exames: Atps Administração Financeira E Orçamentaria Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

O profissional da área da administração financeira e orçamentária visa em maximizar os lucros de uma empresa,criando estratégias de planejamento, controlando entradas e saídas de capital, gerando assim maior retorno aos acionistas.

Os planejamentos podem ser estratégicos (a longo prazo), ou operacionais (curto prazo).

O planejamento estratégico, visa em formar estratégias para o operacional, integrado com plano de marketing, produção etc, orientando assim a empresa para alcance do objetivo final.

O planejamento operacional é o passo a passo do planejamento estratégico, para uso imediato, acompanhando os fluxos financeiros e previsões de vendas, visando melhor capitação de recursos.

Tipos de Planejamentos

Para execução destes planejamentos, deve se analisar os seguintes requisitos.

- Orçamento de Capital: planejar os investimentos de uma empresa a longo prazo, identificando as oportunidades, se o capital investido é superior aseu custo de aquisição;

- Estrutura de Capital: a combinação do capital próprio, com o de terceiros na empresa;

- Administração do Capital de Giro: ativos e passivos circulantes de uma empresa.

Abaixo veremos melhores detalhes e exemplos para melhor entendimento.

A administração de caixa, é uma tarefa muito importante, pois ela é uma das responsáveis quanto ao fracasso precoce de uma empresa justamente pela falta de preparo de muitos empresário em administra-lo.

O fluxo de caixa é necessário para melhor visualização do capital, ele ajuda a balancear as contas a pagar e a receber de melhor maneira para que prever lançamentos presentes e futuros para tomada de decisão imediata.

Nesse caso é necessário sempre se basear pelo regime da competência, ou seja gerar a despesa no ato da compra, na data da nota fiscal que foi adquirida.

O custo de capital, é definido os recursos financeiros próprio ou de terceiros, utilizado em seu ciclo operacionla ou empreendimento. Uma boa administração financeira é avaliar, analisar a viabilidade deste capital. O administrador deve buscar a melhor alternativa, pois para se recorrer a ajuda de capital de giro é vantajoso, porém existe o risco do endividamento, pela eventual falta de lucratividade operacional.

Os custos relativos, é importante fazer o calculo de capital considerando todas as despesas existentes,pois todas ela exige retorno dos recursos utilizados, seja ela a curto ou a longo prazo, neste caso é levantado todos os custos e despesas como, pagamentos de fornecedores, folha de pagamento, recolhimento de impostos etc.

Quanto a necessidade de uma empresa em buscar recursos de capital, seja ela de curto, médio ou longo prazo, se faz necessário uma apuração do custo médio ponderado, gerando ou não a possibilidade de buscar outros recursos. Para isso é preciso determinar quais os ativos que serão analisado e qual é seu custo relativo.

Tipos de Organizações de Negócio

Tipo de negócio O que é? Vantagem Desvantagem

Firma Individual Pertence a uma pessoa só. Qualquer um pode abrir e começar a produzir bens ou serviços comercializáveis Não requer aprovação de nenhum órgão regulador e o método de taxação já que o imposto é incluído na renda anual de pessoa física. O proprietário é responsável por toda a divida da firma e não pode organizar mercados de capitais organizados.

Sociedade por Cotas É uma organização de dois ou mais indivíduos. A responsabilidade do proprietário se resume-se ao capital social ou seja não se misturam com a pessoa física. Deve se obedecer os mesmos requisitos de qualquer sociedade coletiva comercial e impossibilidade de se obter vantagens fiscais.

Sociedade por Ações É uma sociedade comercial que tem seu capital social dividido por ações, estando de responsabilidade de cada acionista limitada ao valor de suas ações. Obtenção de montantes de capital elevado, seja por venda de ações ou financiamento bancário. É um tipo de organização mais burocrática ao nível da constituição e dissolução.

ANÁLISE DE RISCO E RETORNO

De acordo com o A.A.Groppelli : “Risco e retorno são a base sobre a qual se tomam decisões racionais e inteligentes sobre investimentos. De modo geral, risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos de qualquer investimento.

Para melhor visualização realizaremos os cálculos de dois tipos de investimentos e analisaremos qual aplicação é mais rentável e apresenta menos risco.

Investimento em Poupança

João fez depósitos em uma conta poupança e após 10 anos o valor é de R$ 100.000,00, se a taxa de juros composta anual é de 9% de acordo com a taxa selic. Qual será o valor de pagamento de anuidade?

VFa=P.(1=r)^n

100000=P.(15,193)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com