TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autor Orçamento Empresarial

Artigos Científicos: Autor Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  301 Visualizações

LIMITAÇÕES DO ORÇAMENTO

Apesar das vantagens que o sistema de planejamento e controle orçamentários pode proporcionar à empresa, seus administradores, proprietários, bem como aos funcionários, clientes e fornecedores, ele não pode ser considerado a resposta para todos os males, pois para ser aplicado requer atitudes apropriadas e conhecimento da técnica envolvida na sua utilização.

Entre os obstáculos encontrados, está o fato de que os dados contidos nos orçamentos não passam de estimativas, estando assim sujeito a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo e a incerteza inerente ao ramo da empresa. Portanto, não pode ser usado com a mesma intensidade e complexidade por empresas de todos os tamanhos.

Outro aspecto importante é que o uso de um sistema ajusta-se melhor a uma dada filosofia, e a certo estilo de administração, que talvez não sejam aceitáveis em algumas empresas, entre estas empresas aquelas administradas com excesso de autoritarismo, pois o uso dessa técnica sem delegação de autoridade e responsabilidade acabará transformando-se mais em um exercício dispendioso do que em uma forma de administrar racionalmente os recursos.

Ainda, segundo Narayanan (2009), o que parece a alguns um processo direto, mecânico, torna-se, na realidade, complicado por diferenças sinceras quanto a hipóteses sobre tendências e eventos futuros, por necessidades funcionais conflitantes e por interesses individuais que se sobrepõem ao bem maior da organização. O processo orçamentário pode ser definido como uma série de negociações entre interesses díspares. O elemento humano é o que torna o processo orçamentário tão envolvente e, algumas vezes, tão frustrante.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com