TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Do Nordeste

Dissertações: Banco Do Nordeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade Socioambiental - Governança, Transparência e Ética

Governança Corporativa

A estrutura organizacional do Banco do Nordeste está embasada em princípios de boa governança corporativa, que visam prover solidez ao Banco por meio de um adequado gerenciamento dos riscos em que são observadas as orientações do Comitê de Basileia e as exigências do Acordo de Basileia II, buscando a identificação dos riscos existentes e potenciais nos diversos processos do Banco, a implementação e o acompanhamento de indicadores-chave e de mecanismos de mitigação de riscos identificados.

Visando manter a transparência na gestão e compartilhamento das responsabilidades, o Banco do Nordeste possui em sua estrutura organizacional 14 comitês decisórios. Em 2012, o Conselho de Administração era composto por seis conselheiros. O presidente do Conselho não exerce função na gestão do Banco.

Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de comunicação oferecido pelo Banco do Nordeste aos seus clientes que não tenham ficado satisfeitos com as soluções oferecidas pelos habituais canais de atendimento da Instituição. Possibilita registrar reclamações, denúncias, sugestões e elogios, os quais são encaminhados às áreas internas responsáveis para resposta, cuja pertinência é analisada pela Ouvidoria à luz dos preceitos do Código de Defesa do Consumidor e da transparência das relações entre Banco e clientes.

Gestão da Ética

O Banco do Nordeste constituiu, em 2003, sua Comissão de Ética, colegiado voltado à promoção de ações educativas, preventivas e corretivas concernentes à ética profissional do colaborador no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, cuja atuação se insere nos regramentos dos Decretos Federais nº 1.171, de 22/6/1994, e nº 6.029, de 1/2/2007.

Em cumprimento ao previsto no artigo 6º do Decreto nº 6.029 supracitado, as atividades da Comissão de Ética são relatadas anualmente à Comissão de Ética Pública (CEP), compreendendo o período de maio do ano anterior a abril do ano corrente.

Gerenciamento de Riscos

O Banco conta com uma diretoria para tratar da temática de controle e risco, atendendo às Resoluções nº 3.380, 3.464 e 3.721 do Conselho Monetário Nacional (CMN) que determinam às instituições financeiras a implementação de estrutura de gerenciamento de risco operacional, de risco de mercado e de risco de crédito.

Auditoria

O Banco conta também com um Comitê de Auditoria (órgão estatutário de assessoramento ao Conselho de Administração) instituído e regulamentado por intermédio da Resolução nº 3.198/2004 do Conselho Monetário Nacional. Possibilita melhoria da gestão dos riscos dos processos e fortalecimento do sistema de controles internos, bem como mitigação de riscos legais, operacionais e de imagem, com aprimoramento do sistema de governança corporativa.

A Auditoria Interna, no cumprimento de suas atribuições, elabora anualmente o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna e, considerando a metodologia adotada (auditoria de processos com foco em risco) avalia, dentre outros aspectos, a eficácia e efetividade dos controles realizados pela Instituição, inclusive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com