TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarketing

Tese: Benchmarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

BENCHMARKING

Mais do que um conceito da moda Por: Wagner Cardia e Zaniel Grings

Já passaram mais de 10 anos desde que David T. Kearms, diretor executivo da Xerox Corporation, adotou o termo benchmarking. Apesar do termo ser um conceito novo temos que nos situar nas origens remotas da compra massiva de Know how ocidental por parte das empresas japonesas durante a metade do século.

Já no início dos anos 70 começaram a aparecer empresas que puseram em marcha práticas como a identificação de modelos a seguir dentro das empresas concorrentes do seu setor ou mesmo a identificação interna de departamentos ou pessoas que melhores resultados obtiveram dentro da própria empresa para depois importar para o resto da companhia esses procedimentos de modo a obter um maior rendimento.

É no final dos anos 80 que aparece o termo benchmarking, com a sua metodologia própria de implementação e desenvolvimento do processo. Podemos dizer que no início dos anos 90 dá-se a explosão e a moda do benchmarking, na qual os dirigentes, gurus e publicações de gestão falam e falam dos benefícios e das vantagens desta descoberta inovadora que chegou a fazer parte de alguns critérios da Malcom Badrige Award (equivalente americano à Fundação Européia para a Gestão da Qualidade na Europa).

Mas não duvidemos que entender esta prática de gestão e melhoria de qualidade como uma moda é classificá-lo como algo passageiro, mais um termo que passará e ficará obsoleto em pouco tempo. E se analisarmos profundamente o processo de benchmarking descobriremos que é mais que um termo da moda, é uma ferramenta prática de melhoria da qualidade e produtividade e pode converter-se no elemento chave por excelência nas empresas que se vão implementar no processo de mudança. O benchmarking vai dar-nos a oportunidade de nos abrirmos ao exterior, de assumir que o mercado é algo vivo que se move e muda na companhia.

O que é o benchmarking

Antes de aprofundar os benefícios e vantagens do benchmarking vamos conhecê-lo mais aprofundadamente. Tecnicamente define-se como o processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas diretivas próprias de uma empresa em relação aos seus concorrentes melhor colocados no mercado ou às empresas reconhecidas pela sua liderança nesse ponto.

Portanto, a essência do benchmarking consiste na idéia de que nenhuma empresa é a melhor em tudo o que implica reconhecer que existe alguém dentro do mercado que faz algo melhor do que nós. Miguel Indurain, o maior ciclista mundial dos últimos 20 anos, não era o melhor sprinter nem sequer o melhor escalador e, se bem me lembro, sequer o melhor ciclista. Era o mais completo, era o líder e teve que melhorar a sua técnica de sprint, reduzir 10 quilos ao seu peso para poder competir na montanha. Isto significa que teve que aprender pelos melhores as diferentes especialidades para ser o maior.

Portanto, o benchmarking centra-se na procura de pontos de referência com os quais comparar-nos para melhorar o rendimento naquele aspecto que queremos medir. O benchmarking sugere um processo estruturado de identificação daquilo que queremos melhorar, um processo de investigação de oportunidades de melhoria internas e um processo de aprendizagem, uma vez que não se trata de aplicar nada diretamente, mas sim adaptar as melhores práticas do processo à mentalidade e cultura da nossa própria empresa.

Tipos de benchmarking

Dependendo do benchmarking, o ponto de referência com o que vamos medir pode diferenciar-se em:

1. Interno: é o método pelo qual se descobrem os conhecimentos sobre os processos através de outros departamentos, sedes, grupos, etc. É o tipo de benchmarking mais utilizado. Trata-se de identificar internamente o modelo a seguir.

2. Competitivo: trata-se de analisar com a nossa concorrência diferentes aspectos tais como produtos, procedimentos, estratégias, etc. É na prática o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que tem que ver diretamente com a sua atividade à concorrência.

3. Genérico ou multi-sectorial: É aquele em que as empresas de diferentes sectores se comparam para identificar e determinar as melhores práticas para determinada área. É neste tipo de benchmarking onde encontramos a maior parte de exemplos práticos e nas quais as empresas estão dispostas a trocar informação e a ser mais verdadeiras.

O processo de benchmarking

Assim, apesar do benchmarking se entender de um modo muito simples como uma avaliação comparada sugere um processo estruturado para a sua implementação efectiva que descrevemos de seguida:

1. Identificar as premissas de realização do benchmarking.

Clarificar o objetivo do benchmarking

Decidir que envolver

Definir o processo

Considerar a sua finalidade

Definir os limites

Acordar sobre o que acontece no processo

Elaborar um fluxograma do processo

2. Determinar o que medir

Examinar o fluxograma

Estabelecer critérios de medida

Verificar se as medidas estão de acordo com os objetivos

3. Determinar com que sking um hábito

Benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com