TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bovespa Capital

Artigo: Bovespa Capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO INTEGRADOR

CURSO

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Disciplina

Mercado de Capitais

Docente Responsável

O Tutor a Distância da Disciplina

Título do Projeto

Abertura de Capital na Bovespa

Data início do Projeto

1ª semana do semestre letivo

Data entrega do Projeto

Final da 17ª semana letiva

Descrição do Projeto

Visão geral

Esta descrição apresenta o conjunto de diretrizes – objetivos e normas – que norteiam a condução e elaboração do Projeto Integrador nos curso de Tecnologia do Centro Universitário Claretiano.

A elaboração do Projeto Integrador requer do aluno pesquisa bibliográfica, de campo e ou simulação de dados, que visam dar forma a um projeto de investigação numa perspectiva interdisciplinar, tendo como referência um tema específico a ser desenvolvido. Objetivo geral e objetivos específicos propostos diante de um problema claramente definido serão oferecidos a seguir como roteiros na elaboração desse projeto.

Ao aluno, caberá desenvolver a análise crítica e aguçar sua capacidade de fazer pesquisa, articulando conceitos apreendidos nas disciplinas e aplicando-os de forma objetiva e prática. Portanto, o Projeto Integrador visa promover ao aluno a capacidade necessária para integrar realidade e prática com teoria e pesquisa, permitindo que conteúdos estudados ganhem real significado no espaço de suas ações sociais e organizacionais.

Por conta dessa intenção, as questões propostas no Projeto Integrador devem ser feitas em forma de desafio, procurando instigar o desenvolvimento da capacidade de planejamento, organização, pesquisa (bibliográfica e de campo, quando houver), dissertação com visão crítica e criatividade por parte do aluno.

Esta atividade é parte obrigatória para integralização curricular da carga horária mínima no curso, permitindo ao aluno a formação como Tecnólogo em Gestão Financeira.

Será atribuído conceito ao Projeto Integrador – aprovado ou reprovado – e, consequentemente, validadas ou não as horas desta atividade.

Nesse sentido, compete a cada aluno e seu grupo, quando houver, dedicar-se desde o início do semestre na elaboração do Projeto Integrador, que deve ter, no mínimo, 7 (sete) páginas e, no máximo, 15 (quinze) páginas.

Público-alvo

Alunos dos cursos de Tecnologia, no primeiro semestre do curso.

Objetivos a serem atingidos

Objetivo geral

Efetuar o levantamento das competências relativas ao profissional em gestão financeira, destacando os principais elementos de estudo da área.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos do presente trabalho são:

caracterizar o setor de atividade onde opera a empresa pesquisada, bem como seu histórico operacional (a trajetória de vida da organização, produtos, regiões e parcela de mercado);

destacar os requisitos legais e organizacionais estabelecidos pela Bolsa de Valores de São Paulo para que uma empresa possa abrir seu capital ao mercado;

descrever possíveis mudanças nas práticas organizacionais e nos relatórios contábeis da empresa requeridos pela abertura do capital da empresa;

destacar os pontos positivos e negativos da abertura do capital da empresa, tendo em mente a possibilidade de expansão dos projetos de investimentos e o controle eficaz do processo de gestão.

Equipe

O Projeto Integrador deverá ser realizado individualmente, o que não impede que os alunos se reúnam e façam grupo para discussão. Cabe observar que cada aluno deverá desenvolver e postar o seu próprio Projeto na Sala de Aula Virtual (SAV) no Portfólio.

Atividades e horas previstas

Ao longo do semestre, o desenvolvimento do Projeto Integrador pelo aluno, nos termos desta descrição, tem as seguintes referências:

ATIVIDADES

HORAS ATRIBUÍDAS

Pesquisa bibliográfica (física e digital)

8 horas

Interação dos membros da equipe (divisão das responsabilidades)

8 horas

Revisão bibliográfica (leituras do material e troca de ideias no grupo)

22 horas

Contato com o tutor da disciplina (troca de ideias e dúvidas)

20 horas

Elaboração do instrumento de pesquisa

4 hora

Coleta dos dados da pesquisa

8 hora

Análise do material e elaboração do texto do projeto

20 horas

Revisão do texto do projeto

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com