TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPM - CAPITAL ASSET PRICING MODEL

Pesquisas Acadêmicas: CAPM - CAPITAL ASSET PRICING MODEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO – TEORIA DE FINANÇAS

1. TEMA: RISCO, RETORNO E PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS:

O MODELO CAPM – Capital Asset Pricing Model

BELO HORIZONTE, 07 DE DEZEMBRO DE 2013.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 03

2- DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 04

2.1 – INDICADORES DO CAPM ............................................................................ 07

2.1.1 – TAXA LIVRE DE RISCO ............................................................................ 08

2.1.2 – COEFICIENTE BETA.... ............................................................................ 09

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................12

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................13

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará uma fundamentação teórica sobre o modelo de precificação de ativos – Um estudo sobre a apuração do custo de oportunidade do capital próprio.

Ademais, este trabalho procura trazer uma reflexão e destacar a importância da análise econômica financeira de investimentos baseando-se nos referenciais teóricos.

O CAPM é igualmente aplicado em decisões envolvendo o orçamento de capital, definindo o retorno exigido de cada projeto em função dos diferentes níveis de risco assumido. Para cada alternativa de investimento, com nível de risco próprio, o CAPM define uma taxa mínima de retorno requerida. O CAPM oferece também a oportunidade de se conhecer, por meio do traçado da linha característica de uma ação, a taxa de retorno requerida pelos sócios da sociedade, ou seja, seu custo de capital próprio. Essa medida financeira apresenta enorme importância nas decisões financeiras das sociedades e em seu processo de avaliação do desempenho.

Ademais, o CAPM encontra grandes aplicações no campo das finanças. Inicialmente o modelo permite determinar, de maneira consistente com o retorno esperado, o risco de um ativo. O retorno de um ativo é formado pela taxa livre de risco mais um prêmio de mercado pelo risco. Este modelo ainda permite o cálculo do risco de uma carteira, obtido pela média ponderada dos betas de cada componente.

Sendo assim, é possível que um investidor selecione, de maneira mais eficiente, sua carteira de ativos, maximizando sua expectativa de retorno para determinado risco.

O custo total de capital de uma empresa compreende as expectativas mínimas de remuneração das diversas fontes de financiamento (próprias e de terceiros). Sengundo Assaf Neto et al. (2008), o custo de capital para uma empresa pode ser usado como uma medida de avaliação da atratividade econômica de um investimento, de referência para a análise de desempenho e viabilidade operacional e de definição de uma estrutura ótima de capital.

2- DESENVOLVIMENTO

Levando-se em consideração o fato de que na apuração do custo médio ponderado de capital de uma empresa (WACC), a medida que apresenta maior grau de dificuldade de determinação é o custo de oportunidade do capital próprio, determinou-se como objetivo geral desta pesquisa, estudar o caso da apuração do custo de oportunidade do capital próprio utilizando-se da metodologia proposta pelo CAPM.

Especificamente buscou-se:

 Estudar os indicadores do CAPM para o cálculo do custo de oportunidade do capital próprio;

 Pesquisar a metodologia de cálculo do custo de oportunidade do capital próprio proposta pelo CAPM;

 Identificar aspectos característicos dos mercados emergentes, que influenciam nos indicadores do CAPM.

 Demonstrar a apuração do custo de oportunidade do capital próprio das ações ordinárias das empresas Petrobrás e Vale do Rio Doce3.

Os objetivos acima expostos foram definidos restritivamente com o intuito de compreender a metodologia de cálculo do CAPM para a apuração do custo de oportunidade do capital próprio através do seu modelo de cálculo original, buscando se agregar a este intuito alguns aspectos estudados em metodologias alternativas aplicadas no cálculo do CAPM, considerados relevantes em mercados emergentes.

É importante ressaltar, ainda, que no presente trabalho não houve a pretensão de criar, propor ou avaliar de forma alguma, qualquer das metodologias de cálculo do CAPM existentes.

O custo de oportunidade do capital próprio pode ser compreendido como a expectativa de retorno sobre um investimento durante um determinado período (normalmente um ano) baseado em níveis de taxa de juros e retorno de mercado do investimento no tempo. Para a obtenção do retorno de uma carteira diversificada, o risco de investimento se aproxima do risco de mercado comum, considerando a teoria de que a diversificação possibilita a eliminação do risco não sistemático ou diversificável.

Em relação ao custo de oportunidade, Assaf Neto et al. (2008) afirmam que ele representa a taxa de retorno da melhor proposta de retorno de investimento disponível de forma alternativa à proposta em consideração, de risco similar. Para um acionista, esse conceito iguala-se ao retorno da melhor oportunidade de investimento que fora abandonada quando da decisão de investir na empresa.

Existem vários modelos para calcular o custo de oportunidade do capital próprio, o modelo adotado neste estudo é o CAPM.

Sobre a importância do CAPM para o mercado financeiro Assaf Neto (2007)

explica:

O CAPM é bastante utilizado nas várias operações do mercado de capitais, participando do processo de avaliação de tomada de decisões em condições de risco. Por meio dele, é possível também apurar-se a taxa de retorno requerida pelos investidores. O coeficiente beta, medida obtida do modelo, indica o incremento necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com