TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DE COMPRA DA COMUNIDADE LGTB NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Artigos Científicos: CARACTERÍSTICAS DE COMPRA DA COMUNIDADE LGTB NO MERCADO IMOBILIÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  4.788 Palavras (20 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 20

CARACTERÍSTICAS DE COMPRA DA COMUNIDADE LGTB

NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Ademir Fernandes de CASTRO

Ronaldo de Queiroz BARRETO

José Elber Marques BARBOSA

RESUMO

Tradicionalmente as empresas que atuam no Mercado Imobiliário (construtoras, incorporadoras, imobiliárias) se destacam por uma busca constante de inovações que possam seduzir os consumidores e levá-los a escolher o empreendimento que melhor atenda as suas necessidades de habitação, lazer, conforto e bem estar. Partindo dessa premissa e ancoradas nas estimativas que indicam a existência 18 milhões de indivíduos inseridos no universo LGTB (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no Brasil, pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de identificar e passar a oferecer imóveis direcionados a esse público, compreendendo melhor os seus desejos e expectativas numa moradia. O presente estudo tem por finalidade, identificar as expectativas deste novo nicho no mercado imobiliário da comunidade GLBT.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Tomada de Decisão de Compra. Mercado Imobiliário. Mercado GLBT.

ABSTRACT

Traditionally, companies operating in the Real Estate Market (builders, developers, real estate). Stand by a constant search for innovations that can entice consumers and get them to choose the project that best meets their needs for housing, leisure, comfort and welfare. From this premise and anchored in estimates that indicate the existence of 18 million individuals entered into the universe LGTB (lesbian, gay, bisexual, travesties and transsexuals) in Brazil, studies are being conducted in order to identify and move to incorporate in real estate launches targeted at this public desires and expectations in a villa.

Keywords: Consumer Behavior, Purchase Decision. Market Properties. GLBT Market.

1 INTRODUÇÃO

Na atual conjuntura econômico-produtiva, o setor da construção civil no Brasil sinaliza para um novo e promissor cenário favorável ao surgimento e consolidação de empresas construtoras e incorporadoras. Assim, o presente estudo busca identificar a partir das expectativas do segmento LGTB (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) como empresas imobiliárias de João Pessoa estão usando a estratégia de nicho e segmentação de mercado como uma forma de posicionar o seu produto no respectivo mercado.

O valor de mercado dos imóveis é um parâmetro importante para tomada de decisão de compra por parte dos consumidores. Desta forma, por ser um produto que é considerado como uma compra de alto envolvimento, é fundamental que o profissional de marketing disponha de informações quanto a sua concepção, localização, preço e, principalmente, conheça o seu público alvo.

O universo LGTB pode ter preferências próprias, diferentes dos heterossexuais no tocante à moradia. Para Almeida (2006) este público tem algumas particularidades. Entre estas, pode-se citar: desejo de localização próxima ao centro e longe da vida familiar com crianças e adolescentes; imóveis que permitam acesso rápido a lojas de conveniência e casas noturnas; a existência no entorno de academias de ginástica e shopping centers.

Ainda, segundo Almeida, constatou-se uma preferência em torno de 90% por apartamentos em condomínio vertical e que, minimamente, deveriam conter: um quarto grande, banheiro com banheira conjunta equipada com hidromassagem, porém com lavabo e vasos sanitários separados; closet individual, duas vagas na garagem, ampla sala de festas e varanda, cozinha pequena e acabamento de alto padrão. ,

Some-se a isto a necessidade de um condomínio preparado para a vida social do casal gay, características que incluam a possibilidade de muitas visitas, chegadas noturnas e saídas de madrugada, vai-e-vem de serviços delivery, condomínio com lavanderia, bicicletário, piscina com raia única, área para passeio do animal doméstico.

Roccato (2010) apresenta o conceito de que não se compra produtos, mas sim os benefícios que eles proporcionam. Dentro dessa perspectiva algumas empresas começaram a se mobilizar para identificar expectativas ainda desconhecidas e que possam fazer parte das expectativas do público LGTB numa residência.

Estes anseios, e até desejos, são depositados nas inovações arquitetônicas, localização e benefícios presentes nos imóveis direcionados a este segmento de mercado e que possam alcançar sucesso no momento de lançamento do empreendimento e uma rápida comercialização.

Em outra vertente, importante incorporadora de São Paulo identificou uma grande oportunidade de negócios com este público. Em 2002, ela começou a investir nos principais sites de comunidade GLBT, informando a possibilidade de construir imóveis voltado para o segmento. No ano de 2004 surgem os primeiros resultados desta estratégia ousada: 12% das vendas dessa empresa foram destinadas a clientes da comunidade LGTB daquela região (ESPM, 2012).

De acordo com Granuzo (2003), no novo cenário empresarial, o verdadeiro desafio das grandes empresas será reconhecer as necessidades do consumidor, isto é, compreender o que realmente está sendo demandado e quais os atributos mais valorizados pelos clientes no momento da compra. Percebe-se então a importância da agressividade no mercado com atitudes inovadoras que despertem o cliente.

2 LGBT - LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAL

A Sigla LGBT advém das palavras Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Ela foi introduzida no Brasil pela Associação da Parada do Orgulho de GLBT de São Paulo, a maior do mundo (Guinness World Records, 2012).

Posteriormente foi aprovada como sigla nacional pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais -ABGLT no seu primeiro congresso, em Maringá entre 11 e 13/04/2012.

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) é uma entidade civil de direito privado, sem finalidades lucrativas, destituída de natureza partidária ou religiosa, filiada à InterPride (International Association of Pride Organizers), à ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais) e integrante do Fórum Paulista LGBT.

Fundada em 1999, sua trajetória cruza com a das Paradas. Composta por um grupo de militantes que, desde 1997, atuava promovendo a cidadania e a autoestima da população, a APOGLBT foi inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com