TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMMODITIES

Casos: COMMODITIES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa acadêmicatem o intuito de discorrer sobre commodities, visando conceito, categorias e sua importância no mercado internacional (bolsa de valores). Também abordar a prioridade que esse recurso tem para a necessidade humana não podendo ser substituída por outra categoria.

2. CONCEITO DE COMMODITIES

Commody é um termo da língua inglesa que seu plural commodities, significam literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas. As commodities são habitualmente substâncias extraídas da terra e que mantém até certo ponto um preço universal.

Utilizado para se referir aos produtos de origem primária que são transacionados nas bolsas de mercadorias. São normalmente produtos em estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, com qualidade quase uniforme e são produzidos e comercializados em grandes quantidades do ponto de vista global. Também podem ser estocados sem perda significativa em sua qualidade durante determinado período. Podem ser produtos agropecuários, minerais ou até mesmo financeiros.

3. AS CATEGORIAS DE COMMODITIES

As commodities podem ser dividas em quatro categorias:

• Commodities minerais: petróleo, ouro, minério de ferro, etc.

• Commodities financeiras: real, euro, dólar, etc.

• Commodities ambientais: água, madeira, energia, etc.

• Commodities agrícolas: soja, trigo, café, algodão, borracha, etc.

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.

4. PRA QUE SERVE UMA COMMODITIE

As Commodities são uma forma de investimento, uma opção entre as tantas opções de investimento no mercado, como poupança ou Fundos de Investimento.

PLUS 1- Então uma saca de trigo é uma commoditie que posso negociar?

Não, para um dos produtos citados ser uma commoditie, isto é, uma forma de investimento, é necessário que exista uma estrutura de mercado onde vendedores e compradores se encontram e onde se torna possível essa forma de investimento.

5. MAS COMO SE FUNCIONA UM INVESTIMENTO EM COMMODITIES?

Um investimento em Commodities se faz através do Mercado de futuros, que em linhas básicas funciona da seguinte maneira: Você compra no mercado de futuros um contrato com um grande produtor de laranjas, estipulando que ele se compromete a entregar daqui a sete meses 400 toneladas de laranjas, pelas quais você se compromete a pagar R$140,00 por tonelada. Nessa transação você espera poder vender esse contrato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com