TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE COMMODITIES

Pesquisas Acadêmicas: MERCADO DE COMMODITIES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

Usado como referência aos produtos de base em estado de matérias-prima ou com pequeno grau de industrialização, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores, possuem cotação e capacidade de negócios globais, cuja oferta e demanda são praticamente inelásticas no curto prazo e cujos preços são definidos pelo mercado.

Commodities ainda pode ser definida como um tipo de produto no qual não há diferenças qualitativas entre os mercados onde é negociado, ou seja, entre negócios de um mesmo produto em mercados diferentes, não existe preferência, em termos de qualidade, por parte dos compradores do produto. É comum que a terminologia commodities seja atribuída aos insumos, ou matérias-primas. Isso ocorre porque os insumos ainda não foram industrialmente transformados, o que facilita a padronização.

Quando um produto sofre transformação na indústria, ganha características particulares que o distinguem, dificultando a padronização e a negociação em larga escala. Sugerem que commodities é um ativo cuja padronização permite a execução de maior número de negociações, o que favorece a liquidez.

Estão entre os principais tipos de commodities:

Agrícola: Soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café.

Recursos Pesqueiros: Peixes, crustáceos, lulas e ostras.

Mineral: Minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel e prata, cimento, areia.

Financeira: Moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais.

Ambiental: Água e créditos de carbonos.

Recursos Energéticos: Energia elétrica.

Química: Ácido Sulfúrico e Sulfato de Sódio.

O Brasil é o maior exportador mundial de sete commodities:

Açúcar; Café; Suco de laranja; Fumo; Carne bovina; Frango; Minério de ferro.

O segundo nas exportações de Soja e Álcool e também é o quarto em carne suína e milho.

Em mercados organizados, como as bolsas de valores, é importante que as modalidades de ativos negociadas permitam a presença de liquidez, que, nesse caso, pode ser entendida como a facilidade de entrar e sair de uma posição, comprada ou vendida, com rapidez e facilidade. Se um determinado agente do mercado está em uma posição comprada em determinado ativo, ele conseguirá, em um mercado líquido, sair da posição rapidamente, vendendo seu ativo. Uma condição necessária para a presença de liquidez em mercados organizados é a padronização, que permite agilidade nas negociações, partindo-se da premissa de que as contrapartes envolvidas na operação saibam previamente as características da mercadoria negociada. Sendo assim, pequenas oscilações na produção ou de consumo podem acarretar grandes mudanças em termos de comercialização. No entanto, de acordo com os autores nos principais países consumidores, a demanda é mais inelástica, causando pouca sensibilidade na quantidade demandada, com variação dos preços. Entretanto, a comercialização de commodities é mais fácil e estável, pois se trata de um produto com baixo grau de risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com