TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS, OBJETIVOS, ORIGEM, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, RECURSOS EMPRESARIAS, FUNÇÕES DOS GERENTES.

Casos: CONCEITOS, OBJETIVOS, ORIGEM, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, RECURSOS EMPRESARIAS, FUNÇÕES DOS GERENTES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSOS DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA E MECANICA ADMINISTRAÇÃO

CONCEITOS, OBJETIVOS, ORIGEM, REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, RECURSOS EMPRESARIAS, FUNÇÕES DOS GERENTES.

Carlos Magno dos Anjos Veras

São Luis – Maranhão 2009

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................................1

2. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO ..................................................................2

3. OUTROS SIGNOFICADOS DA ADMINISTRAÇÃO ...........................................3

4. PRINCIPAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS .............................................. 5

5. OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO .................................................................. 5

6. ORIGEM DA ADMINISTRAÇÃO ........................................................................ 5

7. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ............................................................................... 6

8. RECURSOS EMPRESARIAS ............................................................................. 8

9. FUNÇÕES DOS GERENTES .............................................................................11

10. NÍVEIS HIERÁRQUICOS E OS GERENTES ...................................................16

11. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS ......................................................................17

12. MAESTRO E CIRURGIÃO ...............................................................................20

REFERÊNCIAS ......................................................................................................22

1. INTRODUÇÃO

Como será demonstrado e destacado durante o desenvolvimento da disciplina administração, esta surgiu, nos tempos modernos, da necessidade das industriais emergentes gerenciarem seus negócios que tomaram grande desenvolvimento através do surgimento de novas tecnologias provenientes do que se convencionou de chamar Revolução Industrial. (1780 a 1860 - 1860 a 1914).

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.

A administração como ciência surgiu como necessidade de sistematização dos processos produtivos em organizações industriais e foi concebida pelos engenheiros Fayol e Taylor.

Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.

Administrar é dirigir as organizações, através das pessoas, para que alcancem seus resultados de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Envolve a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização, tais como: pesquisas, estudos, análises, interpretação,dentre outros.

Tema de destacada importância para os profissionais de engenharia é a sua atuação como gerente seja na condição de colaborador em uma empresa ou gerindo seu próprio negócio. .Observar um gerente em ação nos leva à constatação de que seu trabalho é diversificado, sem padronização e não segue a ordem implícita nas funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Os estudos sobre os gerentes reforçam a idéia de que o enfoque funcional é um modo de classificação de suas atividades principais em grandes categorias e entender as técnicas usadas por eles para realizá-las

O módulo 1, que agora está sendo apresentado aos estudantes de engenharia, professores e demais colaboradores deste INSTITUTO destaca os conceitos, os objetivos, os princípios e a origem histórica da administração. Aborda também o papel dos gerentes nas organizações empresariais e destaca o engenheiro no exercício dessa função. Também tema de importância para os profissionais de engenharia é a sua atuação como gerente seja na condição de colaborador em uma empresa ou gerindo seu próprio negócio. .Observar um gerente em ação nos leva à constatação de que seu trabalho é diversificado, sem padronização e não segue a ordem implícita nas funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Os estudos sobre os gerentes reforçam a idéia de que o enfoque funcional é um modo de classificação de suas atividades principais em grandes categorias e entender as técnicas usadas por eles para realizá-las

2

A elaboração do presente material didático e a sua disponibilidade em site esprcífico para acesso, foi também possível graças à colaboração dos estudantes de engenharia industrial elétrica e mecânica do então CEFET – MA, a partir do primeiro semestre de 2007. A esses estudantes e aos que se seguiram nossos agradecimentos.

Metodologicamente foi elaborado a partir da literatura básica disponível, consulta à Internet, colaboração de alunos e professores.

Os textos, organizados em módulos, contemplam os itens do programa da disciplina administração e em seu conteúdo abordam conhecimentos de livros-textos clássicos de autores brasileiros, atividades estimuladoras de debates, artigos de periódicos eletrônicos, pesquisa de campo, visitas técnicas, exibição de vídeos e artigos que buscam contextualizar as situações teóricas explicitadas em sala de aula.

2. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares. A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para algo) e minister (pessoas), e designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. É utilizada em especial em áreas com corpos dirigentes poderosos , como por exemplo no mundo empresarial (administração de empresas) e em entidades dependentes dos governos (administração pública). Outro sentido da palavra refere-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com