TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AMBIENTAL: CONCEITOS, OBJETIVOS E FINALIDADE

Dissertações: CONTABILIDADE AMBIENTAL: CONCEITOS, OBJETIVOS E FINALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  2.428 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CENTRO AVANÇADO DE ENSINO ITOP-TO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOCILEIDE RODRIGUES DIAS

CONTABILIDADE AMBIENTAL: CONCEITOS, OBJETIVOS E FINALIDADE

PALMAS – TO

MAIO/ 2013

FACULDADE CENTRO AVANÇADO DE ENSINO ITOP-TO

JOCILEIDE RODRIGUES DIAS

TURMA B

CONTABILIDADE AMBIENTAL: CONCEITOS, OBJETIVOS E FINALIDADE

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade – ITOP, orientador: Jose Fernando B. Miranda

PALMAS – TO

MAIO/2013

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 05

3. OBJETIVO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL 05

4. FINALIDADE DA CONTABILIDADE AMBIENTAL 06

5. CONCLUSÃO....................................................................................................07

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA 08

6.1 OUTRAS REFERÊNCIAS 08

1. NTRODUÇÃO

A Contabilidade Ambiental não se refere a uma nova contabilidade, mas informações que relatem adequadamente, em termos econômicos, as ações ambientais de uma empresa que modifiquem seu patrimônio. Esse conjunto de informações não é outra contabilidade, mas uma especialização. Contudo posso concluir que a Contabilidade Ambiental é o registro do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade e, suas respectivas mutações expressos monetariamente. Entende se que a contabilidade ambiental tem como poder de controlar, informar e registrar dados contábeis no meio empresarial, de acordo com a necessidade de cada usuário, isso ocorre para que os mesmos possam se evoluir para atender as exigências do mercado. A contabilidade como ciência apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle, de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente. Especificamente, tal conjunto de informações é denominado de “contabilidade ambiental”.

04

2. DESENVOLVIMENTO

Contabilidade Ambiental pode ser compreendida como a atividade de identificação dedada e registros de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões.

A contabilidade Ambiental não se refere a uma nova contabilidade, mas a informações que relatem adequadamente, em termos econômicos, as ações ambientais de uma entidade que modifiquem seu patrimônio. Esse conjunto de informações não é outra contabilidade, mas uma especialização. Pode se compreender que a contabilidade ambiental é o registro do patrimonio ambiental ens, direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade, e suas respectivas mutações - expressos monetariamente. A contabilidade como ciência apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle, de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente.

3. OBJETIVO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL

Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externos acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.

Conseqüentemente um dos principais objetivos da contabilidade ambiental, é sempre passa informações necessárias e ser útil para a tomada de decisões de seus clientes. Muitas empresas não possuem uma gestão ambiental, e causam grandes impactos ambientais, muitas vezes mesmo tendo consciência do prejuízo que se causa a empresa não consegue controlar o prejuízo.

Por esse motivo, cabe a contabilidade ambiental orientar essas entidades com o objetivo de diminuir esse impacto no qual está sendo executado, promovendo informações que possam ampliar a visão da empresa para que haja uma diminuição dos impactos que afetam negativamente o meio ambiente.

05

Para haver resultados positivos de controle do impacto ambiental, cabe aos profissionais da área contábil desenvolver atitudes significativas, buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com