TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS - CEPED Www.ceped.ueg.br/anais/Iedipe/Gt9/18-criterios.htm‎

Artigo: CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS - CEPED Www.ceped.ueg.br/anais/Iedipe/Gt9/18-criterios.htm‎. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  5.867 Palavras (24 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 24

Resumo

Este artigo dá uma visão geral de como o tema Seleção de Conteúdos é tratado entre os professores, faz uma abordagem teórica sobre conteúdos de ensino com base em diversos autores nacionais e internacionais, apresenta propostas para selecionar conteúdos incluindo o enfoque Histórico-Cultural e apresenta recomendações para que os professores selecionem conteúdos de forma científica, contribuindo para formar o perfil do futuro profissional.

O mundo atual vive uma época de grandes transformações. Em todos os setores da vida as mudanças são uma constante. Não se trata de evitar ou impedir as mudanças mas, sim, de saber conviver com elas de forma natural, buscando o que trazem de positivo e diminuindo os aspectos negativos .

A escola tem que estar trabalhando com o aluno o que acontece à sua volta, preparando-o para uma leitura científica dos acontecimentos. O ensino conteudista, bancário já não atende as necessidades e interesses dos alunos que vivem num meio altamente tecnologizado.

A concepção de uma escola voltada para a construção de uma cidadania consciente e ativa, oferecendo aos alunos as bases culturais que lhes permitam identificar e posicionar-se frente às transformações em curso e incorporar-se na vida produtiva e sócio-política torna-se cada vez mais necessária. Reforça-se, também, a concepção de professor como profissional do ensino que tem como principal tarefa cuidar da aprendizagem dos alunos, respeitando sua diversidade pessoal, social e cultural e ligando os saberes teóricos à prática.

É comum ouvir professores comentando que sua matéria tem muito conteúdo para ser trabalhado, que o tempo disponível não é suficiente para se trabalhar todo esse conteúdo, que os alunos não são capazes de assimilar tudo que é trabalhado na disciplina e que não sabem o que fazer para adequar o tempo disponível ao conteúdo determinado

Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando sua aplicação.

Esses conteúdos podem ser

específicos, correspondendo a conceitos, leis, teorias, axiomas, procedimentos, métodos e técnicas específicas de uma área do conhecimento; e

não específicos, abrangendo:

- habilidades, que são procedimentos lógicos, heurísticos, algoritmos;

- formas de comportamento, incluindo atitudes e valores; e

- hábitos de estudo, levando à busca e processamento de informações, organização e controle da atividade de estudo, autopreparação.

Os conteúdos, dentro do processo ensino-aprendizagem, têm sido objeto de estudos por parte de vários autores e, às vezes, até se encontram posições antagônicas sobre o seu papel nesse processo.

Nogueira (2001,p.19) chama os professores de “conteudistas” por se preocuparem com o cumprimento integral dos conteúdos selecionados para um determinado ano letivo em detrimento, até, do processo de aprendizagem. O conteúdo passa a ser o mais importante e a ele se submetem professor e alunos.

Esse autor fundamentando-se na Ley de Ordenacion general del sistema educativo - da Espanha – LOGSE e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino classifica os conteúdos em três categorias: conceitual, procedimental e atitudinal.

Conteúdo conceitual é o conhecimento que o professor detém e transmite de forma teórica ao aluno. Não se discute este tipo de conteúdo mas, sim, o fato de se ficar apenas nessa categoria tratando-o como fim e não como meio, não o relacionando com o dia-a-dia do aluno, não o tornando significativo.

Conteúdo procedimental é citado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN-como

procedimentos que expressam um saber fazer, que envolvem tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta. Os conteúdos procedimentais sempre estão presentes nos projetos de ensino pois realizar uma pesquisa, desenvolver um experimento, fazer um resumo, construir uma maquete são proposições de ações presentes nas salas de aula. (PCN Apud Nogueira, 2001,p.20)

Os procedimentos devem se constituir em um objeto no processo de ensino-aprendizagem e complementar a informação teórica, ou seja, o conteúdo conceitual.

Conteúdo atitudinal é formado pelas normas e valores que, através da função socializadora e mediadora da escola, possibilitam ao aluno diferentes leituras e interpretações do mundo em que vive.

Libâneo ( 1994, p.127) faz uma abordagem ampla sobre o tema ressaltando sua relevância não só na vida escolar mas, também, na formação de uma sociedade justa. Critica a forma estática e sem significado vital para o aluno como muitas vezes os conteúdos são trabalhados, aspecto apenas conceitual, não valorizando a capacidade e habilidade do aluno para adquirir conhecimentos, aspecto procedimental e separados das condições sócio-culturais e individuais do aluno, aspecto atitudinal.

Afirma que o ensino dos conteúdos é um processo dinâmico, uma ação recíproca entre matéria, ensino e estudo dos alunos. Os conteúdos devem ser significativos, isto é, interessantes, expressivos, incluir elementos da vida dos alunos para serem assimilados de forma ativa e consciente. O domínio de conhecimentos, conteúdos conceituais e das habilidades, conteúdos procedimentais, visa ao desenvolvimento das funções intelectuais como o pensamento independente e criativo.

Libâneo define conteúdo de forma abrangente incluindo não só conhecimentos mas habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social visando sempre sua aplicação na vida prática dos alunos. Conteúdo, para ele, engloba conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognoscitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudo, de trabalho e de convivência social, valores, convicções, atitudes.

A palavra conteúdo, na tradição das instituições escolares, significa elementos de disciplina, matérias, informações diversas, os resumos da cultura acadêmica, reflete a visão dos que decidem o que ensinar e dos que ensinam, o que se pretende transmitir e o que deve ser assimilado. Essa concepção é diversa dos resultados dos conteúdos não específicos que o aluno obtém.

A ampliação da escolaridade alargou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com