TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DA INOVAÇÃO TOYOTA DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

Projeto de pesquisa: CULTURA DA INOVAÇÃO TOYOTA DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

CULTURA DA INOVAÇÃO

TOYOTA DO BRASIL INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA

RENATA SILVA DE OLIVEIRA 31010000984

TIELE TOSCO DE OLIVEIRA 31010000684

MAYARA LACERDA CARPANELLI 31010001019

RENATA DE CÁSSIA R. FERREIRA 31010000326

CULTURA DA INOVAÇÃO

TOYOTA DO BRASIL INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA

Introdução

Cultura da Inovação é a única maneira de alcançar e sustentar a vantagem competitiva, assegurando que sua organização esteja aprendendo mais rápido que a concorrência. É a cultura do aperfeiçoamento contínuo, pois não há nada que não possa ser melhorado. A organização precisa se antecipar e responder de forma rápida às necessidades dos clientes, buscando processos de produção mais eficazes.

A organização deve promover um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo.

“Naqueles tempos, a fiação e a tecelagem não eram um negócio próspero como hoje em dia. O trabalho era feito por mulheres idosas em casa que teciam as roupas a mão. Apesar de todos em minha comunidade serem agricultores, cada casa também tinha o próprio tear. Comecei a pensar em maneiras de potencializar os teares de modo que a tecelagem pudesse ser mais rápida, e mais roupas fossem feitas a um custo menor. As pessoas, então, poderiam comprar produtos de algodão mais baratos, e isso beneficiaria substancialmente a sociedade” – Sakichi Toyoda (Sakichi Toyoda – Pai de Kiichiro Toyoda, Fundador da Toyota Motor).

A partir dessa afirmação pudemos concluir que a Toyota é uma das empresas que melhor trabalha com o princípio da Cultura da Inovação, pois seu fundador sempre teve em mente que era necessário estar a frente dos demais para conseguir sucesso. A verdade é que inovação nos negócios quer dizer satisfação e valor, não um novo dispositivo.

Fazer certo foi substituído por fazer de qualquer maneira. Com algumas raras exceções, a indústria parece ter caído no conto do vigário de que qualidade, custo e velocidade não são inteiramente compatíveis. Velocidade e custos estão resolvidos. Uma nova engenhoca, com mais recursos do que somos capazes de assimilar, será lançada amanhã. Enquanto isso, ainda não conseguimos descobrir como usar a que compramos hoje, que, a bem da verdade, nem funciona tão bem assim.

As soluções elegantes envolvem uma abrangente filosofia de como fazer mais com menos, uma noção que se tornou sinônimo de Toyota e que esta presente até hoje em todas as suas operações, e desde a criação e projeto até fabricação, distribuição, venda e marketing. A produção busca eliminar o desperdício para ficar mais enxuta. A engenharia busca simplicidade no projeto de produtos. A pesquisa busca maior economia de combustível por meio de uso de energia híbrida.

Isto se tornou parte tão fundamental da genética devido a necessidade. A segunda guerra mundial deixou o Japão industrial em sem recursos, inclusive a Toyota Motor, fundada no final da década de 1930. A necessidade de sobrevivência e de desenvolvimento em meio à escassez de bases comerciais – local, recursos, dinheiro e mão-de-obra – impôs uma nova forma de pensar e conduzir os negócios. Decidida a competir com êxito no mercado automotivo mundial, mas sem o luxuosos recursos fartos, a Toyota fez a única coisa que poderia fazer: buscou meios de realizar mais com menos, potencializando o que tinha: valores enraizados sobre a inventividade de funcionários, progresso constante e uma vontade intensa de atender a sociedade.

Enquanto algumas poucas inovações que mudaram as regras do jogo podem ser atribuídas a uma idéia brilhante, a grande maioria de inovações eficazes na industria resultou de uma busca rigorosa pela melhor solução.

É a disciplina dos incrementos, e apenas trabalho duro. A busca da perfeição é tarefa de todos. Não pode ser dividida em departamentos ou terceirizada. Não se limita ao projeto de produtos ou ao grupo de pesquisa e desenvolvimento. Esse tipo de pensamento só serve para conter a criatividade humana e silenciar o espírito de inovação. Dentro da Toyota, este pensamento, da origem ao Kaizen.

A cada ano o trabalho fica mais complexo, os negócios mais competitivos, os trabalhos mais especializados, as profissões menos estáveis, as metas mais desafiadoras, os orçamentos e prazos diminuem, e, durante todo o tempo, o passo da mudança continua acelerando.

Como lidar com tudo isto? A mais para fazer e menos meios. A única saída é ser mais criativo, ter mais recursos. Este é o tipo de criatividade aplicada defendida pela Toyota. A criatividade depende em grande medida, da conexão pessoal com o trabalho. Deve-se pegar todo o trabalho feito, e simplificá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com