TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Novo CEO, Microsoft Tem Que Encarar Mundo pós-PC

Ensaios: Com Novo CEO, Microsoft Tem Que Encarar Mundo pós-PC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRISCILA CANDIDA MARTINS DA SILVA

“Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.

Estudo de Caso

Vespasiano

2014

PRISCILA CANDIDA MARTINS DA SILVA

“Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.

Estudo de Caso

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Professor Gisleine Fregoneze

Professora Henry Nonaka

Professora Marcos Marques

Professora Elisete Zampronio

Professora Rodrigo Trigueiro

Vespasiano

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1. PESQUISA DE MERCADO...............................................................................4

1.1. DESAFIOS DO MERCADO...............................................................................4

1.2. IMPORTÂNCIA DA EFICÁCIA NA TOMADA DE DECISÕES..........................5

2. MARKETING.....................................................................................................6

2.1. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA.......................................................................6

2.2. DEFINIÇÃO DE PRODUTO..............................................................................7

2.3. MIX DE COMUNICAÇÃO..................................................................................7

3. NEGOCIAÇÃO..................................................................................................8

3.1. A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO.............................................................................................................9

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................12

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de trabalhar as disciplinas desenvolvidas no semestre, serão apresentadas, por meio de um estudo de caso, as ações direcionadas ao marketing, negociação e à pesquisa de mercado de modo a contribuir para o sucesso empresarial do novo CEO da Microsoft como gestor da empresa que tem perdido seu espaço no ramo tecnológico, frente aos seus concorrentes.

1- PESQUISA DE MERCADO

1.1 – DESAFIOS DO MERCADO

A identificação do problema é um dos primeiros e mais importantes passos na tomada de decisões. Daí, a importância na realização de pesquisas que busquem a identificação e solução deles.

De uma forma geral, a Microsoft precisa avaliar o ambiente tecnológico com uma visão mais ampla de mercado, buscando identificar os desejos dos consumidores modernos e inovando o seu composto de produtos ofertados a fim de atrair, novamente, o seu público alvo, os clientes corporativos. A ideia, persistindo na retomada do mercado e na abrangência do número de clientes satisfeitos com a marca, pede a criação e inserção de produtos que atendam as necessidades de mobilidade e agreguem economia de tempo e confiança aos utilitários desses sistemas operacionais que se destacam entre as categorias de variedades da empresa.

A pesquisa de identificação de problemas pode ser utilizada para avaliar as tendências de mercado e qual a imagem da empresa diante de seus clientes, além de possibilitar dimensionar sua participação dentro desse mercado e prever oportunidades para o futuro.

Já a pesquisa para solução de problemas deve apontar caminhos e ações importantes que a Microsoft poderá adotar para buscar seu crescimento e desenvolvimento no mercado em que deseja atuar. Deve-se trabalhar pensando no estilo de vida das pessoas que compõem esse segmento de mercado, nas suas necessidades e disponibilidades; pensar em produtos inovadores e eficazes; avaliar a qualidade e fixar um preço competitivo; priorizar a divulgação do produto para não permitir que a marca caia no esquecimento; buscar parcerias e a melhor disponibilização e distribuição dos produtos ao consumidor.

É necessário que se saiba identificar os objetivos da empresa para que haja uma gestão direcionada às intenções do negócio.

Para melhorar o rendimento financeiro da empresa pode-se utilizar de uma ferramenta conhecida como custo de oportunidade que vem a ser aquilo que poderia ser ganho com um melhor uso dos recursos. Não significa um desembolso econômico para a empresa, mas pode representar um benefício não atingido a partir daquela oportunidade não escolhida. Representa a ideia do valor da escolha, ou do que se deixa de ganhar admitindo outra opção de investimento.

A influência e autoridade do gestor são construídas a partir do serviço, identificando e satisfazendo as necessidades legítimas de seus consumidores.

O sucesso financeiro da empresa dependerá da habilidade de Satya Nadella no comando da companhia. Através de ações de pesquisas de mercado, o novo CEO da Microsoft poderá encontrar uma demanda de clientes, criar produtos e serviços que atendam a este público, escolher o melhor método de divulgação dos produtos e serviços aos consumidores e efetivar a venda do produto ao cliente.

1.2 – IMPORTÂNCIA DA EFICÁCIA NA TOMADA DE DECISÕES

O apego à cultura e à tradição da organização é um dos fatores que pode tê-la levado a perder o seu posto no mercado tecnológico. Grandiosa no mercado de computadores, que vem perdendo seu espaço entre os consumidores, faltou um olhar crítico e um pouco de malícia no acompanhamento das tendências relacionadas à mobilidade.

Existem condições estratégicas que devem ser impreterivelmente consideradas pelos empresários para formar o ambiente estratégico em que a instituição está inserida. As variáveis internas relacionadas aos processos e à gestão da empresa têm dado um passo nesse momento. As variáveis externas deveriam ter sido acompanhadas, observado o macroambiente onde a Microsoft está inserida, que é o fator condicionante ao alcance do sucesso ou do fracasso.

A inércia diante da análise do impacto desses produtos na economia à longo prazo, da proporção e aderência dos consumidores à mobilidade pode ter causado um prejuízo imensurável à Microsoft. Quando algo diferente acontece no mercado, a empresa é abalada ou perde sua credibilidade.

As decisões são complexas, mas necessárias. As decisões e estratégias de grandes empresas estão sob análise a todo o momento.

O campo da tecnologia sofre influências a todo instante, devido ao número de informações, mudanças e pressões que exerce sobre a economia, sobre as empresas e os consumidores. Daí, a importância de se aplicar a Teoria da Contingência da Administração, a teoria da mudança, ou você se adapta, ou você morre.

A capacidade de inovação e competitividade da empresa não pode ser abalada devendo sempre haver o estímulo ao potencial inovador dos empresários. A cultura pode limitar ou dar condições de desenvolver a inovação e competitividade. Novos produtos, novos negócios, novos processos. Tem que haver mudanças de estratégias no mercado. As decisões estratégicas devem ser tomadas no sentido de que a cultura da empresa precisa ser mudada.

A pesquisa quantitativa (levantamento e estudo de campo) é o método adequado que poderia ter sido aplicado para obterem-se informações em relação às mudanças do mercado, tendências e satisfação dos consumidores para que não houvesse esse retardamento, e sim a eficácia na tomada de decisões.

2- MARKETING

2.1– ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Dada a grande competitividade, além de compreende seus clientes, as empresas necessitam estar sempre atentas a seus concorrentes para através da análise da concorrência poder determinar as áreas em que possa retirar vantagens competitivas.

É necessário saber identificar seus concorrentes e seus objetivos, e estar preparada para uma reação rápida às estratégias ditadas por eles. A comparação de produtos e processos em busca da melhora de qualidade e desempenho diante desses concorrentes também é essencial. Além disso, a empresa deve identificar as forças e fraquezas da concorrência, analisando os valores relativos que o concorrente oferece ao consumidor, criando, com essas informações, um sistema de inteligência competitiva.

2.2– DEFINIÇÃO DE PRODUTO

O composto de marketing é um trabalho integrado entre os 4 P’s: produto, preço, praça e promoção, com a função de entender para atender, fidelizar e reter o cliente ao negócio da empresa.

O produto talvez possa ser considerado o elemento mais importante do Mix de Marketing e não deve ser visto apenas como uma oferta tangível. É importante observar a qualidade do produto oferecido com a intenção de satisfazer um desejo ou necessidade do consumidor.

As embalagens devem oferecer conteúdo e proteção, ser de fácil identificação e apelativas, atraindo os consumidores.

O produto deve trazer consigo a ideia de satisfação e o fator novidade, sempre atentando-se para seu ciclo de vida e observando os mecanismos que podem acrescentar valor e carisma ao produto, reposicionando-o no mercado.

2.3– MIX DE COMUNICAÇÃO

O mix de comunicação é o composto, por seis formas essenciais de comunicação, utilizado para atingir com maior eficácia e eficiência as pretensões da empresa. Este composto resume-se em: propaganda (publicidade), marketing direto, patrocínio, relações públicas, promoções, merchandising.

 Propaganda: define-se como o ato de incitação ao consumo de determinado produto, através de remuneração e patrocinador identificado, com o objetivo de levar o consumidor a adquirir este produto.

 Marketing Direto: contatos diretos e individuais entre a empresa e o cliente, de forma personalizada, com o objetivo de conhecê-lo e atender às suas necessidades individuais. É uma forma de fidelizar o cliente, fazendo-o sentir-se importante para a empresa e construindo um alicerce para uma relação duradoura.

 Patrocínio: ocorre quando há uma contribuição (em dinheiro e/ou serviços) de uma entidade ou instituição para determinado projeto, com retorno publicitário, geralmente.

 Relações Públicas: com o intuito de manter ou intensificar a imagem da instituição diante da opinião pública, é conjunto de atividades utilizadas para manter a harmonia e o bom entendimento entre e empresa e seus consumidores.

 Promoções: é uma técnica utilizada para abaixar o preço dos produtos por determinado período, incentivando a experimentação e elevando o seu status.

 Merchandising: é atividade desenvolvida visando estimular a compra imediata pelo consumidor, gerando a visibilidade e disponibilidade de determinado produto, com o intuito de ocasionar a compra por impulso. É uma ação que ocorre no ponto de venda.

3- NEGOCIAÇÃO

3.1– A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Existem muitos fatores que podem influenciar diretamente um processo de negociação. Dentre os principais, a ênfase será voltada para a concorrência, os riscos, o tempo e a informação, e o modo em que estes fatores afetam a negociação.

 Concorrência: é uma variável que deve sempre ser observada para se avaliar as probabilidades de conclusão de um negócio. O negociador pode ser confrontado pela outra parte com questionamentos e apresentação de propostas de produtos semelhantes e melhores preços, por exemplo, devendo, assim, estar preparado para argumentar e convencê-lo que a sua oferta é a melhor opção.

 Riscos: não se deve fechar os olhos para os riscos. Eles existem e são muito complacentes. Para concretizar uma negociação, ao escolher uma opção, renunciamos da outra. Não é por isso que se deve deixar de concretizar um negócio. O medo de arriscar pode coibir o negociador de finalizar excelentes negócios. Todo processo de negociação abrange riscos, daí a necessidade de assumi-los de forma consciente.

 Tempo: no processo de negociação, a parte que controla o tempo possui maior controle sobre a negociação. Atentar-se aos prazos estipulados, ao tempo gasto durante uma negociação, ao tempo de aceitação, buscando maximizar a relação custo benefício.

 Informação: agregar informações relativas à outra parte interessada já é um passo no negócio. A informação está ligada ao poder e o uso desses atributos em um processo de negociação objetiva influenciar o oponente de modo a conquistar o controle da negociação. As informações precisam ser grandes em número e qualidade e devem ser selecionadas a fim de atribuir vantagens ao negociador. Saber utilizar essas informações de forma adequada é primordial para o sucesso no processo.

CONCLUSÃO

Para alcançar os resultados desejados é importante que Satya Nadella agregue informações, invista em pesquisas e conheça as tendências do mercado e os desejos de seus consumidores, utilize de todos os recursos disponíveis para um bom planejamento da empresa e escolha das melhores estratégias de marketing para reconquistar seu espaço.

Saber o momento certo de efetivar uma negociação, conhecer o negócio e inovar sempre. Uma boa administração é que faz o futuro próspero da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Rampazo, Adriana Vinholi; Nonaka, Henry Tetsuji. Pesquisa em Negócios. 2013. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.

HUNTER, James C.. O Monge e o Executivo. 1998. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2008.

MARQUES, Marcos Roberto. Fundamentos de Marketing. 2013. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

DE CAMPOS, Ivan Ferreira; BAZOLI, Thiago Nunes.Curso de Extensão: Inovação, Tecnologia e Competitividade nas Empresas: A Cultura da Inovação e do Conhecimento. 2013. Disponível em: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/ - Acesso em: 14/05/2013.

FALKOWISKI, Lissandro de Sousa. Curso de Extensão: Inovação, Tecnologia e Competitividade nas Empresas: A Tecnologia como Estratégia para Competitividade. 2013. Disponível em: http://www15.unopar.br/unopar/bibdigital/bdconsulta002.action/ - Acesso em: 14/05/2013

Mix de Comunicação. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-05-15]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$mix-de-comunicacao>. Acesso em: 15/05/2014.

Marketing Direto. Wikipédia. 2013. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_direto. Acesso em 15/05/2014. Acesso em: 15/05/2014.

Relações Públicas. Wikipédia. 2013. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_p%C3%BAblicas. Acesso em: 15/05/2014.

Promoção. Wikipédia. 2013. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Promo%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 15/05/2014.

WIKIPÉDIA. Custo de Oportunidade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_de_oportunidade - Acesso em: 14/05/2013.

FALKOWISKI, Lissandro de Souza. Negociação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

O Marketing e seu Mix de Comunicação. Curso de Comunicação Social. 30/08/2009. Disponível em: http://comunicacaointegradauniube.blogspot.com.br/2009/08/o-marketing-e-seu-mix-de-comunicacao.html. Acesso em: 15/05/2014.

...

Baixar como  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »