TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Organizar Uma Sipat

Trabalho Escolar: Como Organizar Uma Sipat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

Como organizar uma SIPAT

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte que possua a partir de 20 funcionários em seu quadro, deve ter uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Devido a sua existência, todos os anos deve ser realizada a SIPAT (Semana Interna de Segurança de Trabalho). Desenvolvida junto ao SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em medicina do Trabalho), a SIPAT tem o papel de, uma vez por ano, durante o período de uma semana, conscientizar os funcionários e orientá-los com relação aos acidentes de trabalho e como podem fazer para desempenhar suas atividades de trabalho com maior segurança.

1. 1

O principal objetivo da CIPA é a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocasionadas pelo mesmo. Já a SIPAT é um programa que a empresa tem a obrigação de executar, pois isso consta na legislação do trabalho. Seu objetivo principal é tentar reduzir, ao máximo, o número de afastamentos dos colaboradores do trabalho, ocasionados por acidentes e/ou doenças recorrentes dele. A CIPA, em parecia com o SESMT, realiza, durante a semana da SIPAT, eventos dos quais todos podem participar, todos eles tratando do mesmo tema, que é a prevenção de acidentes e a segurança no dia a dia de trabalho. São citados também assuntos relacionados a coisas que podem prejudicar a saúde das pessoas, como bebidas alcoólicas, o fumo, e as DST (doenças sexualmente transmissíveis).

São também abordados assuntos relacionados à qualidade de vida e ao relacionamento interpessoal. Durante a SIPAT, há também apresentações teatrais, avaliações, feitas por profissionais, físicas e nutricionais, junto com atividades de lazer.

2. 2

Para que uma SIPAT seja realizada, deve-se, antes de mais nada, ser feita uma reunião, composta por membros da diretoria da empresa, da CIPA e do SESMT, para que tudo o que seja relacionado à SIPAT seja colocado na mesa. Os participantes devem debater e planejar como será organizada e realizada a SIPAT, quais temas terão maior ênfase, quais resultados se espera que sejam atingidos, o custo total para realizá-la etc.

A organização de uma SIPAT, que é um pouco complexa, deve ter:

- Previsão de data para a realização do evento;

- Espaço físico disponível ou o aluguel do mesmo, caso necessário;

- Relação de materiais necessários já disponíveis na empresa;

- Análise da estrutura do espaço físico que irá ser utilizado;

- A montagem de um ponto, no qual os participantes poderão se inscrever e confirmar presença no evento;

- Cartazes de divulgação do evento;

- Canetas, blocos de anotações, pastas e outros materiais se utilizar durante o evento;

- Equipamentos para a realização das atividades, como retroprojetor, caixas de som, data show, microfones e cadeiras;

- Relação da quantidade de participantes;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com