TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comprimidos e Smartphones

Tese: Comprimidos e Smartphones. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Tese  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

Tablets e Smartphones

Etapa 1

a) O quanto se compra e se vende:

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, as vendas de smartphones tenderão a crescer 67,9% em 2013, quando em 2012 atingiram 202 milhões de unidades vendidas. Em 2014, teremos 276 milhões de tablets vendidos no mundo. Em relação a venda de smartphones, teremos um crescimento de 4,3% alcançando 18 bilhões de unidades no mundo em 2013. Já em 2014, serão de 1,9 bilhões de aparelhos vendidos.

Uma outra pesquisa feita pela consultoria IDC, afirma que 1,1 bilhão de dispositivos sejam comercializados e para 2016 esses dados devem ser de 1,84 bilhão de aparelhos vendidos a mais do que o dobro do ano passado, significando assim uma taxa média de 15,4% durante um período de cinco anos.

A ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) obteve dados em relação a venda de computadores no Brasil (incluindo notebooks desktops e tablets) e de acordo com a consultoria IDC, notou-se um crescimento nas vendas de tablets no primeiro trimestre deste ano. As vendas este ano estão propensas a crescerem, bem como na participação de mercado por causa das vantagens oferecidas pelos tablets e smartphones como: portabilidade, autonomia, internet 3g ou 4g incorporada ao aparelho (no caso dos tablets, sem a necessidade de conectar um modem 3g), internet sem fio e diversas outras aplicações e funções.

Mas ainda há um impasse em relação aos tablets contra os desktops ou computadores de mesa, pois existe uma certa carência de conteúdo e outras funções que são oferecidas somente por pcs ou notebooks.

b) O comportamento do consumidor:

Sete de cada dez brasileiros veem TV e interagem com smartphones e tablets, no mesmo tempo em que aproximadamente 30 milhões de pessoas fazem o uso deste tipo de mídia 3 em 1(Smartphone, TV e computador) segundo pesquisa realizada pelo Google Brasil.

“A crescente aquisição de smartphones e tablets no Brasil está configurando cada vez mais o comportamento do público consumidor e estabelecendo o que chamamos de um “novo cenário multitelas”, diz o Google em sua informação”

Outro fator que podemos destacar para o fato de esses dispositivos estarem se popularizando entre os consumidores, é seu preço estar a cada dia mais baixo, uma grande diversidade de produtos e modelos diversos existentes no mercado e um crescente avanço tecnológico no país.

c) Influências da economia:

Segundo uma matéria publicada pelo site valor econômico, tablets e smartphones serão o alvo principal dos consumidores neste ano de 2013. A renda global dos fabricantes de tablets e smartphones representará um crescimento em torno de 25% e 22%.

Uma pesquisa realizada pela Gfk Brasil, mostrou um aumento na receita em aproximadamente de 49% no final de 2012 e mais 20% em 2013 no mundo todo. Fator importante que contribui com toda essa revolução tecnológica e econômica é o fato das pessoas estarem cada vez mais conectadas e trocando informações, dados e conteúdo com uso de redes sociais, blogs, e-mails etc.

Acabou o tempo em que o consumidor ficava apenas entretido na tv, comportamento esse que influencia diretamente nessa nova classe de produtos eletrônicos.

a) Informações sobre o mercado consumidor:

Segundo uma matéria publicada no site da Universidade Metodista de São Paulo, diz o vendedor de uma loja de eletroeletrônicos que as pessoas que procuram por esses aparelhos não têm idade certa tendo desde crianças até idosos. Devido à redução do preço, smartphones são mais procurados do que tablets.

Na procura por um smartphone, nota-se que o publico brasileiro atenta mais para recursos multimídia do aparelho sem se preocupar muito com a marca. Um estudo mostra que 36% das pessoas preferem as funções multimídia do aparelho quando compram. Porém, 26% acham relevante o modelo e marca do smartphone, entretanto 15% se interessam por design e cor. Todavia, 10% dos envolvidos na pesquisa, afirmam que uma oferta mais barata na venda do produto é o observado na hora da compra. Já a simplicidade no uso, corresponde a 4% dos pesquisados.

Esses dados foram levantados de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, que analisou as funções mais usadas no aparelho pelas pessoas como: Ligações telefônicas em primeiro lugar com 99% das pessoas entrevistadas, 69% no uso de mensagens de texto e 48% para ouvir música. O item que mais ganhou espaço na utilização nesses aparelhos foi o acesso à internet que corresponde a 27% em 2012, e 41% em 2013.

b) Histórico da evolução do mercado consumidor:

O acesso à internet móvel e suas tecnologias representam 50% de todo o gasto com tecnologia e existe um aumento maior para o ano de 2013. Conforme uma queda de mais ou menos 1%, o setor de tecnologia deverá aumentar esse ano. Os responsáveis por essa revolução são smartphones e tablets.

O consumo em eletrônicos atingiu mais ou menos a marca de 482 milhões de euros neste ano, representando 4% a mais que 2012, em estudo realizado de acordo com um relatório da associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com