TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Trabalho Escolar: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 6

1 RESUMO

A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para as organizações no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação interna, gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes internos.

2. INTRODUÇÃO

A comunicação empresarial constitui uma importante ferramenta de comunicação onde é possível melhorar a imagem de uma empresa, produto ou mesmo relacionamento com funcionários e público alvo. Em momentos de crise, a salvação chega por meio de muita criatividade e trabalho em equipe.

Esse trabalho nos mostra como é a comunicação interna e externa , qais são os seus conceitos , e a sua importancia no meio de organizações empresariais , veremos também o quanto é importante a comunicação para se obter sucesso no seu negócio e globalização das empresas em gerais .

2.1 A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública

A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.

A comunicação empresarial deriva da cultura da empresa, isto quer dizer que quanto mais esclarecida for a empresa sobre seu papel social, mais apta estará a informar. Mas a rede de informação de uma empresa não se limita a praticar técnicas de comunicação. Mais do que isso, faculta a organização o contato direto com seus públicos, de forma a saber o que os empregados e os consumidores pensam ou querem. Tendo por objetivo a melhoria do produto ou deserviços, a valorização dos recursos humanos ou a construção de imagem compatível com a confiança do mercado, a empresa pode investir para ser bem informada e para informar bem. A comunicação interna e a comunicação externa são os dois tipos de ações mais importantes na estratégia da empresa. Podem ser exercidas simultaneamente ou paralelamente, esteja empresa dedicada á indústria, ao comércio ou ao serviço. Comunicação interna é a que se verifica entre a organização e seu pessoal. Comunicação externa é aquela que abrange consumidores, clientes, fornecedores, acionistas e o público amplamente afetado por jornal, rádio, revista, televisão, agência de notícias, etc. Tanto a comunicação interna quanto a comunicação externa são essenciais no âmbito da empresa. É importante para os empresários tanto a opinião dos seus funcionários sobre o que produzem, quanto a opinião dos seus influenciado pelos mais diversos fatores. Essa convergência que se observa no interior da empresa – a anotação e a especial atenção à sugestões, queixas ou opiniões internas e externas – influi para fortalecer decisões e é fundamental para reciclar, vitalizar objetivos de melhoria de produtos ou de serviços. Um sistema efetivo de comunicação empresarial – e não de simples divulgação de comunicados de efeitos internos e externo – deve consubstanciar contatos diretos com empregados e com universo de consumidores, fornecedores, acionistas, clientes, etc., seja um público específico, seja um público restrito como o governo.

O âmbito deste sistema depende sempre do âmbito da empresa. Na medida em que amplia o seu universo, a organização mais se qualifica para gerir complexidades ou circunstâncias do seu aparato de informações. Deve saber, portanto, como usar a sua rede. Embora envidem esforços para alcançar seus objetivos, as empresas esbarram em dificuldades e não atingem um padrão de boa comunicação.

2.2 COMUNICAÇÃO INTERNA E SEUS CONCEITOS

A Comunicação Interna engloba todas as práticas e processos comunicacionais de uma determinada empresa ou organização com o seu público interno (funcionários, colaboradores, prestadores de serviços, investidores e acionistas).

A Comunicação Interna gera resultados positivos nas áreas administrativa, mercadológica e econômica e pode ser estratégica no apoio à gestão de mudanças, aos processos de fusões e aquisições, de integração de equipes, e também de alinhamento da cultura interna aos objetivos organizacionais.

A comunicação interna é trabalhada como estrátegia de negócios ,pois por meio dela é capaz de se conhecer os públicos internos, o clima motivacional eo desempenho dos colaboradores . Conhecendo qual o panomara e por onde a comunicação interna permeará, define- se a linguagem e a profundidade do conteúdo a ser utilizado a cada um dos públicos a serem trabalhados , vejamos os prícipais objetivos da comunicação interna:

• Difundir dentro da empresa os conhecimentos adquiridos pelos empregados, diretores e proprietários;

• Divulgar as ações da empresa de forma direta e transparente;

• Envolver a equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com