TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Projeto de pesquisa: Comunicação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Há nos profissionais da área um cuidado constante para que a comunicação seja mais eficiente. Basicamente, o emissor consegue se fazer compreender pelo receptor, tal e qual imaginou. No entanto, quanto maior a quantidade de receptores, menor a chance de que a mensagem seja recebida por todos, tal e qual se deseja. Isto porque há uma série de interferências que impedem a compreensão ampla.

Há diversas pesquisas atuais que procuram diminuir e minimizar as falhas na comunicação. Porém, falha zero é um objetivo a ser alcançado praticamente impossível. Claro, não significa que em todo momento que nos comunicamos nós acabemos falhando.

O conceito de comunicação empresarial tem sido utilizado de maneira equivocada pela literatura e pelos executivos em comunicação. A comunicação precisa ser vista sob uma nova perspectiva que contemple as teorias de gestão e destaque, sobretudo, a comunicação como instrumento de inteligência empresarial. A consolidação da comunicação como uma estratégia empresarial requer também a existência de um ambiente favorável à definição de qual tipo de ferramenta de gestão e de recursos humanos e financeiros que permitam a sua implementação na empresa.

A seguir estudaremos algumas áreas de gestão que coloca em prática uma ferramenta utilizada para otimizar o crescimento da empresa BRASKEM, sobretudo no emprego da comunicação empresarial no âmbito interno e externo.

2. PRODUÇÃO TEXTUAL

As áreas de gestão do conhecimento e de comunicação interna têm papel cada vez mais relevante entre aquelas que compõem a ciência da administração. Se o conhecimento é, em princípio, a base e o conteúdo principal de tudo o que se faz, a comunicação, por sua vez, pode ser entendida como o veículo multiforme que torna possíveis a construção, a transferência, a atualização e a transformação do mesmo ao longo do tempo.

A comunicação está presente em todas as formas de organização conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação. Embora o propósito deste trabalho não seja o de estudar as questões oriundas do ambiente externo da BRASKEM, faz-se necessário delinear ainda que minimamente, a importância da comunicação empresarial nesse contexto, objetivando criar um cenário geral para contextualizar o tema de maior interesse, que, nesse caso, é o processo de comunicação interna da BRASKEM.

De certa forma, esse é outro tema que, no primeiro momento, parece estar relacionado apenas às grandes organizações. A comunicação empresarial cumpre papéis diversos e é uma ferramenta estratégica em todas elas.

Do ponto de vista externo, a necessidade reside em tornar a empresa mais conhecida no mercado para atender os seus consumidores. Mas as pequenas empresas, ao contrário do que muitos teóricos de comunicação insistem em dizer que não, a meu ver também carecem de assessoria de imprensa, pois precisam mostrar produtos e possibilidades exatamente como fazem as grandes empresas.

Sabe-se que toda organização empresarial vive influenciada por dois ambientes de limites e complexidades distintas. O ambiente interno sobre o qual, teoricamente, se tem maior possibilidade de controle e o externo, que, embora não ofereça as mesmas facilidades, também requer atenção contínua para o alcance dos objetivos e metas. Obviamente, a gestão do conhecimento não está restrita ao mundo intramuros de qualquer organização. O planejamento estratégico tem de contemplar ações de relacionamento com os diversos públicos que interagem com o negócio.

Com interesses e objetivos diversos, e muitas das vezes conflitantes, os stakeholders¹ têm demandas específicas que obrigatoriamente têm de ser atendidas de modo proativo e preferencialmente em tempo real.

¹ Neste contexto, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

Não dá para começar a fazer comunicação na hora da crise. Credibilidade não se conquista de uma hora para a outra. As empresas compreenderam que é preciso trabalhar a comunicação de forma integrada na organização. Antes era só a relação com a imprensa. Hoje, a comunicação engloba clientes, acionistas, fornecedores e funcionários. Houve uma sofisticação dessas relações, partindo de uma idéia simples, a de que comunicação é diálogo e exige transparência.

Embora essa afirmação seja recente, ela deixa de citar a comunidade como ente participante desse contexto, seja ela representada pelos arredores geográficos mais próximos da organização ou até mesmo de âmbito global. Como ator cada vez mais representativo nesse cenário, vigilante, organizada e com objetivos claros, tendo como carro chefe o propalado crescimento sustentável, a comunidade tem avançado em suas conquistas e aumentado as suas exigências e representatividade entre os stakeholders. O atendimento desses desafios oriundos do ambiente externo depende fortemente da estruturação de um processo eficaz de comunicação interna. Essa constatação remete à conclusão de que há uma estreita relação entre os temas gestão do conhecimento e comunicação empresarial, seja com o público interno ou externo.

2.1 Comunicação empresarial e gestão do conhecimento

Os processos de comunicação interna das organizações, a exemplo dos demais, têm sofrido mudanças importantes ao longo dos tempos. Do ponto de vista interno, a comunicação é necessária para ajustar o discurso, criar uma linguagem solidária, sistêmica, harmônica e integrada ao objetivo de efetuar a aproximação entre os objetivos da empresa e os objetivos de seus participantes que estão lá dentro.

Para favorecer a aproximação dos objetivos citados de modo generalizado pelo autor, o processo de comunicação interna de uma empresa deve ser eficaz na disseminação de dados e informações e gerar novos conhecimentos. Obviamente, essa disseminação deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e com os interesses de seus diversos

públicos. Um programa de comunicação interna com processos estruturados sob essa ótica e conceitos pode se tornar uma ferramenta importante para a gestão do conhecimento.

2.2 A comunicação interna e a gestão da ignorância

A ignorância entendida como a ausência de conhecimentos específicos afeta diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com